03/02/2015 07h00 - Atualizado em 03/02/2015 07h00

DirectX 12 vai evitar a troca de placa de vídeo; entenda

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No evento de lançamento do novo Technical Preview do Windows 10, a Microsoft falou um pouco sobre como a empresa está focada em trazer uma experiência de jogo de alto nível para o seu sistema operacional de desktop, bem como melhorar o jogo em todos os seus dispositivos com o DirectX 12. Na falta de mais detalhes, isso deixou uma dúvida no ar: será necessário trocar a placa de vídeo para usar o recurso e suas novidades?

Como fazer a atualização do Windows 10 usando um disco de instalação

DirectX obrigará usuários a trocar a placa de vídeo? (Foto: Divulgação/Microsoft)DirectX obrigará usuários a trocar a placa de vídeo? (Foto: Divulgação/Microsoft)

O que é o DirectX?

Para entender o questionamento, antes é preciso deixar claro o que é o DirectX. O software foi criado pela Microsoft para melhorar o desempenho dos aplicativos executados no PC. Ele é uma coleção de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é ele quem padroniza a comunicação entre software e hardware.

Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos e entre outros), que são escritos para fins de sua utilização, e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O resulto é uma execução melhor de alguns elementos de multimídia, como por exemplo, a placa de vídeo. Ou seja, ao manter o DirectX em seu PC atualizado, as aplicações e jogos dele terão uma performance melhorada.

Precisa trocar a placa para usar o DirectX 12?

De acordo com informações da Nvidia e Microsoft divulgadas depois do evento, o DirectX 12 não irá exigir uma nova placa gráfica, mas alguns de seus recursos sim. O que faz sentido, já que o DirectX 12 será exclusivo para o Windows 10 e a Microsoft tem trabalhado para que o sistema funcione em todos os equipamentos que atualmente rodam o Windows 8.

Resumidamente, as placas que atualmente estão sendo usadas em computadores que receberão a nova versão do Windows 10, também receberão o DirectX 12. Apesar de compatíveis, para usufruir de todos os recursos da tecnologia, infelizmente, será necessário trocar a placa de vídeo.

Assim, somente os usuários que estão utilizando uma versão mais antiga do sistema e que não poderão migrar diretamente para o Windows 10, não terão acesso ao Directx 12 e suas novas funcionalidades.

O que DirectX 12 tem de novo?

Uma das principais novidades do DirectX 12 é que, assim como o Windows 10, ele também suportará outras plataformas além do PC, como o próprio console, tablets e até telefones.O software promete um nível mais baixo de uso de hardware, permitindo melhorias na utilização de CPU. Ele ainda introduz uma série de novas ferramentas de renderização para melhorar a eficiência dos algoritmos em diversas situações.

Aliás, a eficiência é o grande alvo da atualização da API, com ações diretas, menos consumo de recursos e sem haver a necessidade do sistema operacional intermediar operações gráficas graças à comunicação entre API e o hardware.

Que funções deve demandar placa nova?

Ainda não está claro quais recursos do DirectX que irão exigir uma nova placa de vídeo, pois isso só será divulgado na época do lançamento. Mas, considerando que o DirectX 12 supostamente fará uma grande diferença nessas placas, a atualização será um passo natural para quem quiser ter a melhor experiência na hora de jogar.

DirectX 12 vai aumentar a performance gráfica em 50% no PC e Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo

Qual a conexão com PC e XBox One?

Como foi citado antes, a Microsoft afirmou que o DirectX 12 será lançado em diversas plataformas diferentes, incluindo PC, smartphones, tablets e até mesmo o Xbox One. Isso dará ao console da Microsoft um desempenho muito superior ao que ele apresenta atualmente através do DirectX 11.

Como o Xbox foi projetado especificamente para não ser atualizado fisicamente durante a sua vida, se tudo que foi prometido do DirectX 12 se tornar realidade, a atualização para essa versão no Xbox irá fazer algo bem parecido com um upgrade físico. Bom para os proprietários do console e para fabricantes de jogos.

A verdade é que muita coisa pode acontecer até o lançamento oficial do DirectX. Até lá, fiquem de olho no TechTudo para ficar por dentro das novidades. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Lima
    2015-02-04T16:57:43  

    O PROBLEMA DISSO É SEMPRE O MESMO a compatibilidade com os periféricos e softwares antigos" !!! Até agora, NENHUMA REPORTAGEM aborda esse assunto sobre o W10.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2015-02-04T16:57:43  

      sorte pra quem tem placa de vídeo da AMD, pois os primeiros testes demonstraram claramente ganhos de até 100% só para a AMD, enquanto a Nvidia não obteve ganho algum, até perdas em alguns casos, devido a ausência de hardware para computação assíncrona, que mesmo que o hardware ausente seja emulado virtualmente no futuro, sempre será uma grave deficiência, pois a emulação nunca é igual a possuir o hardware, isso traz a tona o poder adormecido das placas AMD que finalmente será explorado.