Internet

27/02/2015 14h34 - Atualizado em 27/02/2015 14h38

Chega de trolls: Twitter lança novas ferramentas para combater abusos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Twitter está investindo pesado contra qualquer tipo de abuso em posts no microblog, promovidos pelos famosos trolls. Apenas alguns meses depois de introduzir ferramentas contra assédio, a rede social está expandindo o recurso a tuítes com conteúdo considerado ofensivo no microblog.

Twitter lança plug-in oficial para WordPress

Twitter (Foto: Divulgação/Twitter)Twitter continua luta contra abuso no serviço promovidos por trolls no microblog (Foto: Divulgação/Twitter)

A fórmula que o Twitter encontrou para combater usuários abusivos foi facilitar o processo de denúncia através de um formulário fácil de ser preenchido e permitir que qualquer usuário fazer denúncias. Antigamente, isso só era permitido para as vítimas. 

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

O que é considerado abuso?

Para o microblog, mensagens que revelem informações pessoais de usuários, ou contenham falsa identidade, são consideradas abusivas. O formulário de denúncia do site deve ser atualizado nos próximos dias para permitir que os tuítes contendo estes conteúdos sejam denunciados.

Segundo o Twitter, estas ações foram eficazes no combate ao assédio, diminuindo o número de casos. Isto foi possível por que a equipe responsável por cuidar das denúncias triplicou, o que tornou o número de casos analisados cinco vezes maior.

Além disso, o microblog também estuda formas de impedir que usuários banidos voltem a agir criando contas novas. O site não é claro sobre quais passos serão tomados, mas uma das ideias cogitadas é obrigar o usuário a fornecer um número de telefone válido no momento de registro - o que desencorajaria o comportamento abusivo. 

Limites de conteúdo e uso do Twitter

Há algumas limitações quanto ao tipo de conteúdo que pode ser publicado com o Twitter. Tais limitações cumprem requisitos legais para fazer do microblog "uma experiência melhor para todos".

Twitter cria pequeno formulário para reportar abusos no microblog (Foto: Reprodução/Twitter)Twitter cria pequeno formulário para reportar abusos no microblog (Foto: Reprodução/Twitter)

Veja as regras atuais:

Falsa identidade: você não pode assumir a identidade de outros usuários por meio do serviço do Twitter com a intenção de iludir, confundir ou enganar.

Marca registrada: reservamos-nos o direito de reivindicar nomes de usuário em nome de empresas ou indivíduos que possuam direito legal ou marca registrada em relação a esses nomes de usuário. As contas que usarem nomes de empresas e/ou logomarcas para iludir outros poderão ser permanentemente suspensas.

Informações privadas: você não pode publicar nem postar informações privadas ou confidenciais de outras pessoas, como números de cartões de crédito, endereços residenciais ou números de CPF/RG sem a autorização e a permissão expressa da pessoa.

Ameaças violentas: você não pode publicar nem postar ameaças violentas diretas e específicas a outras pessoas.

Avisos de direitos autorais: reclamações relativas a violação de direitos autorais alegados devem ser claras e completas. Nossos procedimentos sobre direitos autorais estão apresentados nos Termos de Serviço.

Uso ilegal: você não pode usar nosso serviço para qualquer fim ilegal ou como auxílio de atividades ilegais. Os usuários internacionais concordam em cumprir com todas as leis nacionais relacionadas à conduta on-line e ao conteúdo aceitável.

Via Twitter e Washington Post

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares