04/02/2015 09h11 - Atualizado em 04/02/2015 09h13

O que são os direitos de downgrade do Windows e quais versões suportam

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Muitos usuários do Windows não sabem, mas eles tem o direito garantido pela Microsoft de usar legalmente versões mais antigas do sistema operacional, o que é chamado de “downgrade”. Através desse direito, detalhado nos termos de uso do sistema, usuários que adquiriram versões mais recentes do software podem utilizar versões mais antigas do mesmo, até se acostumarem com suas novidades.

Como fazer instalação limpa do Windows 10

Windows 8.1 é uma das versões do sistema operacional que podem receber downgrade (foto: Reprodução/Windows)Windows 8.1 é uma das versões do sistema operacional que podem receber downgrade (foto: Reprodução/Windows)

Esse direito é garantido somente a usuários finais, que possuem versões do Windows adquiridas legalmente, seja em lojas ou acompanhando produtos com o sistema operacional pré-instalado. A mesma versão do software antigo pode ser usada em mais de um computador, de acordo com o definido nos termos de uso, já que o usuário adquiriu o direito de downgrade ao comprar a versão nova.

 Ao mesmo tempo, a versão antiga não pode ser instalada em qualquer computador além daquele no qual o usuário possui o direito de downgrade. Também é proibido usar o sistema operacional antigo e novo ao mesmo tempo.

A Microsoft alerta que a empresa ou a fabricante do PC não são obrigadas a fornecer assistência técnica para sistemas nos quais o software antigo foi instalado.

O usuário também tem o direito de reinstalar a versão nova a qualquer momento, desde que a antiga seja removida do computador e o software seja restaurado no mesmo dispositivo no qual foi instalado originalmente.

Os direitos de downgrade estão disponíveis para o Windows e o Windows Server. No caso do Windows, apenas as versões 7 e 8.1 podem ser trocadas, já o Server permite que algumas versões mais antigas também sejam mudadas. Veja abaixo todas as versões do software que estão qualificadas para downgrade.

Windows 8.1 Windows 7 Professional e Ultimate
Windows 7 Professional
Windows Vista Business
Windows Vista Business
Windows Vista Ultimate
Windows XP Professional
Windows XP Tablet PC Edition
Windows XP x64 Edition
<thead></thead>
Windows Server 2012 R2 SKUs Windows Server 2012 Windows Server 2008 R2 Windows Server 2003 R2, 2003, 2008
Windows Server 2012 R2 Datacenter Datacenter Standard Datacenter Enterprise Standard Usuários finais podem fazer o downgrade para qualquer outra versão desde que tenham a mídia apropriada
Windows Server 2012 R2 Standard Standard Enterprise Standard
Windows Server 2012 R2 Essentials Inclui direitos de downgrade para versões antigas do Windows Small Business Server Essentials
Windows Server 2012 R2 Foundation Inclui direitos de downgrade para versões antigas do Windows Server Foundation

Para fazer o downgrade de sua versão do Windows, o usuário deve ter comprado um computador com o Windows (Server ou não) pré-instalado e aceitar os termos de uso. O processo também deve ser feito com um produto aceitável e usando uma mídia e chave de produtos legítimas.

Já para fazer a instalação do Windows, basta inserir a mídia correspondente no computador e seguir as instruções na tela. Após a instalação, será pedido a chave do produto.

A Microsoft lembra que um software que já foi ativado não pode ser ativado novamente online. Neste caso, o usuário deve ligar para o telefone da assistência de ativação e explicar o que está fazendo. Após o processo ser verificado, o suporte irá gerar um código de ativação de uso único para a instalação.

O que esperar do Office 2016? Comente no Fórum do TechTudo

Via Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares