02/02/2015 07h10 - Atualizado em 02/02/2015 07h10

Lumia 930 ou iPhone 6? Veja qual smartphone top é a melhor opção

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Lumia 930 é a aposta da Microsoft para conquistar o consumidor que busca bom desempenho e câmera PureView poderosa. Enquanto isso, o iPhone 6 da Apple chegou com uma tela maior, leitor de digitais e loja repleta de aplicativos. Se você está na dúvida entre qual comprar, confira o comparativo do TechTudo entre os tops de linha com iOS e Windows Phone.

O que muda no Lumia 930 após a atualização Lumia Denim?

Lumia 930 x iPhone 6: quem leva a melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 930 x iPhone 6: quem leva a melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)

Design: empate

Logo de cara, Apple e Microsoft adotam soluções bastante diferente quando o assunto é design. O iPhone 6, por exemplo, chega com linhas mais suaves, corpo totalmente metálico, bordas arredondadas e apenas um botão físico na parte frontal. Já o Lumia 930 aposta em uma aparência mais robusta, trazendo uma frente totalmente de vidro, laterais metálicas e retas, além de uma traseira feira de policarbonato.

Colocados lado a lado, o aparelho da Apple é mais fino do que o concorrente, com 6,9 milímetros contra 9,8 mm do que o Lumia 930. Além disso, o iPhone 6 também é mais leve: são 129 gramas contra 167 g do top da Microsoft.

iPhone 6 traz um design mais simples, leve e elegante  (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 traz um design mais simples, leve e elegante (Foto: Divulgação/Apple)

A palavra final, em ambos os casos, vai variar de acordo com a preferência do consumidor. Entretanto, o iPhone 6 promete agradar mais que tem mãos pequenas e busca um aparelho compacto e com design mais delicado. Já o Lumia 930 pode ser uma boa opção para quem busca um telefone maior e com um visual mais arrojado.

Tela: Lumia 930

A Apple fez importantes mudanças na tela retina do iPhone 6, aumentado o aparelho para 4,7 polegadas e adotando uma resolução um pouco melhor que a HD, com 1334 x 750 pixels e densidade de 326 ppi. No entanto, o Lumia 930 leva a melhor nessa disputa trazendo um display de cinco polegadas com resolução Full HD (1080p) e densidade de 441 ppi.

Lumia 930 tem tela de 5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 930 tem tela de 5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Microsoft)

Em termos práticos, o aparelho da Apple será melhor para quem busca uma opção mais compacta e fácil de operar com uma mão no dia a dia. Já o top de linha da Microsoft promete ser a melhor opção para quem deseja ver vídeos do YouTube ou Netflix, jogar ou realizar longas leituras no celular.

Desempenho: Empate

O iPhone 6 sai de fábrica com o novíssimo processador dual-core Apple A8 de 1,4 GHz e arquitetura de 64 bits. Além disso, o top de linha iOS vem equipado também com 1 GB de memória RAM e tem versões com armazenamento de 16, 64 ou 128 GB internos, todas sem entrada para cartão de memória.

iPhone 6 traz processador A8 com arquitetura de 64 bits e memória de diferentes capacidades (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 traz processador A8 com arquitetura de 64 bits e memória de diferentes capacidades (Foto: Divulgação/Apple)

Já o Lumia 930 traz um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, sem entrada para cartão de memória.

Como o iOS e Windows Phone são sistemas muito leves, tanto o Lumia como o iPhone não devem ter problemas para executar as tarefas do dia a dia. Além disso, se você está procurando um celular para executar os jogos de última geração, não há com o que temer antes de escolher qualquer um dos aparelhos - embora a loja de aplicativos do iOS seja muito mais recheada de opções do que a do Windows Phone.

Além dessas características, ambos os telefones chegam de fábrica com as conexões 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Há ainda o NFC, mas que no caso do iPhone serve apenas para o sistema Apple Pay, ainda indisponível no Brasil.

Bateria: Lumia 930

Embora ambos os telefones tenham desempenhos bem próximos, o Lumia 930 leva uma pequena vantagem no quesito bateria. O telefone da Microsoft traz um componente de 2.420 mAh, que resiste a um tempo de conversação de uso da rede 3G de cerca de 16 horas. Já o iPhone 6 vem equipado com 1.810 mAh e consegue permanecer longes da tomadas por até 14 horas.

Câmera: Lumia 930

No quesito fotografia, o iPhone 6 trouxe um belo e melhorado conjunto. O aparelho da Apple chega com um sensor iSight de 8 megapixels de resolução, abertura de 2.2 e um flash Dual LED. O aparelho é capaz ainda de fazer gravações com resolução em Full HD (1080p) e em câmera lenta HD (720p) e 240 fps.

Lumia 930 tem câmera com resolução de 20 megapixels e tecnologia PureView (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 930 tem câmera com resolução de 20 megapixels e tecnologia PureView (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já o Lumia 930 traz uma poderosa câmera com tecnologia PureView de 20 megapixels, abertura de 2.4, tecnologia para boas fotos em ambiente de baixa luminosidade e flash Dual LED. Além disso, o aparelho da Microsoft é capaz de fazer vídeos em 4K (2160p), com áudio de alta qualidade e estabilização óptica de imagens (OIS).

Embora o conjunto do iPhone consiga apresentar fotos incríveis, os resultados conseguidos com o Lumia prometem ser superiores. Além disso, o telefone da Microsoft traz um conjunto de aplicativos que prometem fazer com que a experiência fotográfica seja melhor.

Sistema Operacional: Empate

Esse é um ponto bastante polêmico, mas que vai depender mais uma vez do gosto do usuário. Tanto o iPhone 6 como o Lumia 930 trazem a última versão das suas plataformas, o iOS 8 e o Windows Phone 8.1, respectivamente. Entretanto, há algumas diferenças que podem indicar qual é o mais adequado para o consumidor.

iPhone 6 possui iOS 8 e vem equipado com uma câmera de 8 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 possui iOS 8 e vem equipado com uma câmera de 8 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)

Se você está a procura de um aparelho com ótimo desempenho, uma loja de aplicativos forte e que esteja dentro dos últimos lançamentos de apps e games, o iPhone tende ser a melhor opção. O iOS é conhecido ainda pela a sua segurança e integração com o hardware, mas incomoda muitos usuários pelos preços abusivos de apps e também por ser uma plataforma muito fechada.

Já se você quer um sistema com desempenho ótimo e integração com os produtos da Microsoft como o Office, OneDrive e PCs, o Windows Phone deve ser a melhor alternativa. O sistema da Microsoft é capaz de apresentar os principais apps e jogos do mercado, mas peca pelos lançamentos tardios. No entanto, ele é mais flexível do que o iOS e tem suporte ao WhatsApp Web, versão do mensageiro para computadores.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Opine no Fórum do TechTudo

Preço e Disponibilidade: Lumia 930

Ambos os telefones já estão disponíveis no Brasil, mas a diferença de preço entre ambos é gigante. O Lumia 930 pode ser encontrado nas lojas brasileiras nas cores preto, branco e laranja por cerca de R$ 1,3 mil, segundo o buscador Zoom.

Já o iPhone 6 está disponível nas cores cinza espacial, prateado e dourado. O telefone da Apple tem preço sugerido de R$ 3,5 mil na versão básica, com 16 GB, o que o torna uma escolha praticamente injustificável.

Conclusão: Lumia 930

iPhone 6 e Lumia 930 são aparelhos poderosos e cheios de funcionalidades que tendem a agradar os consumidores. No entanto, o grande calcanhar de Aquiles da Apple continua sendo o seu custo-benefício.

Lumia 930 tem diversas opções de cores, Windows Phone 8.1 e pode ser encontrado por preço mais em conta (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 930 tem diversas opções de cores, Windows Phone 8.1 e pode ser encontrado por preço mais em conta (Foto: Divulgação/Microsoft)

Embora continue sendo um ótimo telefone, com tecnologia de ponta e funções inovadoras, os R$ 2 mil que o usuário teria que pagar a mais pelo iPhone são injustificáveis. Sendo assim, o Lumia 930 tende a ser um celular mais amigável ao bolso e com um preço justo ao que oferece.

Caso a sua dúvida persista, confira ainda outros aparelhos com Android compreendidos na faixa de preço entre o Lumia e o iPhone. Reflita ainda sobre as suas necessidades e para qual função utilizará mais o telefone. Assim, será possível encontrar a melhor opção para você.

O top de linha da Microsoft levou a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)O top de linha da Microsoft levou a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Gauer
    2015-02-02T16:08:10

    Única vantagem do Lumia é o custo benefício.

  • Emerson
    2015-02-02T11:22:43  

    Microsoft Lumia é tão bom, mas tão bom, que tem 0,2% do mercado. Durmam com essa.

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-02-02T11:22:43  

      Emerson, o Lumia já é mais vendido que o iphone no Brasil. Devia atualizar suas pesquisas de 1 ano atrás.

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-02-02T11:22:43  

      Emerson, se você entendesse o básico de marketing saberia que % de venda não é sinônimo de qualidade. Diriges um Golzinho?

  • Yuri Melo
    2015-02-02T14:48:39  

    "sistema operacional: Empate" kkkkkk só rindo mesmo, windows fone tem 1/2 duzia de apps kkkkkk

    recentes

    populares

    • Yuri Melo
      2015-02-02T14:48:39  

      Usuário de iPhone vive de passado.

    recentes

    populares

    • Yuri Melo
      2015-02-02T14:48:39  

      windows tem menos app porque passa por testes antes de serem disponibilizados, apple e android disponibilizam qualquer coisa.. ate se vc criar um app que deixa a tela branca e dps q clica 2x a tela fica preta. eles deixam vc colocar a venda no sistema operacional..

  • Luiz Filho
    2015-02-04T13:53:44  

    Mentira do Felipe Serra. Meu iPhone 6 plus apareceu uma mancha na tela, levei na iPlace e em 5 dias úteis me deram um novo em folha.

    recentes

    populares

    • Luiz Filho
      2015-02-04T13:53:44  

      iPhones com manchas na tela não são iPhones tortos

    recentes

    populares

    • Luiz Filho
      2015-02-04T13:53:44  

      Você paga R$ 4000 num telefone e não quer que troquem? É mais do que obrigação da Apple. Meu Lumia 720 que paguei "600 conto" parou de funcionar o botão do volume com 11 meses de uso, ganhei um novo em 5 dias, e nem precisei ir em assistência técnica, chegou pelo correio. Se não trocasse também, eu compraria uns 5 com o preço de um iPhone pra fazer a mesma coisa.... rs

  • Kadu Ramos
    2015-02-02T21:13:58  

    Nossa,tadinho do iPhone nessas comparações da tecktudo rs todos são melhores que o iPhone rs,pensando bem,tadinho mesmo do consumidor que paga caro em qualquer opção que seja e ainda é manipulado pelas mídias. Eu só tenho uma dúvida,se ele é pior que todos porque sempre o usam como referencia comparativa? Afinal,se fosse tão ruim assim já deveria ter desaparecido do mercado.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-02-02T21:13:58  

      Ele é referencia pois ainda é muito vendido, por puro "status", por ser o mais caro dos celulares, as pessoas gostam de "ostentar" mas mal sabem elas que estão pagando caro e adquirindo um produto ultrapassado tecnologicamente em relação aos seus concorrentes. O iPhone já foi um baita de um smartphone anos atrás, mas parou no tempo. É inegável a qualidade do seu acabamento, mas por dentro...sinto pena de quem compra.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-02-02T21:13:58  

      Kadu, já fez algum estudo sobre paradigmas?

  • David Coelho
    2015-03-07T20:09:34  

    Eu tive um 930 e agora tenho um 6 Plus, o único defeito dos dois é a tela um pouco curvada, pois quando se aplica a película ele fica feio. A película não vai até o final da tela, causando um estética ruim e incômodo ao passar o dedo nas bordas. De resto, ambos são espetaculares.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-07T20:09:34  

      Passa o secador de cabelo se a película não for de vidro, ela vai se adaptar a curvatura da tela

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-07T20:09:34  

      Sério isso, Guilherme?

  • Odemir Vianna
    2015-02-02T19:04:05  

    IPhone é como calculadora HP. Depois que voce se acostuma, todos os outros virão lixo. Android, Windows e outros mais, são todos cópias mal acabadas do IOS. São como os carros JAC Motors, que querem ser BMWs, mas não passam de JACs. Se vc quer qualidade, tem que pagar por isso.

    recentes

    populares

    • Odemir Vianna
      2015-02-02T19:04:05  

      Não vou nem acrescentar nada, só que tem um comentário melhor do que o outro em resposta a infeliz colocação do odemir-fanboy-manja-nada.

    recentes

    populares

    • Odemir Vianna
      2015-02-02T19:04:05  

      Pois eu tneho um Lumia 930 que é realmente demais. Grande Câmera, processador rápido e o WP é intuitivo e facílimo de usar. E com esse preço, quase 1/3 do Iphone 6, não dá nem pra conversar!

  • Snake Plisken
    2015-02-02T15:47:36  

    Não comprem celulares lumia da nokia, pois eles dão vários problemas. Os aplicativos pra Windows Phone, quando existem, não tem a mesma qualidade que os do Android e IOS. Tenho um lumia 720 e já preciso trocar pois não tenho confiança nenhuma no aparelho. Além de travar, o celular apresenta várias teclas defeituosas como volume e a que bloqueia a tela....

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-02-02T15:47:36  

      Isso que dá comprar no camelô

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-02-02T15:47:36  

      Está generalizando toda uma linha somente baseado na sua experiência e somente em um modelo.

  • Adriano Saccenti
    2015-08-04T12:02:58

    Infelizmente os celulares top de linha da Microsoft sumiram do nosso mísero mercado brasileiro. Não se encontra mais os tops de linha para comprar. Tenho um 920 com 3 anos de idade e já não consigo outro modelo superior para comprar. Será o fim dos top de linha da Microsoft?

  • Leonardo
    2015-07-23T18:05:06

    Lumia 930 é superior em tudo, e não apenas nos números, na pratica tb, mas ainda existe um status aqui no Brasil em tirar um celular de mais de 3.000 reais do bolso em uma balada ou em outra ocasião qualquer, claro que gosto não se discuti, mas a qualidade superior do concorrente tem que ser reconhecida!

  • Roger Pessi
    2015-07-21T16:02:29

    OS COXINHAS PIRAM

  • Fabio Rocha
    2015-02-02T15:50:36  

    Já fui proprietário de Android, iOS e agora estou com o Windows Phone rodando em um Lumia 930. Cada sistema tem suas particularidades, seus pós e contras. Android e o excesso de liberdade faz com que as fabricantes muitas das vezes detonem o sistema; iOS casa sistema e hardware de forma perfeita, mas é dotado de uma burocracia ao qual não me adaptei. Windows Phone carece de atenção da impressa e da Microsoft (Marketing e Desenvolvimento) além de tratativas aos feedbacks dos usuários. Meu L930 parece uma chapa quente e a denim que nunca chega?? Todos possuem seu ecosistema próprio, vai do gosto

    recentes

    populares

    • Fabio Rocha
      2015-02-02T15:50:36  

      esse é o primeiro comentario que vejo coeerente e vc disse tudo eu tb usei os 3 hj uso ios mas vc disse tudo vai de gosto todos tem seus pós e contras unico comentario aqui que tem fundamento

    recentes

    populares

    • Fabio Rocha
      2015-02-02T15:50:36  

      Boa! Aleluia alguém que pensa pra falar e não sai metralhando na multidão... Mandou bem!

  • Oswaldo Netto
    2015-06-09T23:29:21

    Com tantos aparelhos novos hoje no mercado, não me conformo que ainda tenha gente que pague R$ 1.000,00 num iPhone 4S. É de chorar!

  • Oswaldo Netto
    2015-06-09T23:18:29

    Viram o nova tecnologia da Apple de 64 bits? Só esqueceram de criar aplicativos compatíveis! A Apple pratica esses preços no Brasil porque brasileiro tem sangue de barata, aceita tudo sem reclamar. Vai neguinho parar de comprar pra vocês verem os preços despencarem. A microsoft tá chegando de mansinho... Quando ela vir com força total, vão sobrar só as sementes da maçã!!! Falam mal do windows, mas os computadores por ai só rodam ele, o soberano!

  • Humberto Matias
    2015-02-03T09:14:32  

    Nao adianta nada ser potente e ter a droga do windows.

    recentes

    populares

    • Humberto Matias
      2015-02-03T09:14:32  

      Explique melhor, droga porque? Você nunca deve ter usado um. E não venha com historinha de que a loja de aplicativos é fraca, pq essa é velha e hoje em dia tem tudo que necessitamos.

  • Maikon Bezerra
    2015-02-03T08:55:05

    AI QUEM QUISER TO NEGOCIANDO UM LUMIA 1020 , QUEM TIVER INTERESSE PASSA O WHATSS AI VALEU GALERA

  • João Santos
    2015-02-03T07:54:52  

    Tera atualização para W10?

    recentes

    populares

    • João Santos
      2015-02-03T07:54:52  

      ja está disponivel o preview

    recentes

    populares

    • João Santos
      2015-02-03T07:54:52  

      José Gonçalves Os lumia com 512mb de Ram também terão o Windows 10.

  • Comentarista Objetivo
    2015-02-02T22:19:48  

    Brasileiro trouxa adora pagar mais caro julgando que tudo que é mais caro, é melhor. Na própria conclusão deste artigo vemos que "o grande calcanhar de Aquiles da Apple continua sendo o seu custo-benefício." Tenho um celular que paguei R$500 e que me disponibiliza tudo que preciso. Pra que ter uma porrada de funcionalidades se não vou usar nem metade delas?

    recentes

    populares

    • Comentarista Objetivo
      2015-02-02T22:19:48  

      Daniel Correa, tenho um Lumia 720 há mais de um ano, veio com o Windows 8, passou pelo 8.1 e agora receberá o Windows 10. Quero ver se seu iPhone roda o iOS 8 e rodará o 9 com a mesma fluidez... Na próxima atualização você me conta.

    recentes

    populares

    • Comentarista Objetivo
      2015-02-02T22:19:48  

      E pior ainda... é que o Iphone não tem "uma porrada de funcionalidades" pelo menos não mais que os tops da concorrência.

  • Cristiano Grossi
    2015-04-10T17:22:18

    windows phone: o sistema operacional mais elegante q eu já vi.

  • Gilberto Filho
    2015-02-02T23:02:19  

    Nos EUA o Iphone 6 custa mesmos que o Lumia 930. Como aqui no brasil A situação é contraria?

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-02-02T23:02:19  

      900 dólares um Iphone 6 custa nos estados unidos meu camarada ! É caro até lá !

  • Fabiano Schincariol
    2015-03-20T11:22:02

    O pior que todos que tem IPhone precisa se matar para baixar programas para instalar no seu notebook ou desktop que provavelmente será windows. O brasileiro vai na moda americana e esquece das funcionalidades e compatibilidades. Sempre status e falado que é mais caro. 95 % dos proprietários do Iphone que usam notebook ou desktop o sistema é o windows e os 5 % que tem macbook ou desktop apple instalam excel, word e etc. Cada um pode escolher o que é melhor e aqui está comparando hardware não status.

  • Unchartend 4
    2015-03-18T13:13:55

    " ios Melhor sistema do Mundo " Moram de invejas seus windows phone e seus Android .

  • Renato Veloso
    2015-02-02T14:36:44  

    eu tenho um iphone 6 e paguei a vista, podem derreter de inveja

    recentes

    populares

    • Renato Veloso
      2015-02-02T14:36:44  

      O cara comprou um telefone a vista?...meu Deus do ceu que inveja, oq vou fazer da minha vida agora? acabou com meu fim de semana, vou ficar lamentando, porque senhor porque? queria tanto ir na loja e gastar 3 mil reais num telefone pra ficar mostrando pros outros, isso nao eh justo, porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Renato Veloso
      2015-02-02T14:36:44  

      eu tenho um de lanterninha agora sim quero ver alguem m ganhar

  • Eduardo Jorge
    2015-02-12T02:11:39

    Forçaram MUITO a barra colocando desempenho como "empate".

  • Pedro Toledo
    2015-02-06T20:21:39

    Sistema Operacional: iPhone ganha por W.O.