Celular

11/02/2015 07h15 - Atualizado em 11/02/2015 07h15

Lumia 930 ou Moto X? Veja qual smartphone se sai melhor no comparativo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Nokia Lumia 930 e o Moto X são dois dos smartphones mais procurados do momento. Se você ainda tem dúvidas sobre qual comprar, confira o comparativo do TechTudo, e veja qual se sai melhor.

Novo Moto X ou Nexus 6? Confira o comparativo de celular

Design: Empate

O Lumia 930 é um dos aparelhos com o design mais bonito da série da Nokia, que hoje é Microsoft. Ele tem o mesmo estilo dos seus “irmãos”, mas conta com o belo acabamento metálico para fazer a diferença. O aparelho mede 137 x 71 x 9,8 mm e pesa 167 g, com uma tela de 5,0 polegadas.

Lumia 930 ou Moto X? Qual é melhor?  (Foto: Foto: Arte/TechTudo)Lumia 930 ou Moto X? Qual é melhor? (Foto: Foto: Arte/TechTudo)

Já o Moto X tem 140,8 x 72.4 x 10 mm, 144 g e tela de 5,2 polegadas. Ou seja, tem um corpo maior, porém mais leve. Visualmente, ele também é bem diferente. Se o 930 só tem as bordas um pouco arredondadas, o Motorola é bem mais. Além disso, é trabalhado com visual totalmente preto, sem o aspecto de alumínio do Lumia 930.

Como o gosto para o design é muito pessoal, compará-los neste ponto é difícil. Mas em dimensões, o Lumia 930 é mais compacto do que o Moto X. Para quem procura, porém, um aparelho leve, e com tela grande, o gadget da Motorola é o melhor, porque mesmo o produto sendo mais largo e mais alto, ele é também mais leve.

Tela: Empate

As telas do Lumia 930 e do Moto X são bem parecidas, mas o modelo da Nokia tem uma pequena vantagem na qualidade da imagem. Isso porque elas têm a mesma resolução e, assim, sendo um ligeiramente menor, o 930 consegue exibir mais pixels por polegada, ppi, que é a densidade da imagem.

Tela do Lumia 930 é de melhor qualidade (Foto: Allan Mello/TechTudo)Tela do Lumia 930 é de melhor qualidade (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Isso significa que ele exibirá mais detalhes a cada polegada da tela do que o Moto X. No entanto, a diferença é pequena. Afinal, eles têm 1080 x 1920 pixels de resolução e telas, respectivamente, de 5,0 e 5,2 polegadas. As densidades são de 441 ppi e 424 ppi, algo pouco perceptível. A olho nu, o usuário não deve perceber a diferença, o que resulta em um empate neste quesito.

Ambas têm Corning Gorilla Glass 3, um vídeo resistente a arranhões e quedas, que é utilizado para aumentar a durabilidade do display. O Moto X tem uma vantagem de ser resistente também à água, o que é um grande diferencial. Portanto, apesar de haver a melhor qualidade no Lumia 930 nas especificações, o Moto X não fica atrás.

Desempenho: Empate 

A Motorola vai superar a Samsung? Comente no Fórum do TechTudo

As configurações de hardware de Lumia 930 e Moto X são iguais. O que um gadget precisa para um bom desempenho é um processador potente, boa memória RAM e também espaço para armazenar arquivos. 

Um processador quad-core e uma memória RAM de 2 GB são o básico para gerar performances boas tanto em várias janelas quanto com programas mais exigentes. Em memória interna, pelo menos 32 GB é o ideal para guardar apps e o conteúdo multimídia que você quiser.

E são exatamente estas especificações que ambos têm: processador quad-core, 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna (o Moto X tem uma versão de 16 GB também). As diferenças são só as velocidades dos processadores, 2,2 GHz no 930 e 2,5 GHz para o Moto X. Ambos têm 4G, WiFi, Bluetooth e NFC.

Bateria: Lumia 930

Sobre as baterias, há enorme equilíbrio. Porém, com pequena vantagem a favor do Lumia 930 mais uma vez. Afinal, ele tem 2.420 mAh. Já o Moto X tem apenas 2.300 mAh. Este número indica qual é a capacidade de carga da bateria. Normalmente, quanto mais mAh, maior a duração da bateria.

Obviamente, tudo depende da utilização do usuário e de quanto cada aparelho exige na hora de desempenhar suas funções. Nokia e Motorola sempre tiveram um histórico que tem pontos positivos em termos de baterias, e como os produtos têm o hardware muito parecido, a diferença também acaba não sendo tão grande.

Câmeras: Lumia 930

Cada aparelho leva a melhor em uma câmera, por isso o empate. Na traseira, a melhor é a do Lumia 930. A Nokia acertou em cheio nas câmeras desta linha, e este modelo não é diferente. Com 20 megapixels, lentes Carl-Zeiss flash dual-LED, estabilização de imagem e muitos outros recursos, tira fotos excelentes até em baixa luz e ainda filma em 2K.

Moto X tem ótima câmera frontal (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Moto X tem ótima câmera frontal (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

O Moto X também filma com 2160p, mas só fotografa com 13 megapixels e não tem nem estabilizador nem uma lente tão potente quanto a do Nokia. Porém, dá o troco com a sua câmera frontal. Nenhum dos dois têm uma máquina excelente para selfies, mas a do X é melhor, com 2 megapixels contra 1,2 megapixels do 930. No resumo da obra, a incrível qualidade da câmera traseira dá vantagem ao Lumia 930.

Sistema operacional: Moto X

Ambos têm as versões mais atualizadas dos seus sistemas: Windows Phone 8.1, com o update previsto para o Windows 10, no Lumia 930, e Android KitKat de fábrica, com um update liberado para o Lollipop, no Moto X. Portanto, cada um tem o que seu sistema pode oferecer de melhor.

Moto X tem um Android praticamente puro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto X tem um Android praticamente "puro" (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

E, neste caso, o Android ainda é um ecossistema mais completo do que o Windows. Tem mais aplicativos, é mais personalizável e só perde mesmo em termos de segurança, mas isso também varia muito do comportamento do usuário. O Windows Phone evoluiu, mas ainda está um passo atrás.

Preço e disponibilidade: Lumia 930

A comparação entre os dois modelos com 32 GB de armazenamento de Lumia 930 e Moto X dá vantagem de preço para o primeiro aparelho. Apesar de estar disponível em menos lojas, ele custa a partir de R$ 1.055, segundo o buscador Zoom. Já o Moto X tem preços começando em R$ 1.349. A versão dele de 16 GB, porém, é bem mais em conta e sai por somente R$ 999.

Conclusão: Lumia 930

A diferença é pequena, mas o Lumia 930 vence o comparativo com o Moto X por um ou outro detalhe, como sua bateria maior, o fato de ter um preço mais em conta e a câmera traseira com altíssima qualidade. No entanto, quem não se acostuma com o Windows Phone, e, por isso, quer um Android nesta mesma faixa de valor, pode apostar no Moto X sem erro, já que ele é certamente uma das melhores opções de smartphone presentes no mercado. 

Ambos são modelos com um desempenho muito bom, hardware de qualidade, e, principalmente, custos um pouco mais acessíveis. Especialmente o Lumia 930, com a promessa do novo Windows 10, que pode torná-lo ainda melhor.


Tabela comparativa de especificações entre Lumia 930 e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Lumia 930 e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kadu Ramos
    2015-02-12T01:40:45  

    Peguei um lumia pra testar e gostei ,mas senti falta de aplicativos que uso no iOS ou no Android,MS tem que resolver esse problema se quiser brigar no topo.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-02-12T01:40:45  

      Kra se tem algum app para fazer decolar nave para o espaço, ai só na NASA, mas nem no Androindoidando vai ter! Tudo que se precisa em relação a aplicações, tem no Windows Phone.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-02-12T01:40:45  

      O aparelho MOTO X é ótimo, e mudaria do windows para o android por causa do aparelho, mas jamais pelo sistema... não existe nada no sistema que seja tão especial assim (a não ser, se vc gosta de carregar um saco de problemas, vírus e outros pra cima e pra baixo.... O lumia 930 foi a melhor coisa já fabrica por mãos humanas até o momento em relação a smartphones... salvo os lançamentos MOTO MAXX e LUMIA 1520.

  • Maximiliano Cardoso
    2015-02-12T03:16:16  

    Considerei muito sair de um moto x 2013 para um 930, mas acabei optando pelo moto x 2014. Active Display, comandos de voz, Assist, Connect...são tantos recursos únicos que uma câmera melhor realmente não faz a menor diferença para mim. Todos sabem que a câmera do 930 ganha de lavada. Bateria, a diferença é mínima. Densidade de pixels??? Sério que isso é critério em telas de tamanhos tão próximos (E PRINCIPALMENTE PEQUENAS). No fim, acredito que esse comparativo sirva apenas como gerador de pageviews, pois quase tudo foi tratado de forma rasa e tendenciosa.

    recentes

    populares

    • Maximiliano Cardoso
      2015-02-12T03:16:16  

      Sai do android, e peguei um lumia 930...Que diferença enorme...Consigo falar melhor e sem travamentos agora, minha bateria dura muito mais, isso sem falar na leveza do sistema operacional e na câmera que agra com a atualização Denim filma até em 4K, coisa que esse moto X nem sonha... Detalhe hoje em dia a loja do windowsphone tem muito mais aplicativos e os principais como whatsapp, skype, facebook, instagram, etc estão todos lá...Detalhe como navegador GPS uso o here drive que acho muito superior ao do android...Enfim, estou muito feliz com minha escolha pelo lumia 930...

    recentes

    populares

    • Maximiliano Cardoso
      2015-02-12T03:16:16  

      de onde tirou que o moto x não filma em 4k?

  • Edgard Santos
    2015-04-02T03:05:20

    Como o desempenho dá empate baseado em memória ram? Com a mesma configuração um celular com WP sempre vai ter desempenho melhor que um com android.

  • Roberto Madson
    2015-02-12T22:33:24

    Faltou colocar em pauta a qualidade dos apps. Esse é o grande problema do WP.enquanto o mesmo app for superior em outras plataformas e no wp for basico, o wp sera um sistema deficiente.

  • Valdelice Pereira
    2015-02-11T18:02:58  

    Incrível, quando a comparação foi Iphone 6 vs Lumia 930, eles colocaram em Sistema Operacional EMPATE! Quando é android a coisa muda né ? TechTudo sem parcialidade NENHUMA!

    recentes

    populares

    • Valdelice Pereira
      2015-02-11T18:02:58  

      Eu vi esse comparativo também, de fato o de lá se diferenciou nesse ponto

    recentes

    populares

    • Valdelice Pereira
      2015-02-11T18:02:58  

      mas sistemas são diferentes.

  • Edgard Santos
    2015-02-12T10:37:34

    Bobagem essa coisa de dizer que o WP não tem aplicativos. A Loja está repleta, logico que não tem um monte de baboseiras disponíveis para o android, mas os apps imprescindíveis estão lá. O funcionamento do WP é impressionante como é leve e descomplicado, sem firulas. Na minha opinião só precisa melhorar no gerenciamento dos contatos, reunindo num só lugar as informações de como acionar os contatos da lista e simplificar a desativação da rede e o wfi por exemplo. No mais é um sistema simples e que roda liso.

  • Luciano Silva
    2015-02-12T10:08:58

    Pra quem não é muito de aplicativos, o Numia é a melhor opção, pois realmente não tem tantos aplicativos como os outros sistemas. já nos outros detalhe o Numia bate fácil.

  • Rodrigo Perez
    2015-02-12T07:52:43

    Mais um comparativo de verso de caixa de sucrilhos da techtudo...

  • Marcos Pomela
    2015-02-12T01:59:52

    Moto X de 16GB?? Só se for o 2013. Ou estou falando bobagem? Sinceramente não vi o de 16GB

  • Fernando Santos
    2015-02-12T00:50:19  

    Windows Phone é horrivel . Meu chip nextel não funciona nele , alguns aplicativos que estamos acostumados no playstore, na loja da microsoft , em alguns casos nao tem ou tem poucos aplicativos . Enfim, optem por celulares Android pq windows phone é muito limitado e talvez não atenta as suas expectativas

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2015-02-12T00:50:19  

      Você ta falando dos apps oficiais, mas praticamente todos tem algum app sim. Por exemplo não tem um app oficial do Twitch TV para Windows Phone, mas tem o app 8Stream que é melhor que o oficial e faz a mesma coisa: assistir stream do Twitch, e assim vai com os outros.

  • Valdir Almeida
    2015-02-11T23:08:55  

    Não fosse sua bateria durar somente 4 horas, seria melhor que o Moto X mesmo.

    recentes

    populares

    • Valdir Almeida
      2015-02-11T23:08:55  

      Se com o meu 530 eu jogando nele SEM PARAR ele dura de 5 a 8 horas, como que o 930 dura isso? Detalhe que o 530 só tem 1400 mAh, o 930 tem 2440 mAh! Sinceramente não bate o que você diz

  • Rafael Souza
    2015-02-11T17:14:28  

    Sinceramente a nokia era muito boa quando nem existiam os smart hoje não que sejam ruins mas esse sistema operácional W-8 sinceramente o mundo é ANDROID .. mas é questão de gosto ..!!

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-02-11T17:14:28  

      Amigo o mundo só é Android por que a Microsoft entrou "tarde" no mercado de smartphones, 3 anos depois que o iPhone e Android já existiam e tinham muitos apps, ai lógico que afetou muito os desenvolvedores. Mas isso vai mudar com o Windows 10...afinal um sistema que rodar apps de smartphone, tablet, Xbox e computador, o que você acha? E todos tão de olho no Windows 10! Escute o que eu falo, um ex fanboy de Android!

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-02-11T17:14:28  

      a

  • Marcos Souza
    2015-02-11T11:10:52

    Devo estar no site errado. Um Lumia ganhando de um Motorola? Finalmente o povo tá abrindo o olho.

  • Jose Raposo
    2015-02-11T19:42:50  

    nunca que o lumia 930 é esse preço, desse jeito fica facil

    recentes

    populares

    • Jose Raposo
      2015-02-11T19:42:50  

      Eles pegaram o valor de 1.055 no dia que eles publicaram. Venho acompanhando as promoções do 930 e em dezembro ele já foi vendido à vista por cerca de 989. Por exemplo: ele se encontra em promoção hoje por 1.187,00 no magazine Luiza e de cor preto.

  • Manoel Nascimento
    2015-02-11T20:02:54

    Só não da prá entender é quando publicam que essa porcaria de android é melhor que Windows e iOS

  • Douglas Lima
    2015-02-11T19:29:24

    Seria interessante comprar esse Lumia 930, a câmera desses lumias são incríveis , vou esperar mais um pouco para ver se esse novo Windows 10 para esses celulares vai vingar em algo, enquanto isso fico com meu Zenfone 5 a espera do Zenfone 2.

  • Rogerio Campos
    2015-02-11T19:10:21

    Caraca to surpreso no ultimo comparativo o lumia ganhou do Iphone 6 também, até que enfim abriram os olhos.

  • Diego Farias
    2015-02-11T12:21:22  

    Sistema Operacional deveria ser considerado empate, pois é algo que vai de pessoa para pessoa. É uma decisão pessoal.

    recentes

    populares

    • Diego Farias
      2015-02-11T12:21:22  

      Concordo. E em outra matéria desse mesmo site, comparando o L930 com o iPhone6 eles deram empate no S.O. vai entender????

  • Fernando Mileski
    2015-02-11T17:10:54

    Abandonei meu Galaxy Note 4 em detrimento ao meu Lumia 930. Nem se compara a fluidez e a usabilidade... Windows Phone anos a frente do Android. Aos poucos os Apps chegam, mas o sistema em sí da de 1000 a 0.

  • Rodolfo Tretel
    2015-02-11T11:38:07

    Com o sistema atualizado para o Denim, ele filma em 4k.

  • Amarildo Calegari
    2015-02-11T10:58:23

    kkkkkkkkkk o WP tem sistema muiiiiito mais leve sendo assim roda muito mais rapido ...em relação a segurança é em melhor tbm e em relação a apps tem todos os necessários sem coisas inúteis. todos sabem que a cameras da nokia são muito superiores em resumo o lumia 930 deixa esse moto x pra tras.

  • Helder Oliveira
    2015-02-11T10:42:39

    José Gonçalves, tô contigo! Nunca, jamais, o Windows Phone é inferior ao Android. Pra mim o 930 que bate até no Iphone 6 é um dos melhores Smartphones do mercado!

  • José Gonçalves
    2015-02-11T08:46:40

    Óbvio! E discordo que o WindowsPhone perca para o Android, ele perde no critério Apps (Algo que provavelmente irá acabar com o W10), e Personalização, no entanto, ganha em Segurança, e fluidez, ou seja, para mim são critérios mais importantes. Windows Phone Wins!