Internet

10/02/2015 06h00 - Atualizado em 10/02/2015 06h00

Dia da Internet Segura 2015; entenda a importância desta data

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Nesta terça-feira (10) é celebrado o Dia da Internet Segura. A comemoração acontece em mais de 100 países, incluindo o Brasil, onde é organizada pela SaferNet e o Instituto GVT. O objetivo da campanha, que traz como tema “Vamos viver uma internet melhor juntos”, é a conscientização dos internautas sobre os riscos de navegar na rede, assim como a melhor forma de usá-la.

Brasil é o país mais atacado por vírus bancários no mundo, diz relatório

Dia da Internet Segura 2015 cai em 10 de fevereiro (Foto: Reprodução/ Safernet)Dia da Internet Segura 2015 cai em 10 de fevereiro (Foto: Reprodução/ Safernet)

Para participar, basta entrar no site Dia da Internet Segura (http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2015). Lá é possível jogar, baixar PDFs e assistir a vídeos com conteúdo voltado para a educação na web. A mobilização visa escolas, ONGs, empresas, portais, órgãos governamentais e, sobretudo, crianças e adolescentes. De acordo com dados da Safernet, 70% internautas têm de 9 a 16 anos. Entre esses jovens, 45% não sabe onde achar informações sobre uso responsável da rede nem consegue alterar configurações de privacidade nos perfis de redes sociais.

Também consta uma agenda com atividades presenciais, tais como palestras, apresentação de filmes, aulas e debates. Estão previstas mais de 60 atividades, em 44 cidades distribuídas por todos os estados brasileiros. A ação englobará 40 instituições diferentes, incluindo Google, Twitter, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Unicef, além das próprias SaferNet e GVT. A expectativa é de atingir um público de aproximadamente 42 mil pessoas.

Mapa de eventos presenciais de 2015 (Foto: Reprodução/ Safernet)Mapa de eventos presenciais de 2015 (Foto: Reprodução/ Safernet)

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo

Uma das dicas dadas aos jovens pelos organizadores é ter cuidado na hora de curtir uma página no Facebook, como grupos com conteúdo preconceituoso, violento ou com brincadeiras como “Odeio estudar”, já que essas informações são de domínio público. Não publicar dados pessoais como e-mail, telefone ou endereço, sejam próprios ou de pessoas próximas, também está na lista de orientações.

O Safernet também dá destaque à questão da pedofilia, orientando que crianças e jovens que se sintam intimidados com comportamento de terceiros na Internet conversem com adultos. O portal conta com seção específica para denúncias do tipo, mas vale lembrar que é possível registrar o assédio contra menores diretamente no site da Polícia Federal (http://denuncia.pf.gov.br).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares