19/02/2015 10h05 - Atualizado em 19/02/2015 10h05

Descoberto malware para Android que simula desligamento para espiar celular

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A desenvolvedora de produtos de segurança, AVG, descobriu um malware capaz de realizar ações mesmo enquanto o smartphone parece desligado. A nota divulgada na última quarta-feira (18) indica que o malware consegue “espionar” o usuário com o registro de imagens, gravação de ligações, envio de mensagens e demais tarefas de forma oculta, utilizando o sistema do celular. 

Xiaomi, a ‘Apple chinesa’ que chega em breve ao Brasil, ultrapassa Samsung

Malware descoberto pela AVG espiona celular mesmo enquanto parece desligado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Malware descoberto pela AVG espiona celular mesmo enquanto parece desligado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Segundo a AVG, o malware descoberto se infiltra no sistema do celular e realiza atividades enquanto o usuário pensa que o smart está desligado. Na verdade, ao pressionar o botão de energia do celular é exibida a animação com o logotipo da marca do aparelho, como tradicional, antes da tela se apagar. No entanto, o celular não é realmente desligado: o visor se apaga, mas o sistema continua ligado. 

Assim, o malware é capaz de realizar ações que atingem, inclusive, a privacidade do usuário, como registrar imagens com a câmera do dispositivo, fazer ligações, enviar mensagens e mais. Quando o malware é instalado no sistema Android do celular, ele realiza uma permissão de root, para ter as vantagens do administrador do sistema, capaz de realizar tarefas avançadas.

Depois, o vírus se infiltra no código responsável pelo desligamento do aparelho e dessa forma consegue simular que o aparelho foi desativado. Dessa forma, o dono do smart não percebe que teve o celular invadido. 

Você sabe recuperar conversas do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo

O malware também precisa atuar em alguns serviços do sistema, alterando o código, como na gravação de ligações, envio de mensagens privadas e mais. Segundo a AVG, caso o usuário precise ter certeza de que o aparelho está desligado, em caso de reuniões ou assuntos de privacidade, o mais garantido é retirar a bateria do smartphone.

Via AVG

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Souza
    2015-02-21T00:02:34

    Wagner desculpe-me, mas antes de falar pateta e burro sobre algo, tenha mais informação antes de falar essas coisas pois sistema android é feito a base de Lixo/Escoto que e o pior sistema operacional na atualidade, principalmente os querrilheros do Estado Islâmico e dos grupos muçulmanos extremistas, isso vc pode pesquisar que ele e melhor no Iran e até mesmo no Iraque, tenho certeza que vc e fã dos Xiitas e Sunitas já usei vários, mas não se compara com a bomba do android "Use ou teste algo antes de colocar uma bomba para explodir" ok sem ofensas até!!!!!

  • Tiago Costa
    2015-02-20T11:10:38  

    Ainda bem que só os trouxas (desprovido de inteligência) usam essa porcaria de sistema Androga.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-02-20T11:10:38  

      vixi,,vc é um gordinho feio ,,olhando bem essa, foot,,vc é feio,,hein:?? isso explica pq so fica em casa falando abobrinhas..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fernanda Voi
    2015-02-19T19:48:26  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-02-19T19:48:26  

      Wagner Andrade VC DA RE NOKIBE TIAGO,,NUNCA ME ENGANOU ....KKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-02-19T19:48:26  

      Claro, Fernanda. Assim que você conseguiu comprar seu iPhone à vista, com o dinheiro do seu trabalho.

  • Thiago Souza
    2015-02-20T14:09:01

    O Android é um sistema aberto para pegar virus e malwares trojans e spywares. Só serve pra isso!

  • Valderi Junior
    2015-02-20T06:16:29

    E depois os bestas ficam dizendo que o Android Vírus Travador não tem vírus... Porcaria, cópia mal feita do iOS...

  • Marcos
    2015-02-19T21:56:13  

    Aí alguém fala que Android não é seguro os caras te chamam de fanboy... Me mostre quantas pessoas tiveram problema de segurança com iphone e compare com essa colcha de retalhos que são os telefones com android

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-02-19T21:56:13  

      Existe um vírus de iPhone que foi tida como a "maior ameaça já vista". Ele se chama WireLurker, que espiona tudo sobre o usuário. Sem falar que tem também a Masque Attack, que explora bugs do iOS. Tem também o XAgent, que nem de jailbreak precisa para infectar um iPhone de um trouxa que clique em um link suspeito.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-02-19T21:56:13  

      Falar que Android não é seguro é completamente diferente de negar que o iOS também tem as suas falhas de segurança. E só um iFanBoy diria uma barbaridade dessas.

  • Macaco Rasta
    2015-02-19T17:22:31  

    Android = LIXO

    recentes

    populares

    • Macaco Rasta
      2015-02-19T17:22:31  

      O sistema IOS tem muitos problemas tbm meu velho, não pense que não existem vírus ou que o sistema é à prova de falhas, na verdade a maioria dos hackers não se interessam por criar vírus pra esse tipo de aparelho, simplesmente porquê o número de usuários de IOS é muito menor do que ANDROID. Seja lógico... vc como um hacker, o que iria preferir? Gastar um tempo estudando uma linguagem e criando um malware que tu poderia afetar 10 pessoas(to usando proporção), ou 100? acredito que se vc é um hacker esperto irá optar por 100, ou seja android.

    recentes

    populares

    • Macaco Rasta
      2015-02-19T17:22:31  

      Jailson Leal o iOS tem muitos problemas? Enumere eles e eu enumero os do android pode ser? Aposta valendo 1.000,00 pra quem enumerar mais defeitos

  • José Rodrigues
    2015-02-19T19:46:47  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-02-19T19:46:47  

      COMO DIZ AGORA O TIM COOK (GAYZÃO) ADORO FICAR NA BANHEIRA DE OURO MACIÇO QUE COMPREI AS CUSTAS DE BURROS E FAVELADOS QUE COMPRAM UM IPHONE LIXO POR 4 MIL AQUI NO BRASIL. O TIM COOK AGORA SE DIVERTE NA BANHEIRA COM O SEU NAMORADO E O TIAGO GAY COSTA,, FICA EM CASA SO FALANDO ABOBRINHAS ACOMPANHADO DO NAMORADO.. NE TIAGUINHA?? KKKKKKKKKKKKKK

  • Rafael Moran
    2015-02-27T13:22:11

    Então vamos parar... cada um tem um gosto... e todos merecem respeito... sem intolerância e sem discriminação...

  • Rafael Moran
    2015-02-27T13:21:33

    Estou rindo horrores aqui... Tipow... Tudo bem... o Software da Apple com certeza é superior, os produtos da Apple também... Hardware...etc... Galera, em que mundo vocês vivem? Digo pelo seguinte... Vocês estão prestando atenção das coisas que vocês estão escrevendo? Tem pessoas que preferem Android, tem pessoas que preferem IOS, tem pessoas que preferem Firefox OS, tem pessoas que preferem Windows Phone... E aí? Digo... vocês estão humilhando uns aos outros por um motivo tão desnecessário que chega a ser um tanto infantil. Vocês são adultos... Pelo amor de Deus... Gosto cada um tem o seu...

  • Wagner Andrade
    2015-02-20T00:02:54

    COMO TEM PATETAS E BURROS,,,,MENINAS APRENDAM QUE: NENHUM SISTEMA É 100% LIVRE DE INFECÇÕES. NENHUM.... ATE O SITE DA NASA, FOI INVADIDO. SE VC É UMA BESTA QUADRADA QUE VAI CLICANDO EM TODO LINK QUE APARECE,,COM CERTEZA PEGA VIRUS. É IGUAL A PC. NUNCA PEGO VIRUS..SABEM PQ?? PQ NÃO SOU BURRO DE NAVEGAR E ABRIR QUALQUER LINK POR AI. APRENDAM ISSO.

  • Souza
    2015-02-20T22:44:26

    Wagner desculpe-me, mas antes de falar pateta e burro sobre algo, tenha mais informação antes de falar essas coisas pois sistema android e feito a base do GNU/LINUX que e o melhor sistema operacional na atualidade, principalmente servidores como Red hat e Centos, isso vc pode pesquisar que ele e melhor que o windows e ate mesmo o macbook, tenho certeza que vc e fã do iphone da apple já usei vários, mas não se compara com android "Use ou teste algo antes de colocar defeito" ok sem ofensas até!!!!!

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T18:33:25

    VAMOS REPETIR MAIS UMA VEZ CRIANÇAS DO PRÉZINHO ,,,, APRENDAM QUE: NENHUM SISTEMA É 100% LIVRE DE INFECÇÕES. NENHUM.... ATE O SITE DA NASA, FOI INVADIDO.ATE O IOS JA TEM MUITOS MALWARES TAMBEM. SE VC É UMA BESTA QUADRADA QUE VAI CLICANDO EM TODO LINK QUE APARECE,,COM CERTEZA PEGA VIRUS. É IGUAL A PC. NUNCA PEGO VIRUS..SABEM PQ?? PQ NÃO SOU BURRO DE NAVEGAR E ABRIR QUALQUER LINK POR AI. APRENDAM ISSO. ANTES DE VIR AQUI E FALAR SEM SABER

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T18:32:24

    Nessa quinta-feira, o grupo que se identifica por @afeminadosdoiphonerosaGlobo publicou um documento com aproximadamente 13.000 assinaturas pedindo para o presidente machão da apple Tim Cook, mais adeptos, mais assinaturas para a proxima passeata gay, que sera realizada em new jersey.. TSó que esse vazamento reúne dados que já estavam disponíveis na web há tempos. O sistema Android não tem nenhuma segurança!

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T18:19:05

    CHUPA MAIS ISSO TIAGO BURROOOOOO....Uma pesquisa da Symantec revelou que ameaças a dispositivos da Apple se multiplicaram nos últimos anos. Enquanto em 2011, o número de ataques detectados chegava a 1 mil por dia; dois anos depois a quantidade chegou a mais de 200 mil ameaças a cada dia. Além disto, são detectados cerca de um milhão de sites falsos da Apple diariamente.

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T18:18:40

    TIAGO,, E O IOS TIAGO?? BOM VAMOS FAZER UM COPIAR E COLAR DE UMA ARTIGO SOBRE O IOS VAMOS LA: Se durante bom tempo a Apple conseguiu construir a ideia de que seus dispositivos eram imunes a ataques cibernéticos, esse período parece ter passado. O sistema operacional da companhia tem se mostrado tão vulnerável quanto outros. Apesar de o CEO da companhia, Tim Cook, sempre vir a público exaltar a segurança dos dispositivos da companhia e apontar os concorrentes como vulneráveis e expostos, os da Apple também apresentam diversas falhas, inclusive admitidas pela companhia.

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T18:16:27

    COMO DIZ AGORA O TIM COOK (GAYZÃO) ADORO FICAR NA BANHEIRA DE OURO MACIÇO QUE COMPREI AS CUSTAS DE BURROS E FAVELADOS QUE COMPRAM UM IPHONE LIXO POR 4 MIL AQUI NO BRASIL. O TIM COOK AGORA SE DIVERTE NA BANHEIRA COM O SEU NAMORADO E O TIAGO GAY COSTA,, FICA EM CASA SO FALANDO ABOBRINHAS ACOMPANHADO DO NAMORADO.. NE TIAGUINHA?? KKKKKKKKKKKKKK

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T17:24:56

    VAMOS REPETIR MAIS UMA VEZ CRIANÇAS DO PRÉZINHO ,,,, APRENDAM QUE: NENHUM SISTEMA É 100% LIVRE DE INFECÇÕES. NENHUM.... ATE O SITE DA NASA, FOI INVADIDO.ATE O IOS JA TEM MUITOS MALWARES TAMBEM. SE VC É UMA BESTA QUADRADA QUE VAI CLICANDO EM TODO LINK QUE APARECE,,COM CERTEZA PEGA VIRUS. É IGUAL A PC. NUNCA PEGO VIRUS..SABEM PQ?? PQ NÃO SOU BURRO DE NAVEGAR E ABRIR QUALQUER LINK POR AI. APRENDAM ISSO. ANTES DE VIR AQUI E FALAR SEM SABER

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T17:16:23

    ou seja,,,,iphone é bugado e cheio de ameaças,,,igual ao android,,,,como disse,,,quem não é burro não clica em qualquer link pra pegar ,,,tiago burrooooooooooooooooooooooooooooo

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T17:15:28

    tiago gayzaooooooo quer mais?? Não faz uma semana que Apple bloqueou o primeiro vírus capaz de infectar iPhones que não tenham sido desbloqueados com jailbreak e já foi descoberta uma nova ameaça ao smartphone - até então praticamente inatacável. O problema foi divulgado pela empresa de segurança FireEye, que o batizou de Masque Attack. Ele consegue substituir aplicativos instalados no iPhone e, assim, roubar informações do usuário.

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T17:14:11

    kkkkkkkkque tal retardado maricas que adora iphone rosa??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tiago Iphone
    2015-02-20T17:13:37

    CHUPA MAIS ISSO TIAGO BURROOOOOO....Uma pesquisa da Symantec revelou que ameaças a dispositivos da Apple se multiplicaram nos últimos anos. Enquanto em 2011, o número de ataques detectados chegava a 1 mil por dia; dois anos depois a quantidade chegou a mais de 200 mil ameaças a cada dia. Além disto, são detectados cerca de um milhão de sites falsos da Apple diariamente.

  • Wagner Andrade
    2015-02-20T16:30:57

    TIAGO,, E O IOS TIAGO?? BOM VAMOS FAZER UM COPIAR E COLAR DE UMA ARTIGO SOBRE O IOS VAMOS LA: Se durante bom tempo a Apple conseguiu construir a ideia de que seus dispositivos eram imunes a ataques cibernéticos, esse período parece ter passado. O sistema operacional da companhia tem se mostrado tão vulnerável quanto outros. Apesar de o CEO da companhia, Tim Cook, sempre vir a público exaltar a segurança dos dispositivos da companhia e apontar os concorrentes como vulneráveis e expostos, os da Apple também apresentam diversas falhas, inclusive admitidas pela companhia.

  • Wagner Andrade
    2015-02-20T16:31:31

    CHUPA MAIS ISSO TIAGO BURROOOOOO....Uma pesquisa da Symantec revelou que ameaças a dispositivos da Apple se multiplicaram nos últimos anos. Enquanto em 2011, o número de ataques detectados chegava a 1 mil por dia; dois anos depois a quantidade chegou a mais de 200 mil ameaças a cada dia. Além disto, são detectados cerca de um milhão de sites falsos da Apple diariamente.

  • Wagner Andrade
    2015-02-20T16:56:41

    TIAGO RETARDADO,,HUMMMMM HUMMMMM ADORO HUMILHAR VC ,,,BIBINHA AFEMINADO DA APPLE.. KKKKKKKKKKKKKKKKKK