Celular

09/02/2015 07h00 - Atualizado em 09/02/2015 07h00

Galaxy Gran Prime Duos ou Moto G? Compare e veja qual celular é melhor

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Galaxy Gran Prime Duos e o Moto G são dois modelos intermediários que fazem sucesso no mercado brasileiro. Um da Samsung, outro da Motorola. Cada um com os seus pontos de qualidade e defeitos. Por isso, o TechTudo compara os dois e aponta qual deles é o melhor. Confira.

Vale a pena comprar o novo Moto G? Veja o que muda no smart

Moto G ou Galaxy Gran Prime Duos? Qual é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy Gran Prime Duos ou Moto G? Qual é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Empate

O Galaxy Gran Prime Duos tem processador quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna. O Moto G tem exatamente as mesmas configurações, com a diferença somente na marca do processador (um Qualcomm contra um Cortex). Ou seja, eles se equivalem em desempenho.

Afinal, é o o conjunto de processador, memória RAM e espaço interno que faz com que um aparelho tenha uma performance melhor. É preciso ter um processador potente pra realizar as tarefas, memória RAM suficiente para fazer várias coisas ao mesmo tempo, além de espaço para salvar tudo o que você precisa, sejam arquivos ou aplicativos.

Ambos também são Dual-SIM, ou seja, suportam dois chips de operadora simultaneamente, o que é uma característica interessante para quem busca economizar ou para quem tem dois números de telefone e não quer ficar com dois aparelhos. O Gran Prime tem 4G e o novo Moto G tem versões com 3G e 4G.

Tela: Moto G

A tela é um aspecto muito importante para a maioria dos usuários que compram um smartphone atualmente. E, neste caso, apesar de serem parecidas, porque têm um tamanho igual, elas são bem diferentes. As duas têm 5.0 polegadas, mas o Moto G possui características mais avançadas.

Moto G tem o display melhor do que o Gran Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G tem a tela melhor do que o Gran Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Isso porque ele tem um display HD, com resolução de 720 x 1280 pixels, enquanto o Samsung Galaxy Gran Prime Duos tem somente 540 x 960 pixels. Isso significa que a um display consegue apresentar um nível de detalhamento melhor do que o outro. São os pixels os responsáveis pela qualidade da imagem. Por isso, vantagem do Moto G.

Dimensões: Empate

 O Galaxy tem 144,8 x 72,1 x 8,6 mm e 156 gramas. O Moto G tem só 141,5 x 70,7 x 10,9 mm e 155 g. Ou seja, são bem parecidos. Porém, o Moto G é mais profundo, sendo mais “parrudo” na hora de colocar no bolso, por exemplo. O aparelho da Samsung, porém é mais alto e largo.

Por isso, tudo vai depender de qual característica conta mais para o usuário. Se ele não gostar de telefones muito grossos, é melhor o Galaxy Gran Prime Duos. Para a pessoa que não quer um telefone mais alto e largo, preferindo algo mais compacto, é só escolher o Moto G. No peso, 1 g não faz lá diferença.

Câmeras: Galaxy Gran Prime

Assim como na tela, quanto mais megapixels na câmera, mais detalhada é possível que a imagem seja. Obviamente, não é só isso que influencia. O sensor é o mais importante. No entanto, nos dois casos deste comparativo, o modelo da Samsung leva melhor, porque é equipado com sensor CMOS de 8 megapixels na parte traseira e frontal de 5 megapixels.

Grand Prime tem a câmera ideal para selfies (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Grand Prime tem a câmera ideal para selfies (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

O Moto G também tem 8 megapixels na câmera traseira, porém a sua frontal é de apenas 2 megapixels, o que é uma grande diferença. Para quem gosta de tirar selfies e de usar o famoso “pau de selfie” no celular, uma boa câmera frontal é fundamental. Se for seu caso, melhor optar pelo Gran Prime.

Sistema operacional: Moto G

Os dois aparelhos têm Android, mas o Moto G conta com uma versão mais atualizada do sistema, que conta com mais recursos. Ele sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0. No Galaxy Gran Prime, o sistema ainda é o KitKat 4.4 – que também é bem interessante, só que não conta com tantas funcionalidades quanto seu sucessor.

Moto G tem o sistema operacional mais atualizado que o Gran Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G tem o sistema operacional mais atualizado que o Gran Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O que também diferencia bastante um aparelho do outro são as interfaces que cada uma das empresas aplica por cima deles. O Moto G segue mais a linha do Android puro, já os aparelhos da Samsung tem o visual TouchWiz e muitos aplicativos da empresa que são pré-instalados.

A questão de layout é da preferência de cada usuário. Entretanto, em funcionalidades, o Moto G parece ser bem melhor. Especialmente porque há uma série de aplicativos da Samsung que já vêm pré-instalados nos aparelhos que atrapalham mais do que ajudam, ocupando espaço na memória do celular.

Preço e disponibilidade: Empate

O Gran Prime e o Moto G estão na mesma faixa de preço: em torno de R$ 649. E é bem fácil encontrá-los em quaisquer lojas. Sendo assim, há um empate entre os dois. É super simples de comprar qualquer um deles, seja em redes de varejo ou em operadoras.

Conclusão: Moto G

O Moto G e o Galaxy Gran Prime Duos são muito parecidos em tudo. Têm o mesmo hardware e o preço igual. Só diferem em alguns pontos, cada um com uma vantagem. Mas o Moto G acaba sendo melhor no geral. Porque tem uma tela com melhor qualidade e o sistema operacional mais completo.


Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Gran Prime Duos e Moto G (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Gran Prime Duos e Moto G (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silva Jads
    2016-04-14T12:06:36

    Gran Prime trava que só a perte!!!!! aff

  • Soah Loh
    2015-06-30T16:22:26  

    Poizé, Quando há muitas reclamações sobre o mesmo problema, pode apostar q tem fundamento, Depois de muito pesquisar sobre o moto g 2 ou samsung gran prime, vi q HÁ BEM MAIS RECLAMAÇÕES DO GRAN PRIME POR TRAVAMENTO, NOSSA UMA CHUVA DE RECLAMAÇÕES, Optei pelo Moto G 2 geração.

    recentes

    populares

    • Soah Loh
      2015-06-30T16:22:26  

      Motorola não aceita outro carregador

    recentes

    populares

    • Soah Loh
      2015-06-30T16:22:26  

      Tenho um Motorola e carrego com o carregador do Samsung Gran Prime!

  • Luis Felipe
    2016-01-24T21:10:37

    Eu irei comprar o gran prime amanhã o que vcs acham

  • Uéslen Eggers
    2016-01-16T08:37:51  

    Bom dia, meu celular prime apareceu uma estrela no canto superior direito, e não toca e nem sai som em notificações, mas atente normal, aparece as MSG normais, quando me ligam n sai som, só aparece na tela, mas atendo normal, e msg, whatt, messenger não tem som tbm, mas leio normal, já aconteceu com alguém?

    recentes

    populares

    • Uéslen Eggers
      2016-01-16T08:37:51  

      é simples basta apertar o botao de volume e tirar de prioridade, e por em tudo . so isso..

  • Alan Figueroa
    2015-09-14T10:47:34  

    E ai pessoal, consegui resolver meu problema de travamento no meu Galaxy Gran Prime, baixei o Firmware da versão 5.0.2 (Rússia) no site da Sammobile e instalei usando o Odin3 v3.10.7, o celular ficou ótimo sem travamentos carregando os apps em tempo normal, recomendo a quem tem um fazer o mesmo, e por se tratar de um ROM original da Samsung o aparelho não perde a garantia e recebe normalmente as atualizações da Samsung. Obs.: Só funciona para a versão sem TV, SM-G530H

    recentes

    populares

    • Alan Figueroa
      2015-09-14T10:47:34  

      por ser da rússia não ficar o idioma do celular em russo?

    recentes

    populares

    • Alan Figueroa
      2015-09-14T10:47:34  

      Allan, todos os sistemas Android são multilinguagem. Mesmo que a Rom seja russa, voce pode colocar no idioma Portugues-Br. Essa opção vem em todos os sistemas android. Pode instalar sem problemas!

  • Thais Costa
    2015-12-16T11:58:09

    Tenho um gran prime, mas diferente do post, o celular não tem capacidade para rodar 4G.

  • Fabiana Nascimento
    2015-11-16T18:52:27

    eu tinha o moto g 1 que passei para minha mae e estou com o moto g2 acho ele muito bom nao trava ja caiu diversas vezes e nao quebrou eu recomendo ja estou com ele a mais de 1 ano e o moto g 1 tb esta funcionando muito bem

  • Júnior Nascimento
    2015-10-30T14:24:50

    Realmente comprei um Galaxy Prime e me arrependi amargamente. Lento, trava, touch demora para responder. Primeiro celular da Samsung que tenho que me decepcionou.

  • Jefferson Gomes
    2015-08-08T22:09:40  

    Após 7 meses de uso meu Grand Prime trava tanto que me dá vontade de quebrar, tenho que reiniciar pelo menos uma vez todos os dias, não comprem essa porcaria!!

    recentes

    populares

    • Jefferson Gomes
      2015-08-08T22:09:40  

      consegui resolver meu problema de travamento no meu Galaxy Gran Prime, baixei o Firmware da versão 5.0.2 (Rússia) no site da Sammobile e instalei usando o Odin3 v3.10.7, o celular ficou ótimo sem travamentos carregando os apps em tempo normal, recomendo a quem tem um fazer o mesmo, e por se tratar de um ROM original da Samsung o aparelho não perde a garantia e recebe normalmente as atualizações da Samsung. Obs.: Só funciona para a versão sem TV, SM-G530H

    recentes

    populares

    • Jefferson Gomes
      2015-08-08T22:09:40  

      estou com o mesmo problema, mas o meu é a versão com TV, preciso resolver isso, se puder me ajudar agradeço

  • Lázaro Siqueira
    2015-06-28T15:37:16

    O Gran Prime Duos não tem 4G. Pelo menos é o que diz o site da Samsung. Não sei de onde veio essa informação do techtudo, mas, segundo a Samsung está extremamente equivocada. Já o Moto G com 4G de segunda geração sim, tem 2 chips e 4G, cujo nome do modelo é XT1078.

  • Lucas Jesus
    2015-09-15T11:28:55

    Faltou falar do som, Moto g vem equipado com duas saídas frontais de som esterio enquanto que o gran prime não têm...

  • Romulo Cruz
    2015-06-26T01:36:10

    Tive o gran prime, só gostei da TV em alta definição, pois ele trava muito, tela tft não resistente a riscos, alto falante baixo e ele é tipo descartável. Sou mais o moto G2 rápido, resistente e não trava.

  • Jefferson Gomes
    2015-02-10T19:19:25  

    Tenho o Gran Prime,ele tem um ótimo design e uma câmera perfeita,a câmera da selfie,mais o problema é que ele trava muito e isso com apenas um mês de uso,escolham o Moto G 2 e não se arrependam!!

    recentes

    populares

    • Jefferson Gomes
      2015-02-10T19:19:25  

      Tive um gran prime, travava demais, até que vacilei e fui roubado, apesar da TV muito em.alta definição, mais ele tipo descartável. Kkkkk vai de moto G 2 pois não trava.

  • Marco Abreu
    2015-02-09T14:02:35  

    Ja tive o Moto G e afirmo meu Zenfone é muito melhor que estes 2 lixos juntos!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Marco Abreu
      2015-02-09T14:02:35  

      Sem dúvidas.. Zenfone >>>> Abismo >>> MotoG>Galaxy

    recentes

    populares

    • Marco Abreu
      2015-02-09T14:02:35  

      Eu queria mesmo o Zenfone, mas com os pontos da Vivo que minha mãe tem, um Moto G 2 geração 4g sai por 370 reais, e um Samsung Grand Prime 4g (mas não é dual sim) sai por 270 reais. Estou na dúvida, pois um tem câmera muito boa e o outro é dual sim e tela melhor.

  • Nelson Almeida
    2015-05-29T20:16:00

    Na boa? Não confiem nesse review não! Veja que ela disse que o Gran Prime Duos e o Moto G tem hardwares iguais, não é verdade! Enquanto o Moto G tem um processador Snapdragon 400 e GPU Adreno 305, o Gran Prime tem um Snapdragon 410 e Adreno 306, já é um pouco mais moderno. Nem houve teste em jogos, sem contar que ela só falou dos megapixels da câmera e isso não significa muita coisa (apesar da câmera do Gran Prime ser realmente melhor). Não se usam critérios confiáveis nesse review. Talvez o Moto G seja sim melhor mas detalhes importantes foram suprimidos, o Gran Prime é melhor que isso!

  • Diego Gomes
    2015-04-18T18:00:07  

    Prefiro Meu Gran Prime, Pelo Menos Se Ele Travar de Vez Eu Tiro a Bateria e Coloco De Novo e Posso Mexer Normalmente, Se o Moto G Que é Melhor Travar O Que Eu Faço? Cada Um Com Sua Opinião Ne !

    recentes

    populares

    • Diego Gomes
      2015-04-18T18:00:07  

      é só segurar o botão power por 7 ou 10 segundos e ele ira reiniciar

  • Lucas Souza
    2015-05-07T14:37:54

    o moto g e o melhor que esta tem pelo desenpemho

  • Elijanio Nunes
    2015-05-02T23:11:14

    gran prime é muito melhor até a bateria é mais duradoura , digo isso pq ja usei o moto g ... e agora uso o prime

  • Valderi Silva
    2015-03-03T13:51:30  

    Gente, pelo amor de Deus!!!! Onde posso encontrar esses aparelhos por 650 paus????

    recentes

    populares

    • Valderi Silva
      2015-03-03T13:51:30  

      700 conto tu acha no magazineluiza pela net

  • Matheus Prado
    2015-03-25T21:24:24

    Olha só, o Gran Prime é mais rápido sim que o Moto G 2, o fato do Moto G 2 ter tela mlhr não quer dizer que ele seja mlhr e tb por receber atualização para o 5.0 mais rápido que o Prime, o Gran Prime é mais rápido que o Moto G 2 pois tem seu sistema interno do smartphone mlhr; especificações que n foram colocadas: Gran Prime: Chipset Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 GPU Andreno 306, e sim o Prime tem 64 bits só que ele roda em 32 bits. O fato da tela do Moto G ser mlhr n quer dizer q dx o celular menos potente diante do Prime pois para "desenhar os pixeis" é tarefa muito fácil para a GPU.

  • John Fernandes
    2015-03-06T16:32:48

    Só acho que samsung trava muito, Moto G é muito bom!

  • Denis S
    2015-02-10T10:38:04

    L PRIME é melhor que os 2.

  • Eric Costa
    2015-02-14T11:44:54

    Estava em dúvida se compraria o gran prime ou o moto g mas como o gran prime nao vai atualizar para o lolipop vou ficar com o moto g.

  • Samilly Santos
    2015-02-10T12:08:59

    Eu prefiro o Moto G

  • Ricardo Ribeiro
    2015-02-10T10:03:11

    Segundo o Site da Samung, o Galaxy Gran Prime Duos é 3G e não 4G como diz na reportagem.