Impressora

24/02/2015 08h00 - Atualizado em 24/02/2015 08h00

Impressora feita com Raspberry Pi é econômica e não usa tinta; conheça

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Pipsta é uma impressora térmica compacta, silenciosa e simples de usar que pode ser criada a partir de um Raspberry Pi. O modelo, que não faz o uso de tinta, promete ser mais um sucesso entre os desenvolvedores e amadores que gostam de projetos de construção utilizando o microcomputador.

Como funciona o Raspberry Pi? Entenda a tecnologia e sua aplicabilidade

Pipsta imprime sem tinta e é criada a partir de Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Pipsta) (Foto: Pipsta imprime sem tinta e é criada a partir de Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Pipsta))Pipsta imprime sem tinta e é criada a partir de Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Pipsta)

De acordo com a equipe inglesa de desenvolvedores, Pipsta tem uma “impressão inteligente e grandes ideias” e seu maior diferencial é não utilizar tinta para imprimir. Isso é possível porque ela produz imagens com o aquecimento do papel térmico que passa pela cabeça da impressora.

A impressora vem em um kit com uma Pipsta, fonte de alimentação, um rolo de etiquetas térmicas, um rolo de papel térmico e cabos da impressora. Sendo assim, tudo o que você precisará adicionar será um Raspberry Pi modelo A+, B ou B+, sendo o último o mais recomendado.

Os rolos te dão a opção de manter a impressão em uma tira contínua de papel, apresentando uma vantagem sobre a impressora tradicional, já que com Pipsta você pode criar impressões muito maiores do que o tamanho de uma folha média de papel. No site oficial da marca, eles tem vários tutoriais ensinando como você pode criar diversos objetos com a impressora, como textos, banners, etiquetas e códigos QR.

Compacta e fácil de usar, Pipsta é ainda econômica (Foto: Divulgação/Pipsta) (Foto: Compacta e fácil de usar, Pipsta é ainda econômica (Foto: Divulgação/Pipsta))Compacta e fácil de usar, Pipsta é ainda econômica (Foto: Divulgação/Pipsta)

Ainda, a impressora tem tamanho compacto, sendo fácil para ser transportada ou usada em diversos lugares e é super econômica. Além da economia com a tinta, ela usa rolos de papel térmico de 36 milímietros de diâmetro por 57,5 milímetros de largura que são baratos e fáceis de encontrar.

A desvantagem, porém, é que o modelo só imprime em preto e branco, já que usa tecnologia de impressão térmica. Pipsta custa 69,99 libras esterlinas (cerca de R$ 308,40 em conversão direta) e pode ser enviada para o Brasil, mediante frete.

Confira um vídeo da impressora:


Via Geeky Gadgets, Pipsta e Raspberry Pi Spy.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Rodrigues
    2015-02-24T12:58:25  

    Aqui onde trabalho tem umas 15 impressoras que fazem a mesma coisa que essa daí! Agora se ela fosse colorida ai a coisa mudava de figura!

    recentes

    populares

    • Luciano Rodrigues
      2015-02-24T12:58:25  

      A novidade não está no modelo da impressora que é bastante comum, está na plataforma desenvolvida raspberry-pi; não esta ligada a um computador, ela mesmo pode fazer a leitura de arquivos e imprimi-los, ainda pode concetar via wifi se quiser e uma outra infinidade de coisas, então; o produto dela pode ser algo parecido com o mercado perto da sua casa, mas ela está bem longe de ser só isso.

    recentes

    populares

    • Luciano Rodrigues
      2015-02-24T12:58:25  

      Christian Kniphoff Concordo, mas basicamente por ser monocromática não vai ser tão interessante para o mercado atual, pois para o uso tradicional as que já estão no mercado já cumprem seu papel satisfatóriamente. Mas é sempre bom novidades!

  • Fernando Machado
    2015-02-24T22:39:20

    As máquinas de cartões mandaram um abraço ;D

  • Alex Rc
    2015-02-24T15:12:09

    Ah Juliana!!! Pra que isso minha filha?!!!!

  • Alex Rc
    2015-02-24T14:54:10

    Ah Juliana.....

  • Jadson Vidal
    2015-02-24T14:13:09

    Pela lógica, uma impressora térmica só precisa de um papel térmico, não necessita de tintas...

  • Luiz Fiuza
    2015-02-24T11:51:57  

    a bematech mp 4000 faz a mesma coisa kkkk e muitas outras impressoras nacionais

    recentes

    populares

    • Luiz Fiuza
      2015-02-24T11:51:57  

      Parece que vcs não le a reportagens direito. A Pipsta custa 69,99 libras esterlinas (cerca de R$ 308,40 em conversão direta), isso que ja existe aqui no Brasil custa no minimo o doblo por conta das roubalheiras

    recentes

    populares

    • Luiz Fiuza
      2015-02-24T11:51:57  

      aqui uma mp 4000 ta na faixa de 650,00...

  • Alex Rc
    2015-02-24T13:59:45

    No Méier tem aos montes!!!!

  • Carlos Santos
    2015-02-24T13:59:20

    Muito caro isso. Não e gasto 50 reais para a sua fabricação.

  • Christian Kniphoff
    2015-02-24T13:41:29

    A novidade não está no modelo da impressora que é bastante comum, está na plataforma desenvolvida raspberry-pi; não esta ligada a um computador, ela mesmo pode fazer a leitura de arquivos e imprimi-los, ainda pode concetar via wifi se quiser e uma outra infinidade de coisas, então; o produto dela pode ser algo parecido com o mercado perto da sua casa, mas ela está bem longe de ser só isso.

  • Gilberto Beltrao
    2015-02-24T13:38:49

    O problema dos papéis térmicos é que tendem a esvanecer com o passar do tempo. Outro problema é que se você esquecer um documento no carro fechado no verão... já era - fica tudo preto. A tecnologia de papel térmico, apesar de ainda ser usada é considerada superada.

  • Brasileiro
    2015-02-24T13:33:40

    Não tive saco de ler tudo, mas pelo jeito vc fica refém do papel deles...

  • Alexandre Silva
    2015-02-24T11:42:24  

    Ohhhh!!!! "impressora não usa tinta"... grande novidade impressora térmica! Descobriu o Brasil vc... rs.. isso é falta de assunto Juliana?

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2015-02-24T11:42:24  

      E o valor das termicas atuais sua mula!

  • Ismael Oliveira
    2015-02-24T12:26:33

    Parece um motor de popa.

  • Paulo Silva
    2015-02-24T12:24:10

    Qualquer supermercado usa impressora térmica a anos

  • Pablo Ferreira
    2015-02-24T12:13:47

    Boa tarde... Gostaria de saber onde está a grande novidade desta impressora???? No mercadinho lá do lado da minha casa tem umas 04 destas daí no caixa!!!

  • Carlos Santos
    2015-02-24T11:21:54

    muito caro??? ridiculo