18/02/2015 13h32 - Atualizado em 18/02/2015 13h32

Facebook trabalha em app para aprimorar realidade virtual

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os recursos de realidade virtual estão cada vez mais inseridos no dia a dia do usuário e, pensando nisso, o Facebook já está dando seus primeiros passos nessa direção. A informação confirmada em entrevista, na última terça-feira (17), pelo chefe de produto do Facebook, Chris Cox, é de que a rede social estaria trabalhando em aplicativos para a utilização em conjunto com os Óculos VR. Dessa forma, os usuários poderiam enviar seus vídeos e fotos por meio de realidade virtual.

Facebook oficializa a compra da Oculus VR pelo dobro do Instagram

Chris Cox fala sobre a criação de apps de realidade virtual para o Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Chris Cox fala sobre a criação de apps de realidade virtual para o Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



Já pensou poder interagir com seu perfil da rede social de forma mais realista? Essa é a proposta comentada por Chris Cox na conferência Code/Media, realizada nos Estados Unidos. A ideia do Facebook é ampliar a experiência do usuário com o uso do Óculos VR e em conjunto com aplicativos especialmente criados para realidade virtual. “Realidade virtual é bem interessante. Nós estamos trabalhando em aplicativos para VR”, confirmou Cox.

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Responda no Fórum do TechTudo.

Dessa forma, os usuários poderiam interagir com a rede social, enviar suas imagens, vídeos, fazer postagens e tudo mais em um cenário virtual realista. Durante a entrevista, Chris Cox citou como exemplos alguns vídeos de testes experimentados por ele para o uso do VR, com a experiência de estar voando dentro de um avião de combate em plena Califórnia ou quando foi inserido em um cenário na Mongólia.

“Você percebe que, quando se está nele, você está olhando para o futuro, e isso vai ser incrível. Quando você está no Facebook você está apenas enviando esses fragmentos de experiências – uma foto, um vídeo, um pensamento, enquanto que com VR, você poderia fazer o envio de uma imagem mais completa”, completou Cox.

O óculos VR se trata de um dispositivo que oferece uma experiência de realidade virtual, inserindo o usuário em um cenário determinado. Assim, a pessoa tem a sensação de inclusão completa no meio, tornando a experiência mais realista. Ele é utilizado como se fosse um grande óculos, cobrindo os olhos, para a imersão no cenário.

Um dos fatores que devem interferir na liberação dos aplicativos de realidade virtual do Facebook é a disseminação mais contida do Óculos VR, já que se trata de um produto caro e nem todos os usuários têm acesso a ele. Portanto, Chris Cox não divulgou nenhuma data de quando os usuários poderão usar os aplicativos, nem mais detalhes sobre a produção. No entanto, afirmou que eles não devem ser apresentados por enquanto. Também não foi divulgada a compatibilidade com smartphones e tablets, nem mais detalhes de como a tecnologia vai funcionar de fato.

Via Recode

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares