11/02/2015 09h00 - Atualizado em 11/02/2015 09h00

Entenda como funciona uma fonte chaveada e suas vantagens e desvantagens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Seu desktop e o seu notebook usam fontes de energia para funcionar. Basicamente, a fonte é o componente que está em contato com a rede elétrica e é responsável por encaminhar a energia ao computador. Há uma chance muito grande de que o tipo de fonte que o seu computador usa seja uma fonte chaveada.

Como escolher a melhor fonte para economizar energia no seu computador

Fontes usadas em desktops são o tipo mais conhecido de fonte chaveada (Foto: Divulgação/Corsair)Fontes usadas em desktops são o tipo mais conhecido de fonte chaveada (Foto: Divulgação/Corsair)

De forma simplificada, significa que ela possui um circuito integrado usado para que ela regule a tensão de saída de forma a atender as demandas de todo o sistema. Além do uso em computadores, essas fontes são usadas em som automotivo e consoles de videogame, por exemplo.

O oposto da fonte chaveada é a fonte linear, que usa outros recursos para manter a tensão de saída em equilíbrio, como transformadores e filtros. Se o seu computador tivesse uma fonte linear, ela seria impraticavelmente grande e pesada, a ponto de não caber no interior do gabinete, no caso de um desktop, ou de ser enorme, no caso de um notebook.

Fontes chaveadas contam com circuitos eletrônicos, como mostra a imagem (Foto: Alan Liefting/Wikipedia)Fontes chaveadas contam com circuitos eletrônicos, como mostra a imagem (Foto: Alan Liefting/Wikipedia)

O uso de circuitos embutidos faz com que as fontes chaveadas sejam menores e permite que elas dissipem potências maiores (significa que ela pode ser usada para sistemas que exijam mais energia para funcionar). Como dissipa mais energia, esse tipo de fonte costuma produzir calor (como a fonte do seu notebook) e, em alguns casos, ruídos sonoros.

Que fonte comprar para um PC gamer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.


Fontes lineares são diferentes das chaveadas. Elas usam transformadores e filtros para regular a tensão de saída (Foto: Divulgação/Pyramid)Fontes lineares são diferentes das chaveadas. Elas usam transformadores e filtros para regular a tensão de saída (Foto: Divulgação/Pyramid)

Outra vantagem relevante desse tipo de fonte é seu alto rendimento, quando comparada às fontes lineares. Como tudo na eletrônica, há usos para cada uma das duas tecnologias e há também desvantagens nesse tipo de equipamento. Como elas são mais complexas, normalmente, se algum componente interno sofrer dano, há uma grande chance de que você tenha que descartar a fonte toda e comprar uma nova.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares