Tablet

04/02/2015 10h58 - Atualizado em 04/02/2015 10h58

Malwares encontrados em apps do Google Play infectam milhões de usuários

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Avast, empresa de segurança online, descobriu um novo tipo de malware que pode ter infectado milhões de usuários no Google Play. Isso porque alguns aplicativos da loja virtual do Android contém um adware que exibe anúncios disfarçados de mensagens, alertando que o usuário precisa fazer o upgrade em apps e características internas do celular.

Lumia 535 Dual SIM, smartphone intermediário com WP, chega ao Brasil

Durak Card Game é um dos apps infectados (Foto: Divulgação)Durak Card Game é um dos apps infectados do Google Play (Foto: Divulgação)

O malware foi descoberto por um usuário, que publicou sobre o problema no fórum da Avast. Após o aviso, pesquisadores confirmaram que o adware realmente existe e está presente em aplicativos famosos da loja virtual do Android. O principal deles é o jogo de cartas Durak, que já foi baixado entre 5 e 10 milhões de vezes, segundo o Google Play.

Um teste de QI e um aplicativo de história, de diferentes desenvolvedores, também foram  identificados com o adware. A Avast reportou o caso ao Google, que rapidamente suspendeu os programas de sua loja. A empresa de segurança segue com uma busca para encontrar outros apps maliciosos.

O curioso do funcionamento do malware é que ele não começa a exibir os anúncios logo após o aplicativo ter sido instalado. De forma bem inteligente, o programa espera algum tempo, de forma que fique mais difícil para o usuário descobrir qual é o app que está causando problemas no aparelho. Vale lembrar, portanto, que é preciso ter muito cuidado com os aplicativos baixados no celular.

Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Opine no Fórum do TechTudo

Via Techcrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares