Wearables

09/02/2015 07h40 - Atualizado em 09/02/2015 07h49

Galaxy S6, Xperia Z4 e mais: veja o que esperar do MWC 2015

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O MWC é a maior feira de tecnologia móvel de mundo. O evento reúne alguns dos principais lançamentos em smartphones e tablets todo ano, e em 2015 não será diferente. Nesta edição, que acontece de 2 a 5 de março, em Barcelona, algumas das maiores expectativas são o Galaxy S6, da Samsung, e o Xperia Z4, da Sony. Confira a seguir tudo o que deve rolar no congresso.

Samsung

O Galaxy S6 é a grande certeza e estrela do evento. Ao contrário das versões anteriores, que mantiveram o design familiar da linha S, o S6 teria uma versão com corpo todo de metal e bateria não removível. Haveria ainda uma segunda versão, chamada Galaxy S6 Edge, fabricada em metal e plástico e com a tela curva presente no Note Edge.

Sucessor do S5, Galaxy S6 será lançado pela Samsung na MWC 2015 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sucessor do S5, Galaxy S6 será lançado pela Samsung no MWC 2015 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Samsung Galaxy S6 deverá vir com tela QHD de 5,5 polegadas e câmeras de 20 megapixels na parte traseira e 5 MP na frontal. Em termos de processamento, a Samsung costuma produzir seus carros-chefe com duas variantes: um Exynos e outro da Qualcomm. Os chipsets Exynos são normalmente são destinados aos mercados onde o 4G não é tão prevalente, enquanto o da Qualcomm figura nessas regiões (especialmente EUA e Reino Unido).

No modelo atual, constarão o Exynos 7420 e o Snapdragon 810, ambos de oito núcleos, acompanhando RAM de 3 GB. Haverá versões de 32, 64 e 128 GB de armazenamento interno, não havendo entrada para cartão de memória.

Um novo recurso interessante seria o de incluir um único chip para integrar GPS, Bluetooth e Wi-Fi, o que geraria economia na bateria, que deve ter 2.550 mAh. Outra novidade é que o dispositivo deve ser àprova d’água. Ele vai rodar o Android 5.0 Lollipop.

Rumores afirmam que as vendas do Galaxy S6 seriam antecipadas de duas a três semanas em relação ao normalmente praticado. Considerando que o S5 levou seis semanas para chegar às prateleiras, isso poderia significar que o novo top de linha¨estaria disponível antes do final de março.

Sony

Até pouco tempo atrás, o Xperia Z4 era dado como certo no MWC 2015. Recentemente sua presença no evento foi contestada, pois, segundo rumores, a fabricante não fará qualquer lançamento até o fim do ano. Dessa forma, a Sony mudaria o cronograma praticado nos anos anteriores, quando aproveitou o congresso para lançar seus carros-chefe – vale lembrar que o Z2 foi lançado no MWC 2014.

Sony Xperia Z4, sucessor do Z3, é aguardado para o congresso (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Sony Xperia Z4, sucessor do Z3, é aguardado para o congresso (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No entanto, pode ser que o lançamento ocorra agora em março, já que o novo sensor de imagem Exmor RS IMX230, que deve estar no Xperia Z4, começará a ser vendido em abril. A câmera, a propósito, terá resolução de 21 megapixels e captura de vídeo em 4K.

O sucessor do Z3 deverá ter tela de 5,2 ou 5,5 polegadas, com duas versões: uma com resolução QHD só para os Estados Unidos e outra com full-HD. Há rumores de que o display tenha tecnologia de digitalização, que transforma o toque dos dedos em informação digital. O processador será um Snapdragon 810 de oito núcleos e velocidade de 2,8 GHz. As demais especificações incluem RAM de 4 GB, bateria de 3.420 mAh, 4G, Bluetooth 4.1 e amplificador para auto-falantes, tudo funcionando no Android 5.0 (Lollipop).

Há relatos ainda de que a gigante japonesa esteja trabalhando em outros dois modelos, o Xperia Z4 Compact e o Xperia Z4 Ultra. O primeiro seria uma versão compacta do Z4, com tela full-HD de 4,7 polegadas, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, câmera traseira de 20,7 megapixels e frontal de 5 megapixels, NFC e bateria de 3.000 mAh.

Qual é o melhor smartphone para comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Já o Z4 Ultra seria uma sequência do foblet Xperia Z Ultra, lançado em 2013, trazendo display de 6,44 polegadas, 16 megapixels na câmera principal, 3 GB de RAM, bateria entre 3.500 e 4.000 mAh, processador Snapdragon 810, Android 5.0 (Lollipop). Uma das novidades seria a compatibilidade não só com a caneta Stylus como também com canetas comuns.

HTC

Recentemente, a HTC enviou convites para um evento intitulado Utopia in Progress, que acontecerá dia 1º de março, levando a crer que o HTC One (M9) será apresentado. Houve a especulação de que o smartphone abandonaria o “One” e adotaria o nome HTC Hima, mas essa hipótese também já foi descartada. Atualmente, se fala sobre um HTC Hima Ace, celular dual chip com características intermediárias.

O próximo top de linha deverá ter tela Full HD de 5 polegadas. O processador será o Snapdragon 810 (2.0 GHz e 1.5 GHz), acompanhando RAM de 3 GB, bateria será de 2.840 mAh e câmera de 20,7 megapixels. Uma das grandes novidades está no material de fabricação do aparelho, feito a partir de uma combinação de alumínio e silicone. A parte da frente será toda de vidro, razão pela qual os autofalantes foram reacomodados.

É provável que exista um “irmão maior” chamado HTC One (M9) Plus, que trará display QHD de 5,2 polegadas. De acordo com fotos vazadas, esta versão ganhou um botão home físico similar ao da linha Galaxy. Pode ser que o evento sirva para divulgar também o primeiro smartwatch da fabricante, embora a própria HTC repetidamente afirme que não vai produzir gadget do tipo só para ter um vestível para chamar de seu.

Huawei

É possível que a Huawei anuncie o Mate 7 Compact, versão compacta do Ascend Mate 7 com tela de 5,5 polegadas. Outra possibilidade é para o lançamento do Ascend P8, esperado para ter uma tela QHD, embora esta seja bem mais remota. Isso porque ele viria equipado com o processador de oito núcleos Kirin 930, que não está previsto para sair antes do fim de 2015.

Ascend Mate 7 é apresentado pela Huawei na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Ascend Mate 7 é apresentado pela Huawei na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

No entanto, há a teoria de que a empresa não lançará qualquer smartphone na feira. Em vez disso, ela se concentraria em wearables e tablets. Segundo fontes, haveria três novos vestíveis, incluindo um relógio Android Wear, uma smartband e um sucessor para o TalkBand B1.

LG

A LG foi uma das poucas fabricantes a aproveitar a CES 2015, no início de janeiro, para fazer um anúncio relevantes (na ocaisão, ela lançou o LG G Flex 2). Além disso, o LG G3 foi lançado há menos de um ano, tornando muito improvável um novo smartphone por agora.

A aposta mais razoável é por um novo smartwatch 4G, cujo nome atualmente especulado é LG G Watch R2. Ao que parece, a companhia quer superar a Samsung no Gear S, que já conta com as redes 2G e 3G.

Motorola

Se vier alguma coisa da Motorola, será uma segunda versão do Moto 360 ou do Moto E. Com o novo Moto X e Moto G tendo sido anunciados em setembro de 2014, a fabricante provavelmente deve se abster de grandes lançamentos.

Apple

A Apple tradicionalmente não participa de grandes feiras, e isso inclui o MWC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christiano Ferreira
    2015-02-09T13:35:24  

    Nada contra aparelhos Android, mas prefiro iPhone com IOS. Mas ambos os sistemas precisam inovar mais, já não vale mais a pena trocar aparelho. Se continuar assim, quem tem um z2 e um iphone 5s por exemplo não precisam trocar de telefone por pelo menos uns 3 anos, a não ser trocar por status que é o que a maioria faz.

    recentes

    populares

    • Christiano Ferreira
      2015-02-09T13:35:24  

      o problema do Iphone é a batéria!!!eu uso Galaxy S5 e nunca fiquei na mão por causa da batéria.............

  • Paulo Castro
    2015-02-09T15:04:11  

    E mais uma vez o iPhone já está ultrapassado em termos de hardware/configuração/poder de processamento, e grande parte do seu público vai continuar comprando por puro modismo e imagem, mesmo sendo mais caro e inferior às outras marcas em termos de configuração. Chega a ser insana essa vontade do povo de querer ostentar a marca, mesmo que na realidade o aparelho seja tecnicamente pior que os lançamentos dos concorrentes.

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2015-02-09T15:04:11  

      Iphone e MAC e estilo de vida amigo nao e pra qualquer um ,windows ,sansung , isso e ultrapassado, tanto que todos so lançam algo quando a MAC lança primeiro , apenas depois e que eles lançam , programas espetaculares, sem virus , sem travamento, , uso mac a 8 anos e NUNCA travou nada nem milesimos de segundos .

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2015-02-09T15:04:11  

      É impressionante como essa galera que tem iphone, ao mesmo tempo que tem dinheiro para comprar esse celular tem também ignorância e falta de conhecimento. Iphone é bom mas falar que é mais potente que esses novos celulares é idiotice. E detalhe, tem android Customizado extremamente otimizado que dá de 10 x 0 no SO da maça. Cansei dessas brigas idiotas de Apple Maniacos mas estarei aqui para defender a Bandeira do Sistema Android e Suas variações que são muito melhores que qualquer SO da apple.

  • Guilherme Alves
    2015-02-09T13:47:36  

    Até pensei em comprar o Z3, mas a sony vai lançar o Z4, 6 meses depois de sair o Z3. Tiro no pé.

    recentes

    populares

    • Guilherme Alves
      2015-02-09T13:47:36  

      Talvez seja por causa do problema da camera do Z3 , que deu problema mostrando uma mancha rosada nas fotos ao serem reveladas! Ao tirar fotos no fundo branco,marrom,cinza e azul, que são encontradas essas manchas! Tanto que no z4 foi mudada ate o tipo da camera!

  • Willian
    2015-02-09T12:48:53  

    Gente do céu!!!! O que q a sony ta fazendo com os smartphones dela, o Z2 saiu no começo do ano passado, agora já vão lançar o Z4????? Estão desvalorizando demais a própria marca

    recentes

    populares

    • Willian
      2015-02-09T12:48:53  

      Talvez seja por causa do problema da camera do Z3 , que deu problema mostrando uma mancha rosada nas fotos ao serem reveladas! Ao tirar fotos no fundo branco,marrom,cinza e azul, que são encontradas essas manchas! Tanto que no z4 foi mudada ate o tipo da camera!

  • Paulo
    2015-02-11T08:35:24

    minha prioridade no proximo aparelho vai ser a bateria, quem tiver a bateria melhor ou mais potente eu compro e se vier com baterias anteriores fico com meu note 4 e meu g3

  • José Rodrigues
    2015-02-09T23:14:00

    Motorola: Samsung deve se tornar irrelevante no mercado, assim como a Nokia e a Blackberry. No trimestre passado, a Motorola vendeu mais de 10 milhões de smartphones, o que representa um aumento de 118% nas vendas. A Lenovo está confiante de que a Motorola voltará a ser lucrativa entre 4 a 6 trimestres. Mas, para que isso aconteça, ela precisa voltar a expandir sua presença global. É claro que a Motorola vai enfrentar uma concorrência feroz da Apple, Samsung e até da Xiaomi. Mas a Motorola tem a chance de se tornar tão relavantes quanto as maiores empresas do setor.

  • Alexandre Lima
    2015-02-09T17:54:51

    LUCIANO, Se é assim, vendo o que tem menos importância.... seu CÉREBRO.

  • Kenseiden
    2015-02-09T14:59:05

    HTC ONE M9 e Sony Xperia Z4, o resto é resto.

  • Gustavo Arruda
    2015-02-09T14:46:42

    esse galaxy S6 ta parecido com o iphone metalizado e aredondado e a bateria nao e revomiviel que concorde clica no verde e comenta

  • Rogério Alditore
    2015-02-09T14:20:52

    A apple é anti-social, não participa das grandes feiras. Tem o mundinho dela...

  • Luccyano Silva
    2015-02-09T13:16:23

    a "evolução" desses celulares é o seguinte A5 vira A6 , ou F10 vira F11 e o preço dobra, mais algo realmente de novo não muda nada

  • Wendel Caiapo
    2015-02-09T10:46:28

    Mais do mesmo! passa ano sai ano,aumenta ram,rom,clock e curva aqui acolá.Mais inovação never!!!!vamos aguardar mais alguns anos.Quem sabe não inovam na bateria,esta que ainda esta nos anos da pedra lascada.