Sistemas Operacionais

27/02/2015 06h30 - Atualizado em 27/02/2015 10h59

Microsoft, Apple e Google 'escutam' o que usuário diz ao celular, afirma site

Frederico Canequela
por
Para o TechTudo

Os assistentes pessoais Siri, Cortana e Now, serviços da Apple, Microsoft e do Google, respectivamente, gravam todas as informações que recebem dos seus usuários, deixando-as à disposição das empresas, conforme noticia o site Forbes. As informações ou instruções são captadas e guardadas ao acionar o comando de voz para desencadear certas ações no sistema operacional do smartphone.

Microsoft facilita acesso grátis ao Office 365 para estudantes no Brasil

Cortana: Assistente Pessoal dos smartphones da Microsoft pode gravar dados (Foto: Divulgação/Microsoft)Cortana: Assistente Pessoal dos smartphones da Microsoft pode gravar dados (Foto: Divulgação/Microsoft)

As empresas passam a ter autonomia para gravar o que é dito no assistente pessoal, assim como guardar os dados, durante algum tempo determinado, quando o usuário concorda com a gravação nos termos e condições dos serviços de assistência pessoal acoplados nos seus dispositivos. A descoberta surge na sequência de outro episódio polêmico a respeito das SmartTVs Samsung, que podem ‘escutar’ o que falamos, denúncia feita no início do mês de fevereiro. 

Segundo o site, a empresa norte americana Apple já chegou a revelar que as gravações são efetuadas, mas que as instruções chegam como anônimas e são armazenadas durante dois anos. Por sua vez, a Microsoft admite que usa tecnologia própria para criar modelos de processamento para melhor gravar e interpretar as instruções dadas à Cortana. Por outro lado, o Google defende que a gravação é explicitamente informada e o utilizador pode até ter acesso a elas através do perfil e do histórico.

Qual wearable você acha que tem mais futuro? Opine no Fórum do TechTudo

Via Forbes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Democratico Verdadeiro
    2015-02-27T11:56:16

    Quando e utilizado no chat do facebooK ele entrega também, você fica sabendo a onde a pessoa esta te enviando as mensagens, em que localidade a pessoa esta te respondendo kkkkkkkkkk.

  • Edgard Santos
    2015-03-27T23:05:50

    Quem age corretamente nao tem o que temer

  • Kenseiden
    2015-02-27T14:04:59  

    Me admira que alguém ainda se admire com isto. É lógico que tudo que fazemos é monitorado, e sobre as ligações, há palavras chaves que acionam "gatilhos" para gravação e isso é usado até para te direcionar propaganda.

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2015-02-27T14:04:59  

      Me admiro que você se admire com ele se admirar com quem se admira com isso.

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2015-02-27T14:04:59  

      Bagunçaram meu comentário, kkkk...

  • Rafael Rabelo
    2015-02-27T23:19:50

    Ta certo tem que gravar mesmo, mas isso já é coisas velha, não é de hoje que fazem isso, varios aparelhos que podem chegar a maos de potenciais criminosos tem algum tpo de colhimento de dados. Só é gravado quando há presença de dialogo marcado, não espere que aquela converssa melosa com as tcutcucas vão ser enviadas aos servidores

  • Sandro Sans
    2015-02-27T21:13:38

    Você quer que o Smartphone responda sua pergunta, mas não quer que escute sua voz? Não tem sentido.

  • Mauricio Silva
    2015-02-27T17:17:37

    Eu sempre soube disso, aliás a maioria das pessoas sempre soubera, qaundo criamos uma conta g-maisl, hotmail, e ainda damos acessos de localização em facebook, óbvio que estamos dando muito mais possibilidades para eles nos encontrarem, pra quem lê a biblia isso vai se tornar cumprimento da biblia, FIM DOS TEMPOS esta ai galera, só jesus pode nos salvar.

  • Josevan Lima
    2015-02-27T17:13:33

    contem outra, que isso ai ja é bem velho....

  • Torcedor
    2015-02-27T16:44:06

    Será que existe alguém que não sabia disso?

  • Julio Baretta
    2015-02-27T14:21:14

    SÓ SE IMPORTA COM ISSO QUEM FAZ COISA ERRADA. COMO NÃO DEVO NADA A NINGUÉM, E NÃO FAÇO NADA DE ERRADO, O QUE IMPORTA ISSO????

  • Celso Silva
    2015-02-27T11:21:20

    Faz tempo que somos monitorados, seja por celular, TV, internet a até satélites, ou acham que as imagens usadas pelo Google em seus mapas só mostram ruas?

  • Diego Cruz
    2015-02-27T12:09:39

    Gente, o povo é ignorante mesmo. Há tempos somos monitorados. Karl Marx disse isso há tempos. Seremos todos vigiados

  • Rodolfo
    2015-02-27T11:05:45

    Muita teoria da conspiração pra poucas ações dos tais conspiradores... os malucos do EI usam e até agora ninguém conseguiu chegar neles....

  • Valério Vito
    2015-02-27T11:01:57

    Qual a novidade?

  • Luiz .
    2015-02-27T11:00:14

    Pois é, uma coisa tão simples como um telefone passou a descobrir sua intimidade. Por isso ainda falo no velho celular que somente fala e recebe.