06/02/2015 09h00 - Atualizado em 06/02/2015 09h00

Poder nas mãos: controle magnético poderá ser feito sem implantes; veja

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um time de cientistas está trabalhando em uma tecnologia que promete dar um sexto sentido aos humanos: sentir o magnetismo. O estudo consiste em criar uma “pele eletrônica” que poderia ser colocada sobre as mãos para que alguém possa sentir quando há um campo magnético por perto. O benefício ainda pode auxiliar engenheiros e técnicos que lidam diretamente com eletricidade.

Roteador que promete alta velocidade e preço baixo chega ao Brasil

magnetismo (Foto: Divulgação)Projeto tenta desenvolver o magnetismo sem a necessidade de fazer implantes (Foto: Divulgação)

Qual o acessório de vestir tem mais potencial?  Opine no Fórum  

Na verdade, essa façanha já pode ser feita hoje, mas somente por meio de cirurgia para implantação de sensores sob a pele, algo comum no mundo dos “bio hackers”, conhecidos pelas modificações que fazem ao corpo. No entanto, os cientistas agora querem criar uma maneira de fazer a mesma coisa com algo não-invasivo e que possa ser utilizado e removido quando necessário.

Imagens mostram equipamento com ímã identificando aproximação da cobaia (Foto: Reprodução/Nature)Imagens mostram equipamento com ímã identificando aproximação da cobaia (Foto: Divulgação)

Peixes, aves, bactérias e outros seres já nascem com a capacidade de detectar campos magnéticos, o que os ajudam na locomoção­ e inúmeras outras atividades. Para os humanos, o sexto sentido magnético serviria principalmente para quem trabalha com eletricidade, como engenheiros e técnicos, já que poderiam verificar a corrente elétrica de um fio ao sentir o campo magnético ao redor.

Ainda não é certo quando a tecnologia poderá ser aplicada no mundo real, já que testes ainda serão feitos para que uma pessoa consiga sentir o sinal recebido pela pele eletrônica. Feita com uma espécie de cimento orgânico e um filamento metálico, ela só consegue enviar respostas, por enquanto, para uma tela de computador.

Via Nature

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2015-02-06T10:01:12  

    Ai o cara fala para a mina,"você tem um grande magnetismo".

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-02-06T10:01:12  

      Aí realmente os opostos vão se atrair.