11/02/2015 08h00 - Atualizado em 11/02/2015 13h05

Perfeito demais para ser verdade: novo Raspberry Pi trava com flashes

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Raspberry Pi 2 apresentou seu primeiro grande problema. Usuários relataram que o minicomputador, recém lançado, revelou problemas na hora de fazer fotos. Após a investigação do caso, a Raspberry Pi Foundation identificou que o tipo de luz emitida pelo flash de câmeras pode diminuir a voltagem do núcleo do chip que é responsável pelo processamento, e acabar desligando o aparelho.

Kit com microcomputador promete impressões em 3D boas e baratas; entenda

Raspberry Pi 2 já apresenta problemas com flash (Foto: Divulgação)Raspberry Pi 2 já apresenta problemas com flash (Foto: Divulgação)

Liz Upton, porta-voz da Raspberry Pi Foundation, admitiu o erro, e explicou que flashes de alta intensidade podem fazer com que a parte responsável por fazer o processador funcionar acabar “ficando confusa”. O material semicondutor usado para regular a energia do Pi, quando submetido a um efeito fotoelétrico da luz do flash, acaba sendo desligado.

Entretanto, segundo os responsáveis, isso só acontece em algumas circustâncias específicas, com flashes de alta intensidade, como os xenon, ou utensílios com luz laser iluminam o microcomputador. Segundo Liz, outras fontes de luz e flashes não causam o mesmo problema.

Além disso, ela garante que, mesmo quem acabar sendo afetado com isso não terá nenhum problema no Pi. Segundo a fundação, inclusive, arrumar uma maneira para realizar uma cobertura no chip já pode ser o suficiente para evitar que ele trave com iluminação até mesmo dos flashes mais potentes.

Onde comprar peças de computador baratas aqui no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

O Raspberry Pi 2 tem um processador de quatro núcleos, desenvolvido pela Broadcom, de 900 MHz, e 1 GB de memória RAM, o que dá a ele pelo menos seis vezes mais capacidade do que o Modelo B+. Ele tem conexões para Wi-Fi, USB e HDMI, e GPU VideoCoreIV.

Via Cnet e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cleber Teixeira
    2015-02-15T14:51:03

    PULSO ELETRO MAGNETICO ( P E M ) INFLUENCIA todo euipamento com micro-eletronica assim como os primeiros carros cominjeção eletronica sofriam pane ao passar embaixo de torres de transmissão de alta voltagem mas nem por isso usamos carburador de novo ... ;)

  • Wellington Felix
    2015-02-12T22:04:40

    Detectado em 2015 e já descoberto em 1839 por A. E. Becquerel e observado em 1887 por Hertz e explicado em 1905 por Albert Einstein. Acho que com tanta tecnologias estamos esquecendo de olhar para as sabedorias do passadas.

  • Geraldo Gomes
    2015-02-11T10:27:40

    Não entendi direito esta história. Ao acionar o flash o mesmo pode provocar uma sobre-corrente e assim travar o processador, mas como foi dito parece que o processador é sensível a luz!? Estranho.