Internet

03/02/2015 22h32 - Atualizado em 04/02/2015 07h33

Facebook lota palestra na CPBR8 e convida brasileiros para desenvolver

Laura Martins
por
da Campus Party 2015

Desenvolvimento é o novo foco do Facebook. A rede social revelou na Campus Party 2015 que possui um projeto chamado F Start, focado em encontrar desenvolvedores talentosos pelo mundo. E o investimento não é pequeno. Segundo Ime Archibong, diretor de parcerias estratégicas do Facebook, quando se trata uma ideia ainda está no papel, o suporte pode ser maior que US$ 20 mil e para acelerar uma startup já existente, sobe para US$ 60 mil ou mais. Em palestra lotada na oitava edição do evento, o executivo convidou os campuseiros a desenvolver usando recursos e APIs do próprio Facebook.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Todo esse investimento não é por acaso. Quanto mais gente desenvolvendo e utilizando plataformas da rede social, mais o próprio Facebook se promove e melhora. Exatamente por isso, a empresa oferece diferentes auxílios de compartilhamento e facilidade de programação para os desenvolvedores. 

Qual é a melhor atração da Campus Party 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Archibong explica que os auxílios são divididos em três partes: Build (Construir), Grow (Crescer) e Monetize (Monetizar). O primeiro pilar possui ferramentas para autorização de Login, para que um usuário possa se conectar em um app por meio de seu perfil no Facebook. No segundo, App Insights,  o desenvolvedor pode observar quando alguém faz login e ver quais as coisas que usuário mais gosta e por onde ele “anda”. Já o App Links, facilita a abertura de links sem que seja necessário abrir um browser.

Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas do Facebook, na Campus Party (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Desenvolvedores locais vão construir produtos que irão moldar o futuro 
Ime Archibong, Facebook

Na parte focada para crescimento, há a possibilidade de utilizar o Sharing – ferramenta que permite o compartilhamento de locais, status e contextos do aplicativo para o Feed de Notícias; Mobile Like Button – para facilitar o Curtir nas páginas; Message Dialog / WhatsApp Share Button – que permite o envio de informações e links direto no Chat do Facebook ou no WhatsApp; Mobile App Ads Work – para que seu aplicativo apareça nas sugestões do Facebook.

Por fim, as ferramentas para monetizar são: Mobile App Engagement Ads – que ajuda o aplicativo a ter mais “caminhos”. Por exemplo, um aplicativo de viagem com foco em voos mais baratos pode ter um botão de “Compre agora”. Quando a pessoa clica, é direcionada ao aplicativo que poderá vender a passagem. Há, também, o Audience Network – que ajuda a fazer propagandas “customizadas” para devices móveis e não somente banners sem interatividade.

F-Start, evento de desenvolvedores do Facebook, acontece também no Brasil  (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)F-Start, evento de desenvolvedores do Facebook, acontece também no Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Quando pensarem em construir seus produtos para o futuro, pensem em construir para vocês mesmos, para comunidades e para o mundo
Ime Archibong, Facebook

O executivo ressalta que a importância do investimento em desenvolvedores existe porque eles acreditam que são essas pessoas que farão a diferença no futuro. Ele exemplifica dizendo que antigamente um Guia impresso seria o suficiente para saber tudo sobre um local, enquanto hoje só é necessário um dispositivo móvel.

“Desenvolvedores locais vão construir produtos que irão moldar a forma da maior parte da experiência do mundo no futuro”, finaliza o Aschibong.  

O Facebook Start realizará um evento em São Paulo no dia 9 de fevereiro, e um no Rio de Janeiro no dia 11 de fevereiro, para realizar apresentações sobre a plataforma e conversar com desenvolvedores. A entrada é gratuita mas necessita de cadastro via (fbstartsaopaulo.splashthat.com) ou (fbstartriodejaneiro.splashthat.com).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares