11/02/2015 14h00 - Atualizado em 11/02/2015 14h00

Pokkén Tournament: veja detalhes sobre o jogo de luta da Nintendo

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pokkén Tournament é um inesperado jogo de luta que mistura os monstros de Pokémon com a jogabilidade de Tekken, com lançamento planejado para 2015 nos fliperamas no Japão. Por enquanto não há planos para a localização do game no ocidente, mas é possível que ele seja lançado para o Wii U eventualmente. Confira todos os detalhes já confirmados de Pokkén Tournament.

Pokkén Tournament: Pokémons viram lutadores em novo jogo de luta

Pikachu e seus amigos irão se enfrentar em batalhas diretas em Pokkén Tournament (Foto: NintendOn)Pikachu e seus amigos irão se enfrentar em batalhas diretas em Pokkén Tournament (Foto: NintendOn)

Origem e desenvolvimento

O nome foi registrado em agosto de 2013, pouco antes de o título ser revelado durante um evento japonês patrocinado pela revista nipônica Famitsu e transmitido pelo canal NicoNico. Assim como Super Smash Bros. para o Nintendo Wii U e 3DS, Pokkén Tournament está sendo desenvolvido pela Bandai Namco, com envolvimento de Katsuhiro Harada, produtora da série Tekken.

História e treinadores

Por enquanto ainda não foi revelado qual o enredo por trás das lutas de Pokkén Tournament, mas pelo menos já houve confirmação de que haverá algum tipo de história. É pouco provável que vejamos novamente alguma equipe maléfica tentando tomar o mundo como nos games principais da série. A parte “Tournament” do título sugere que veremos algum tipo de competição.

Os treinadores estão presentes nas lutas, mas parecem estar mais velhos do que estamos acostumados e dão menos ordens aos Pokémons. Eles também aparentam ser capazes de invocar poderes especiais para seus monstros, como golpes especiais e até mesmo as recentes mega evoluções.

Treinadores estão presentes de alguma forma em Pokkén Tournament (Foto: Fanboy)Treinadores estão presentes de alguma forma em Pokkén Tournament (Foto: Fanboy)

Pokémons confirmados

Por enquanto já foram anunciados seis pokémons para o elenco de Pokkén Tournament: Lucario, Machamp, Blaziken, Suicune, Gardevoir e Pikachu. Todos eles utilizam golpes baseados nos ataques que os pokémons realmente aprendem nos jogos principais da série de RPG para o Nintendo 3DS.

Inicialmente apenas pokémons humanoides estavam sendo revelados, mas a confirmação de Suicune e Pikachu quebrou este padrão. Alguns jogadores já estavam esperando por convidados especiais no elenco, como lutadores de Tekken ou Soul Calibur, mas Katsuhiro Harada já negou essa possibilidade. Pelo menos Pikachu pode usar o golpe Eagle Wind God Fist, do lutador Heihachi Mishima.

Jogabilidade e Joystick

Apesar do envolvimento da equipe de Tekken, os primeiros jogadores que tiveram acesso a Pokkén Tournament comentaram que o gameplay não está tão parecido assim com a série de luta. é mais parecido com o de títulos de Naruto e Dragon Ball da Namco Bandai, com movimento livre ao redor da arena.

Fliperama de Pokémon Tournament trará dois joysticks próprios (Foto: Forbes)Fliperama de Pokémon Tournament trará dois joysticks próprios (Foto: Forbes)

Outra curiosidade é que mesmo sendo um jogo planejado para fliperamas, ele acompanhará dois joysticks acoplados na máquina para que usuários se sintam mais à vontade. O controle próprio do fliperama contará com um direcional digital em forma de cruz, quatro botões de face (A, B, X e Y) e dois botões de ombro (L e R).

Os botões se dividem em ataque fraco, ataque forte, ataque pokémon e pulo, com botões para assistência e escudo nos botões de ombro. A defesa funciona como em Super Smash Bros., com uma barreira que diminui a cada golpe. O ataque pokémon parece ser um tipo de ataque especial específico de cada monstro.

Ajudantes

O botão de assistência pede ajuda a outros pokémons momentaneamente, assim como na série Marvel vs. Capcom e outros jogos de luta. Entre os pokémons de assistência já confirmados estão: Emolga, Fennekin, Snivy, Frogadier, Eevee e Lapras. Você os escolherá antes de um combate e ao pressionar o botão, eles atacarão seu oponente.

Alguns pokémons servirão de suporte durante os combates (Foto: PokéJungle)Alguns pokémons servirão de suporte durante os combates (Foto: PokéJungle)

Estágios

Por enquanto há três estágios confirmados: Chrom Town, uma cidade em um vale com montanhas, Phos Volcano, uma arena em meio a um grande vulcão, e Blue Dome, ruínas de uma cidade submersa. Por enquanto todas as fases são inéditas e nunca apareceram em jogos da franquia Pokémon antes. Em Phos Volcano é possível ver Charizard ao fundo, o que provavelmente descarta a possibilidade de ele se tornar um lutador jogável.

Pokémon X & Y atendeu as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares