Celular

10/02/2015 06h00 - Atualizado em 10/02/2015 06h00

O que esperar do novo Moto E, sucessor do smart 'baratinho' da Motorola?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Moto E é um smartphone de entrada da Motorola e isso significa que ele é um dos “baratinhos”. O aparelho é equipado com recursos mais simples, ideal para usuários menos exigentes. Depois da segunda geração do popular Moto G, é mais do que justo ser apresentado um modelo aprimorado do seu “irmão menor”. Por isso, alguns rumores já estão na rede e indicam pistas de como deve ser o novo Moto E. Veja o que esperar do smart da Motorola.

Moto E ou Lumia 630? Veja qual é o melhor smartphone ‘baratinho’

Veja o que esperar do novo Moto E, o baratinho da Motorola (Foto: Laura Rezende/TechTudo)Veja o que esperar do novo Moto E, o baratinho da Motorola (Foto: Laura Rezende/TechTudo)

Tela

Conhecido por ser mais compacto, o Moto E não deve ter grandes incrementos no tamanho da tela. Afinal, ele é feito para ser mais versátil e caber em qualquer bolso.

No entanto, para quem acha muito pequena as 4,3 polegadas do modelo atual, pode esperar um pequeno plus: o novo Moto E pode ser equipado com um display de 4,5 polegadas, com resolução 960 x 540 pixels. Para manter a segurança do aparelho, ele deve permanecer com a proteção do Gorilla Glass 3 no display.

Câmeras

O grande destaque do novo Moto E pode ser a adição de uma câmera frontal, provavelmente com qualidade mais básica, mas que faz falta para muitos usuários. Afinal, quem não gosta de registrar selfies com o celular? Isso é o que indica uma imagem vazada do novo modelo, que mostra a lente frontal, mas sem detalhes de resolução.

Já a lente traseira, deve permanecer com seus 5 megapixels, que deve registrar imagens razoáveis em ambientes bem iluminados. Afinal seria um incremento a mais, que resultaria no preço final para o consumidor. Para quem gosta de filmar com o celular, a câmera deverá oferecer gravações em 720p.

Imagem vazada do Moto E mostra possível câmera frontal (Foto ReproduçãoAndroidPolice)Imagem vazada do Moto E mostra possível câmera frontal (Foto ReproduçãoAndroidPolice)

Hardware

Tudo indica que o novo Moto E pode apresentar uma estrutura de hardware semelhante com o antigo Moto G, de 2013. Isso quer dizer que talvez venha equipado com um processador quad-core de 1,2 GHz Snapdragon 400, ou talvez o mais recente Snapdragon 410. Seria um salto e tanto para o modesto dual-core 1,2 GHz do Moto E vendido atualmente. Já para acompanhar esse processador, a mesma memória RAM de 1 GB.

Sobre espaço interno, o Moto E atual oferece apenas 4 GB, básico demais para qualquer usuário. No novo Moto E esse número deve ser duplicado, com 8 GB, oferecendo um armazenamento mais razoável para salvar fotos, vídeos e arquivos em geral. Para quem precisar de mais, uma entrada para cartões micro SD até 32 GB deve ser integrada, como já existe no modelo atual.

Quando o assunto é conectividade, pode ficar tranquilo que o básico será mantido com Wi-Fi, 3G e demais recursos. No entanto, ainda é dúvida a permanência do slot para dois chips de operadoras.

Design

Seguindo a linha dos irmãos “Moto”, o design do Moto E deve lembrar bastante com o novo Moto G, só que menor e mais simples. A imagem vazada do aparelho mostra um alto-falante externo, apenas na parte superior, e mesmo visual arredondado.

Nas dimensões, ele deve ficar bem semelhante com o modelo atual, já que a tela não será tão ampliada. O aparelho tem um corpo mais robusto e isso não deve mudar muito. Talvez algumas gramas sejam cortadas, para deixar a experiência de uso melhor.

Moto E deve manter design arredondado e mais robusto (Foto: Laura Rezende/TechTudo)Moto E deve manter design arredondado e mais robusto (Foto: Laura Rezende/TechTudo)

Sistema Operacional

Já que os smartphones da Motorola já estão prometidos para a versão mais atual do Android, nada mais justo do que o Moto E vir equipado com o Android 5.0 (Lollipop). Isso principalmente se o aparelho apresentar esse hardware aprimorado para deixar o sistema móvel do Google com funcionamento mais fluido, ao contrário do que deve acontecer no processamento de um modelo mais simples. O novo Moto E deve ser apresentado ainda em 2015.

Comprar o Moto E é uma boa escolha? Opine no Fórum do TechTudo.

Preço

Um ponto essencial no Moto E é o preço. Afinal, ele é um smart mais básico voltado para quem gosta das funcionalidades básicas e não quer gastar tanto. Mas se for seguir o exemplo dos novos Moto X e Moto G no Brasil, o novo Moto E deve manter o mesmo preço do lançamento do modelo atual, em torno de R$ 479 no modelo de dois chips. Com isso, a Motorola vai completar sua substituição de mercado pelas versões mais atuais, a segunda geração.

Ficou curioso para conhecer o Moto E que está no mercado atualmente? Então enquanto o novo modelo não é apresentado, vale dar uma conferida no review completo do Moto E, preparado pelo TechTudo.

Via GSM Arena, Android Police

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Mata
    2015-02-11T15:15:01

    Baratinho é Lumia 630, bem melhor e sai por 300 reais.. Nada a reclamar

  • Fabiana Fevorini
    2015-02-10T12:28:36  

    Tive um Moto E e estava muito satisfeita. Acabei deixando cair e quebrado a tela. Por isso resolvi substituí-lo. Daí começaram as decepções com a Motorola. Comprei um Moto G que não funciona direito. Não faz conexão wi fi. A assistência técnica da Motorola não resolveu o problema e me deu um laudo de Perda de Garantia. Eu não fiz qualquer mal uso do aparelho. Ele saiu da loja com este defeito e a fabricante se recusa a resolver o problema. Senti-me muito lesada pela empresa. Não confio mais nesta marca. Motorola nunca mais!

    recentes

    populares

    • Fabiana Fevorini
      2015-02-10T12:28:36  

      TODAS AS FABRICANTES TEM PROBLEMAS.

  • Diego Rodrigues
    2015-03-24T02:50:14

    MOTO G 2013 COM OUTRO NOME.

  • Adm Brena
    2015-02-10T12:45:05  

    MOTO 3, MOTO G, MOTO X COM LOLLIPOP E O TOP MOTO MAX COM O 4.4.4, é O FIM !

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-02-10T12:45:05  

      Aonde Moto X com Lollipop ???? Eu tenho um Moto X 2013 e ainda esta com o 4.4.4 !!!

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-02-10T12:45:05  

      K como se não desse pra mudar a versão.

  • Andre Karam
    2015-02-10T12:49:43

    Prefiro meu MOTO G de que adianta lançar um novo com tecnologia velha de 3G pelo menos meu MOTO G tem 4g

  • Darlan Bombazar
    2015-02-10T11:17:35  

    não vai ter nem metade disso, e o preço vai ser o dobro.

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2015-02-10T11:17:35  

      Verdade