Sistemas Operacionais

11/02/2015 06h00 - Atualizado em 22/02/2016 16h45

‘Esta cópia do Windows não é original’, entenda a mensagem no PC

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Se a sua versão do Windows tem procedência duvidosa, existe a chance de que você tenha lido a mensagem “esta cópia do Windows não é original” em algum momento por causa da compilação 7601. Essa mensagem é disparada automaticamente quando o serviço de validação do Windows detecta que a sua cópia do sistema não é original, ou que há algum problema com a ativação do número de série (também chamado de serial) do seu sistema operacional.

Como fazer downgrade do Windows 8.1 para Windows 7

Mensagem sobre legitimidade do Windows é exibida em várias versões do sistema (Foto: Reprodução)Mensagem sobre legitimidade do Windows é exibida em várias versões do sistema (Foto: Reprodução)

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo

Aviso de licença existe desde o Windows XP

Esse tipo de aviso começou a ser utilizado pela Microsoft a partir do Windows XP. De lá para cá, todas as versões do sistema operacional usam sistemas de validação de licença de uso, que a cada inicialização conferem se o número de série do seu sistema operacional é válido. Esse registro é realizado via internet. Caso o seu computador tenha sido identificado como portador de uma licença irregular do Windows uma vez, a mensagem continuará aparecendo, mesmo que você nunca mais conecte a máquina à internet.

Por que esse aviso aparece?

A mensagem é uma forma da Microsoft alertar consumidores que podem ter sido enganados, comprando uma versão pirata do sistema operacional. Softwares usam números de série únicos para validar cada cópia. Quando um programa é disponibilizado de maneira ilegal para download, ou vendido de maneira informal, normalmente, ele contém um número de série que foi invalidado por ter sido ativado mais de uma vez.

Como o processo de validação da cópia do Windows é digital, a Microsoft consegue identificar quando um número serial, que deveria ser de apenas um usuário, surge em diversas cópias do Windows. É essa identificação que dispara a mensagem que alerta sobre o risco de cópia falsificada do Windows.

Há possibilidades de que, mesmo com uma versão válida do sistema, essa mensagem seja exibida. Isso pode acontecer em virtude de infecção de vírus ou por falhas no sistema.

Validação do Windows

Caso você tenha adquirido inadvertidamente uma cópia falsa do Windows, é possível resolver o problema entrando em contato com a Microsoft para adquirir um número de série válido ou para tirar possíveis dúvidas quanto ao funcionamento do sistema

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares