02/02/2015 07h00 - Atualizado em 02/02/2015 07h00

Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Teatcher é uma luva robótica desenvolvida para ensinar você a desenhar melhor. Acoplado à sua mão, o equipamento busca suavizar e melhorar o seu traço forçando movimentos importantes na hora de desenhar. A ideia é, com o tempo, desenvolver a memória muscular adequada para que você possa, sem a luva, executar bons desenhos.

Case 'transforma' smartphone em câmera Polaroid que revela fotos

Equipamento ensinar movimentos básicos para bons traços com muita repetição (Foto: Reprodução/ExtremeTech)Equipamento ensinar movimentos básicos para bons traços com muita repetição (Foto: Reprodução/ExtremeTech)


A estudante Saurabh Datta, do Instituto de Design Interativo de Copenhague, desenvolveu a luva como um trabalho de sua tese de graduação. Inicialmente, o equipamento foi pensado para ensinar a tocar piano. Na versão atual, a Teatcher promete ensinar você a melhorar seu traço por repetição.

Ao longo do tempo, o robô força sua mão a executar uma porção de movimentos básicos, repetidas vezes. A repetição desses movimentos acaba se transferindo para a memória muscular dos seus dedos, fazendo com que você seja capaz de repetir os movimentos naturalmente, sem o uso da luva. Basicamente, é o que você faz quando digita muito rápido, ou o que artistas fazem quando desenham sem se ater sobre os movimentos precisos que fazem.

A ideia da luva é “programar” você para que seus traços fiquem esteticamente melhores. A luva não tem capacidade de interferir em seu processo criativo e na transferência da sua imaginação para o papel. Não há previsão de que a invenção de Datta torne-se um produto comercial. A estudante desenvolveu o projeto para estudar as interações de humanos e robôs para desenvolver futuras linhas de pesquisa.

Via Extreme Tech e Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • O Ervas
    2015-02-02T15:45:20  

    Equipamento Inutil

    recentes

    populares

    • O Ervas
      2015-02-02T15:45:20  

      ja usou para provar que funciona? é inutil isso nao vai funcioanr nunca

    recentes

    populares

    • O Ervas
      2015-02-02T15:45:20  

      Não, ninguém usou e isso inclui você. Desenho a 20 anos e sei da importância da prática, que é a proposta do equipamento. Se você tem certeza que isso não vai funcionar e que é inútil, conte pra gente as suas conquistas e contribuições para a ciência.

  • Geraldo Gomes
    2015-02-03T07:32:07

    O homem em harmonia tem que desenvolver os dois lados do cérebro. O homem moderno tem dado enfase ao lado lógico e esta atrofiado na sensibilidade. Este equipamento pode ajudar a melhorar o nosso lado artístico intuitivo. Uma variante poderia nos ensinar a tocar um instrumento musical.

  • Asdrubal Fuertes
    2015-02-02T11:05:36

    FUNCIONA COMO O SAPASAMBA

  • Asdrubal Fuertes
    2015-02-02T11:04:53

    s

  • Bruno Almeida
    2015-02-02T10:59:39

    Simplesmente revolucionário!