Armazenamentos

28/02/2015 06h00 - Atualizado em 28/02/2015 06h00

História do SSD: conheça a origem da tecnologia que substituirá os HDs

Laura Martins
por
Para o TechTudo

O SSDs (disco de estado sólido, em português) estão se tornando componentes fundamental para quem deseja maior tamanho de armazenamento e rapidez no computador. A tecnologia, cotada para substituir os HDs, usa material sólido para o transporte de sinais elétricos entre transitores.

Conheça os SSDs mais baratos disponíveis no Brasil

SSD T1 (Foto: divulgação)O SSD T1, da Samsung, tem capacidade de 1 TB (Foto: Divulgação/Samsung)


Mas a tecnologia não é tão nova quanto parece. O computador Psion MC 400, lançado em 1989, já trazia SSD em sua composição. Na verdade, eram quatro SSDs que poderiam ser removidos (mais ou menos como um disquete) e poderiam ser comprados e combinados até 8MB, uma inovação para a época.

Como o armazenamento é realizado em um ou mais chips de memória, há economia no consumo de energia, já que não é necessário alimentar motores ou componentes. Além disso, por não ter peças móveis, o SSD é totalmente silencioso – o que não ocorre nos HDs.

SSDs podem chegar a armazenamento de 10TB (Foto: Divulgação)SSDs podem chegar a armazenamento de 10TB (Foto: Divulgação/Intel)

Está assustado com tantas vantagens? Você já usa SSDs, só não sabia. Por usar memória flash, o tempo de resposta dos SSDs são menores do que um HD, por isso já são utilizados, por exemplo, em câmeras fotográficas para agilizar o tempo de resposta das fotos e aumentar o espaço de armazenamento.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo

As inovações não param por aí. A tendência de substituição dos SSDs chegaram, inclusive, a empresas que não são do ramo de tecnologia. A Victorinox, companhia especializada em canivetes, lançou canivetes com SSDs que parecem com pen drives.  A mobilidade chegou, também, para a VisionTek, que lançou a tecnologia em formato de pen drive (disponível em 120 ou 240GB), que permite o armazenamento até de um sistema operacional inteiro.

Canivete inova com SSD (Foto: Divulgação)Canivete inova com SSD (Foto: Divulgação/VisioTek)

A sede por mais espaço de armazenamento está trazendo ao mercado opções como a da Intel, que está criando SSDs com capacidade de até 10TB. É a Intel, também, que desenvolveu a primeira tecnologia que permite o overclock (aceleramento do dispositivo para melhorar seu desempenho) nos SSDs.

Em uma época em que todos pedem um pouco mais de privacidade, o SSD também não poderia estar de fora. A SecureDrives acaba de lançar um dispositivo que permite apagar informações a distância, por SMS. Chamado Autothysis128t, o componente também tem a opção de bloquear o sistema GSM se alguém tentar acessar muitas vezes.

SSD permite apagar informações por SMS (Foto: Divulgação)SSD permite apagar informações por SMS (Foto: Divulgação/SecureDrives)

Ou seja, todas as inovações e pesquisas das empresas de tecnologia caminham para que os SSDs se tornem a tecnologia mais comum para armazenamento de dados. Os contras são totalmente contornáveis: eles ainda são muito mais caros do que os HDs, mas conforme se tornem mais comuns, devem ter preços mais atrativos.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2015-03-04T13:18:21  

    Recentemente saiu um reportagem sobre uma falha de segurança que permite que softwares espiões venham pré instalados nos discos de memória. Acho interessante os fabricantes se posicionarem sobre este assunto.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-03-04T13:18:21  

      e vc e burro nao sabe tirar o virus. deve ter sido hackeado agora vem no g1 chorar