Internet

24/02/2015 09h02 - Atualizado em 24/02/2015 09h23

Google descontinua GTalk para Windows; veja alternativas de chat

João Kurtz
por
Kurtz Para o TechTudo

Quase ninguém lembra do Google Talk, o antecessor espiritual do Hangouts, e esse é um dos motivos pelo qual a gigante de buscas decidiu aposentar o aplicativo, quase uma década depois do lançamento.

Como recuperar fotos excluídas do Instagram pelo Facebook

Google Talk (Foto: Reprodução/Google)Talk será descontinuado em favor do Hangouts, que possui recursos atualizados (Foto: Reprodução/Google)

O fim do velho GTalk era apenas uma questão de tempo, visto que o Google já o havia substituído em vários de seus sistemas que permitem chat, como o Google+ e o Gmail.

Embora se tratem de programas diferentes, usuários do GTalk podiam se comunicar com os do Hangouts por que o novo aplicativo é a evolução do antigo e nos últimos anos recebeu novos recursos como chamadas de telefone e vídeo em grupos.

Segundo o gerente de produtos do Google Mayur Kamat, a mudança vai permitir que os desenvolvedores “foquem em trazer experiências em comunicação mais robustas e expressivas com o Hangouts”. Kamat lembra que quem quiser continuar usando um aplicativo para desktop pode baixar o aplciativo do Hangouts para Chrome ou usar o chat embutido no Gmail.

O fim do programa não significa necessariamente o fim do protocolo. Quem quiser continuar usando o Google Talk pode configurar sua conta em mensageiros de terceiros, como Trillian ou Pidgin.

Via Google+ e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares