12/02/2015 09h39 - Atualizado em 12/02/2015 15h36

Microsoft corrige bug no Windows encontrado há 15 anos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um bug do Windows de 15 anos de idade finalmente foi resolvido após a Microsoft lançar uma atualização nova para o sistema operacional. A falha permitia que criminosos executassem códigos remotos em um computador afetado, que poderia ser usado para tomar o controle completo da máquina, roubar dados ou instalar arquivos maliciosos no sistema operacional mais popular do mundo.

Facebook corrige bug que permitia apagar álbuns de fotos de todos os usuários

Bug afetava versões antigas do Windows (foto: Reprodução/Microsoft)JASBUG: Bug de 15 anos afetava versões antigas do Windows (Foto: Reprodução/Microsoft)

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo

A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014. Desde então, a Microsoft tem se dedicado a corrigir o bug e a demora ocorreu porque ele criava uma falha no design do Windows.

A solução já está disponível no Windows Update, mas a Microsoft pede que administradores de sistemas acessem uma página específica (microsoft.com/library/security/MS15-011) com dicas para proteger a rede local.

Para explorar o bug, o criminoso precisava interceptar um computador tentando baixar um arquivo específico em uma rede interna e, em seguida, criar uma versão falsa dele contendo código malicioso.

O próximo passo era modificar as configurações da rede para redirecionar a tentativa de download para a máquina do próprio criminoso. Isto faria com que a máquina afetada baixasse o arquivo errado e executasse o código, que poderia ser usado para várias finalidades, como instalar aplicativos ou criar novas contas.

Apesar de ter sido descoberto recentemente, o JASBUG é um problema antigo. Segundo a Microsoft, as seguintes versões do sistema operacional são vulneráveis: Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 7, Windows Server 2008 R2, Windows 8, Windows Server 2012, Windows RT, Windows 8.1, Windows Server 2012 R2, e Windows RT 8.1.

Todas elas receberam correções, menos o Windows Server 2003, que será descontinuado dentro de alguns meses.

Via Microsoft e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo
    2015-02-12T17:14:47  

    Quanto tempo vai levar para o nordeste do Brasil ver o que o PT ta fazendo?

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-02-12T17:14:47  

      quem quer trabalhar se pode conseguir dinhero em casa... mesmo se for micharia e melhor que trabalhar... se ganha ainda fica numa boa.... vcs precisam abrir os olhos para o mundo... vamos conseguir algo com nosso esforço... não ta cansado de ser enganado?????

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-02-12T17:14:47  

      Jorge Oliveira eu sei. Não só a privatização da Vale foi um negócio e tanto, como o fim da Sudam e Sudene, dois poços de corrupção, e a privatização de estatais foram importantes pra região. Antes até energia elétrica era algo que não era pra todo mundo. Telefone então... Mas como disse, a lavagem cerebral foi pesada. Vai falar em privatização por aqui pra você ver. Mesmo sendo óbvio que foi algo que trouxe progresso, botaram na cabeça das pessoas que o FHC queria vender o Brasil com tanta força que muita gente vai morrer acreditando nisso.

  • Leidiane Cardoso
    2015-02-12T21:42:24  

    Windows XP como sempre mitando, ow sistema operacional porreta.

    recentes

    populares

    • Leidiane Cardoso
      2015-02-12T21:42:24  

      windows xp e o melhor que tem

    recentes

    populares

    • Leidiane Cardoso
      2015-02-12T21:42:24  

      Vamos perdir um Windows XP 2.0

  • Felipe Oliveira
    2015-02-12T15:21:23  

    Vejo muita gente aqui embaixo criticando a empresa e/ou o software, como se o problema "bug" fosse exclusividade Microsoft, como se cada um de vocês fizesse seu trabalho sempre com 100% de excelência e isento de problemas. Eu, como desenvolvedor, digo que mais de 80% dos problemas de software são detectados apenas pelos usuários (fato comprovado em pesquisas). Procurem saber um pouco mais antes de simplesmente criticarem tudo e todos.

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2015-02-12T15:21:23  

      Marcello Taira no caso de aviões existe uma coisa chamada redundância e controle manual, comparar sistema complexo com milhões de linhas de código com sistema de avião você só pode estar de sacanagem.

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2015-02-12T15:21:23  

      Mesmo porque, é impossível criar rotina de testes que contemplarão todo o software! No caso do Windows, iria demorar mais, do que criar um novo... Por isso se torna inviável a empresa se dedicar a 'testes', deixando para detecta-los em 'produção' cliente.

  • Rodrigo
    2015-02-12T13:52:41  

    A Microsoft leva 15 anos pra descobrir, vários meses para consertar.... e os hackers irão explorar uma nova vulnerabilidade em poucos dias....

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-02-12T13:52:41  

      A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014 A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014 A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014 A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014 A falha foi chamada de JASBUG devido a empresa JAS Advisors, que descobriu e anunciou o problema em janeiro de 2014

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-02-12T13:52:41  

      Bill Gates é bilionário, acha que ele se preocupa se um bug permite alguém roubar fotos suas com seu namorado? hahahah

  • Alef Cruz
    2015-02-13T11:37:48  

    ou seja.... todos os windows

    recentes

    populares

    • Alef Cruz
      2015-02-13T11:37:48  

      O Windows XP não.

  • Rosana Lima
    2015-02-12T17:41:38  

    Gente! fui instalar o Windows 10 e ele me pediu um serial, aí eu digitei 'sucrilhos' mas não deu certo, alguém pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • Rosana Lima
      2015-02-12T17:41:38  

      Tente "Tony, o tigrão"

    recentes

    populares

    • Rosana Lima
      2015-02-12T17:41:38  

      Só restou tentar os nomes de alguns serial killers!!!

  • Gleisson Oliveira
    2015-02-13T11:26:40

    Li comentários criticando negativamente os produtos da Apple, mas vamos analisar um pouco, adquiri um Macbook Air em meados de 2012 e desde essa data o computador nunca ficou vulnerável por causa de um "bug", importante notar que trabalho nele sem ter instalado qualquer tipo de antivírus, por consequência o mesmo nunca me deu problema. Tenho muita admiração para com o Bill Gates e sua contribuição para o mundo da informática, no entanto, o Steven Paul Jobs soube criar seus produtos com uma tecnologia superior afastando os velhos e famosos criminosos virtuais que assolam os sistemas Microsoft.

  • Jorgemallmanncorrea
    2015-02-12T16:46:00  

    A historia da humanidade se divide entre antes e depois de Bill Gates! O cara é um verdadeiro MITO, LENDA! Se você não concorda e é fã da maçazinha, provavelmente seja homossexual e influenciado pela mídia, e ainda por cima para 10 x mais caro por produtos inferiores, seu trouxa! VIVA MICROSOFT!

    recentes

    populares

    • Jorgemallmanncorrea
      2015-02-12T16:46:00  

      Cristiano esse povo q só conhece a maçãzinha e o tio BILL nao adianta falar essas coisas, kkkk

    recentes

    populares

    • Jorgemallmanncorrea
      2015-02-12T16:46:00  

      O Windows é um generico mal feito do OS da Apple. Quando Steve Jobs estava desenvolvendo o OSX com sua equipe ele chamou o jovem Bill Gates para desenvolver dois programas para o primeiro iMac, O Word e o Excel. Sim! Inicialmente esses dois programas foram criados para o mac e só depois de alguns anos a apple liberou eles para entrarem no Windows. E nesta epoca Jobs mostrou a Gates o OSX que ele estava desenvolvendo e, obviamente, Bill fez a versão dele das ideias de Jobs. Mas nem acho isso um problema... o mundo é feito disso. Só não me venha falar que Gates é mito, lenda e genio!

  • Giba Matos
    2015-02-13T09:24:47

    Um povo que vende o voto por pneu de moto, carteira de habilitação, contas de energia, bolsa família, você precisa ver a festa que as mulheres fazem na fila das lotéricas quando vão receber o benefício, um povo assim não entende o que está acontecendo de real com a sua própria vida, frequentam as escolas pela merenda escolar e não pelo objetivo "aprender", vai ser difícil mudar a mentalidade da maioria do eleitor nordestino, essa maioria que faz a diferença nas urnas.

  • Kenseiden
    2015-02-13T08:44:47

    Antes tarde do que nunca.

  • Marcelo Dias
    2015-02-13T06:47:47

    Tudo culpa do PT

  • André
    2015-02-12T20:09:55

    encontrei um hambug na geladeira! resolvi comendo!

  • Valter Junior
    2015-02-12T18:25:08

    Microsoft sempre nos surpreendendo com tamanha eficiência.

  • Rodrigo Saggin
    2015-02-12T18:15:54

    Esse erro ocorre quando algo é alterado na MATRIX...é quando o arquivo fica num ambiente localizado entre o mundo real e o mundo das maquinas...

  • Jackson Espíndola
    2015-02-12T18:09:00

    Novo BUG sendo descoberto em 3...2....1...----

  • Mineiro
    2015-02-12T17:26:00

    O Windows mudou o mundo, tornou o dia-dia da humanidade muito mais fácil. FATO!

  • Giuliano Rufino
    2015-02-12T17:19:24

    Depois dessa noticia, o Bill, depois de checar o saldo no banco, nem vai dormir hoje...kkkkkkkkkkkk

  • Mauro Ivan
    2015-02-12T17:11:14

    Windows > que os demais

  • Mauro Ivan
    2015-02-12T15:58:16  

    Uso windows desde as remotas versoes que era windows for workgroups, nunca tive problemas é o melhor sistema operacional que já utlizei, basante intuitivo . facil de usar, ja experimentei mac e nao essa coisa de outro mundo que os usuario ficam pintando po ai.

    recentes

    populares

    • Mauro Ivan
      2015-02-12T15:58:16  

      Ainda bem que existem usuarios, tecnicos, programadores etc... O bom é que o windows mantem o sistema e qualquer empresa que criar uma placa(device) rapidamente recebe o padrão para criar os programas que farão a placa funcionar... resumindo os bits: funciona em qualquer computador.A apple quando cria um novo circuito os programadores saem de uma sala e vão se reunir com os engenheiros de hardware na outra. Você algum dia comparou o tempo de edição de um video em mac e depois no windows?Um firewall feito em linux tem muito mais flexibilidade que em windows.

  • Evandro Oliveira
    2015-02-12T17:00:33

    Eu gosto de bolacha, mas nao muito sequinha, tipo agua e sal

  • Joao Campos
    2015-02-12T15:29:06  

    oi

    recentes

    populares

    • Joao Campos
      2015-02-12T15:29:06  

      Testando

    recentes

    populares

    • Joao Campos
      2015-02-12T15:29:06  

      Oi! Tudo bem?

  • Presidenta Dilma
    2015-02-12T15:49:04

    O Neymar é um craker ?

  • Zaim Talib
    2015-02-12T15:47:38

    Levaram 15 anos pra descobrir isso, e o PT acabando com o Brasil em 12 anos....

  • Sheroso