19/02/2015 10h00 - Atualizado em 19/02/2015 10h00

Bust-a-Move: conheça a história do clássico que inspirou Bubble Shooter

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Bubble Shooter é um jogo casual divertido e popular de quebra-cabeças. Porém, muitos não sabem que suas raízes estão em um game que saiu nos fliperamas japoneses na década de 80, e depois ganhou os consoles. Originalmente chamado de Bubble Bobble, e ainda em outro gênero, o título se popularizou com o nome de Bust-A-Move, quando chegou ao ocidente, na década de 90. Conheça mais desta saga.

Como jogar Bubble Shooter, um game de raciocínio para Android e iOS

Bust-A-Mobe iniciou a moda que gerou Bubble SHooter (Foto: Divulgação)Bust-A-Mobe iniciou a moda que gerou Bubble SHooter (Foto: Divulgação)

As origens

Bubble Bobble foi lançado em 1986 nos fliperamas japoneses. Nele, dois pequenos dragões, Bub e Bob, encaravam uma aventura de plataforma, com alguns elementos de quebra-cabeças e embate contra chefões temáticos em cada fase.

Bubble Bobble, o primeiro de todos (Foto: Divulgação)Bubble Bobble, o primeiro de todos (Foto: Divulgação)

Com gráfico simpáticos para a época, e que lembravam desenhos animados japoneses, o game se sobressaiu no mercado, por ser divertido e viciante, algo primordial para um fliperama. Além disso, ele foi um dos primeiros jogos a utilizar o conceito de “múltiplos finais”, algo que só viria a se popularizar em games mais modernos. De acordo com a performance do jogador, um final diferente era destravado, na conclusão da aventura.

A evolução

Bubble Bobble fez sucesso, mas inicialmente só no Japão. Em 1994, a produtora Taito resolveu resgatar seus famoso personagens e lançá-los em um novo título, desta vez chamado de Puzzle Bubble, e com mecânica puramente de quebra-cabeças.

Puzzle Bobble, que depois virou Bust-A-Move (Foto: Divulgação)Puzzle Bobble, que depois virou Bust-A-Move (Foto: Divulgação)

O game foi um hit instantâneo. Dois jogadores poderiam participar de forma cooperativa e marcar pontos juntos. A ideia era apresentar os personagens a década passada a uma nova geração de jogadores, mas desta vez com um novo rosto. E parece que deu certo.

Jogabilidade peculiar

Puzzle Bobble fez sucesso e chegou ao ocidente, desta vez com o nome de Bust-A-Move, também na década de 90. Primeiro nos fliperamas e depois nos consoles, o jogo ganhou várias versões, mas sempre mantendo uma característica marcante: sua jogabilidade.

Puzzle Bobble (Foto: Divulgação)Puzzle Bobble fez sucesso e chegou ao ocidente como Bust-A-Move (Foto: Divulgação)

Sai de cena o esquema de plataforma com inimigos e entra a jogabilidade puzzle de unir peças da mesma cor para marcar pontos. Mas, ao contrário de Tetris, outro sucesso da época, as peças vinham de baixo para cima, atiradas por Bub e Bob. Se preencher a tela, é Game Over certo, claro. Dentro das peças que eram atiradas, na verdade bolhas de água, haviam os vilões do jogo clássico como referência.

A explosão de versões

Puzzle Bobble, ou Bust-A-Move, já conta com quase 30 versões, sequências, spin-offs e coletâneas lançadas ao longo dos anos, incluindo em plataformas recentes, como 3DS, iOS e PSP. No geral, todos os jogos mantém as mesmas características de jogabilidade e diversão, apenas com algumas pequenas modificações.

Puzzle Bobble Live (Foto: Divulgação)Puzzle Bobble Live disponível para Xbox (Foto: Divulgação)

Entre os mais relevantes podemos citar Ultra Bust-A-Move (Xbox), Bust-A-Move Deluxe (PSP), Puzzle Bobble 3D (3DS), Puzzle Bobble Online (PC), Pozzle Bubble Disney (iOS), Puzzle Bobble Live (Xbox), entre outros que saíram em plataformas mais antigas.

As comparações

Bubble Shooter é um clone bem sucedido de Bust-A-Move. De visual simples e proposta direta, o jogo não se preocupa tanto em inserir os elementos clássicos da série que inspirou, mas sim em manter a jogabilidade viciante que o tornou popular.

Bubble Shooter (Foto: Divulgação)Bubble Shooter é um clone bem sucedido de Bust-A-Move (Foto: Divulgação)

Em termos de similaridades, o game mantém o esquema de lançar as esferas para cima com a seta, para combinar suas cores, e o marcador de pontos. A proposta, claro, é outra: enquanto Bubble Shooter costuma ser oferecido de graça, em navegadores ou como aplicativo de dispositivos móveis, Bust-A-Move é um game que ainda ganha versões em consoles, portáteis e outros aparelhos mais avançados.

Qual é o melhor jogo de raciocínio para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares