Celular

24/02/2015 13h34 - Atualizado em 24/02/2015 18h45

Positivo lança Octa, top com oito núcleos, e renova sua linha de smarts

Fabrício Vitorino
por
De São Paulo

O Positivo Octa é a grande aposta da fabricante paranaense para entrar de vez na briga dos smartphones. O aparelho, lançado nesta terça-feira (24), traz configurações de respeito, promete longa duração de bateria, é bonito e vem com preços agressivos: R$ 899 e R$ 949, para versões 8 GB e 16 GB. "Queremos fazer em smartphones o que fizemos com PCs, onde somos líderes há dez anos no mercado brasileiro", diz o presidente da Positivo, Helio Rotenberg. Confira o Positivo Octa em ação no vídeo abaixo!

Sony anuncia Xperia E4g, o irmão 'baratinho' do E4 com Internet 4G



Além do X800 (ou Positivo Octa), também foram apresentados o Positivo X400, um quad-core com tela de 5 polegadas, câmeras traseira e frontal com 5 megapixels, Android 4.4 (KitKat) e preço de R$ 549; o foblet Positivo S550, com tela de 5,5 polegadas, câmera frontal de 2 megapixels, traseira de 5 megapixels e preço de R$ 569. Além dos smartphones, também foi lançado o P30, o primeiro feature phone 3G do Brasil: um dual-chip com sistema customizado, acesso a redes sociais e venda exclusiva pela TIM.

Positivo Octa é o lançamento top de linha da marca brasileira (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Positivo Octa é o lançamento top de linha da marca brasileira (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



O Positivo Octa traz câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 megapixels com captura por gestos e voz, tela de 5 polegadas IPS HD, 1 GB de RAM, versões de 8 GB ou 16 GB de armazenamento, expansíveis via microSD para até 32 GB, Bluetooth 4.0, GPS e entrada para dois chips de operadoras. O aparelho, que tem 7,9 mm de espessura (o iPhone 6 tem 6,9 mm, para efeito de comparação), vem nas cores branco e preto, com uma edição limitada na cor dourada.

Lateral do Positivo Octa, smartphone com processador octa-core (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lateral do Positivo Octa, smartphone com processador octa-core (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



O Positivo X400 traz tela de 5 polegadas IPS FWVGA, quad-core 1,3 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, podendo expandir até 32 GB e dual-chip. Ambas as câmeras são de 5 megapixels e seu preço sugerido é de R$ 549.

X400, um dos smartphones lançados pela Positivo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)X400, um dos smartphones lançados pela Positivo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Positivo S550 é o foblet que tem tela de 5,5 polegadas, processador dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento (expansível via microSD para até 32 GB) e dual-chip. Com câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels, seu preço sugerido é de R$ 569.

Foblet Positivo S550 tem preço sugerido de R$ 569 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Foblet Positivo S550 tem preço sugerido de R$ 569 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Quando qualquer empresa local consegue fazer seu lançamento ao mesmo tempo dos grandes players, é algo importante. Estamos trazendo para o Brasil a inovação. É um divisor de águas, chegar no mercado no momento correto.
Norberto Maraschin

Para Norberto Maraschin, vice-presidente de mobilidade da Positivo, existem quatro grandes motivações para o consumo de smartphones: design, especificações, usabilidade e preço. Ao atender a essa demanda, a Positivo quer se tornar um líder de mercado, com o diferencial de ser "local". "Quando qualquer empresa local consegue fazer seu lançamento ao mesmo tempo dos grandes players, é algo importante. Estamos trazendo para o Brasil a inovação. É um divisor de águas, chegar no mercado no momento correto."

Um dos grandes atrativos do Octa é, sem dúvida, sua arquitetura, produzida em parceria com a MediaTek. Seus oito núcleos gerenciados pelo CorePilot prometem uma usabilidade otimizada - já que nem todos eles precisam operar simultaneamente - e, com isso, maior durabilidade da bateria. É claro que o "octa-core" já não é nenhuma novidade (os tops de linha de Samsung, LG e outras grandes marcas já contam com a CPU), mas o fato de ser produzido no Brasil é decisivo para o preço agressivo.
Mas, afinal, para que o usuário precisa de oito núcleos? O telefone está sempre fazendo mais coisas do que aparente. Ouvir música, navegar, atualizar e-mails, Wi-Fi, várias janelas simultâneas, social... O octa-core distribui as atividades entre os vários núcleos, mantendo a baixa temperatura. O Positivo Octa conta ainda com uma GPU quad-core e, dependendo da demanda, o controlador escolhe se a atividade vai pra CPU ou GPU, ou se acontece um processamento misto. E, no caso do Octa, todos os processos são feitos em hardware, não em software, o que gera uma economia de bateria.

Positivo S550, smartphone recém-lançado da companhia (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Traseira do Positivo S550, smartphone recém-lançado da companhia (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Com a nova família de aparelhos, a Positivo mostra seu foco no mercado interno. E manter a faixa de preço abaixo dos R$ 1 mil é decisivo, sobretudo em um momento de dólar em alta. "Entender o consumidor, as pessoas, é fundamental. Temos investido muito dinheiro e esforço. E é o que fazemos para diferenciar a Positivo: entender o Brasil, o brasileiro, as pessoas", explica Maraschin.

Norberto Maraschin, vice-presidente de mobilidade da Positivo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Norberto Maraschin, vice-presidente de mobilidade da Positivo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Qual é o melhor smartphone para comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Mas para se segurar na casa dos R$ 900, o Octa fez algumas concessões. Não há, por exemplo, suporte a 4G ou tela Full HD. "O sucesso do 4G vai acontecer com a limpeza dos 700 Ghz, que acontece no fim deste ano. Temos projetos nessa área, e estamos envolvidos neles junto aos órgãos competentes. A Positivo vai trazer o 4G a um preço acessível, para democratizar esse uso. O grande volume de usuários ainda opera no 3G. Se formos lançar, vamos lançar com o novo, não com o velho", explica Rotenberg.

Positivo Octa traz configurações de respeito (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Positivo Octa traz configurações de respeito (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Outro ponto a se considerar é a atualização do sistema operacional. Todos os aparelhos (exceto o P30), vêm com o Android 4.4 (KitKat) embarcado. Mas apenas o Octa vai ganhar o 5.0 (Lollipop). Helio Rotenberg explica que a migração é complexa e deve acontecer ainda este ano, mas sem previsão. "Como vocês sabem, a última versão traz novos requerimentos, e temos que cumpri-los. Já resolvemos 90% dos temas, e esperamos resolver em breve e lançar."

Para fazer o lançamento, a Positivo convocou Rominho Braga, uma das promessas do Stand Up Comedy de São Paulo. Mas com design atraente, especificações justas para o consumidor médio, um portfólio que atende a faixas de consumo de massa e sobretudo preços extremamente agressivo, levando em consideração custo - benefício, a Positivo mostrou que não está para piadas: o negócio ficou sério.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonas Lima
    2015-02-24T16:32:27  

    sou técnico de informatica e aqui o que mais pego com defeito é notebook da positivo de da marca sim que a mesma positivo todos com defeito na placa mãe em relaçao os pcs da marca todos que pego os Hardware são ruins demais placas mães de marca ruim apitando direto passo borracha na memoria do cliente amanha bipa denovo é só dor de cabeça

    recentes

    populares

    • Jonas Lima
      2015-02-24T16:32:27  

      Eu tenho 3 notes da Positivo, nunca tive um probleminha se quer. Vai saber né. Mas realmente no site da Reclame aqui a positivo esta entre as menos piores, por que boa mesmo, não tem nenhuma.

    recentes

    populares

    • Jonas Lima
      2015-02-24T16:32:27  

      Ivanildo Gomes seu problema com certeza é na memoria ram tem que retira-la e passar uma borracha de escola nas parte de cobre onde é encaixada no slot da placa mae com certeza vai resolver o problema ok.

  • Mestre Sabedoria
    2015-02-24T23:51:37  

    sotaque carioca é irritante o Brasil inteiro odeia esse sotaque.

    recentes

    populares

    • Mestre Sabedoria
      2015-02-24T23:51:37  

      Jefferson Es, isso se chama xenofobia.

    recentes

    populares

    • Mestre Sabedoria
      2015-02-24T23:51:37  

      O teu sotaque deve ser de caipira e um tremenda bosta. Vá catar coquinho, vai.

  • Rafael
    2015-02-25T08:11:45  

    Eu vi gente ai falando "Top de linha com 1gb de RAM?" mais vai ai as especificações do tão renomado Iphone 6: iPhone 6 de 4,7 polegadas Sistema operacional: iOS 8 Processador/Chipset: Apple A8 dual-core de 2 GHz GPU: não especificado Memória RAM: 1 GB O mal do povo brasileiro é esse falam sem pensar antes.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2015-02-25T08:11:45  

      Willian Eu quero que você PROVE que é capaz de aguantar um "planin" da craru kkk

    recentes

    populares

    • Rafael
      2015-02-25T08:11:45  

      ó animal, o iPhone tem uma administração de memória muito mais poderosa, além de que o S.O gerencia melhor a memória. Não é somente ter muita RAM, é saber gerenciá-la o mais importante.

  • Jonathan David
    2016-03-25T00:48:50

    Positivo é total negativo! Uma bosta. Eu teria vergonha de trabalhar nessa empresa...

  • Alan L
    2015-02-24T21:29:33

    E esse sotaque carregadíssimo no vídeo?? "...a Positivo traix configurações de reixpeito, longa bateria, maix tem o preço salgado de 949 reaix..."

  • Marcos
    2015-02-25T09:47:51  

    Esse "ódio" por iPhone é doença... Normalmente eu curo as pessoas que sofrem desse mal doando meus iPhones usados pra eles começarem a sentir o gostinho do que é ter um telefone que vc consegue atender de primeira sem ficar esmerilhando o dedo na tela feito bobo.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-02-25T09:47:51  

      Esse "ódio" por Android é doença... Normalmente eu curo as pessoas que sofrem desse mal doando meus Androids usados pra eles começarem a sentir o gostinho do que é ter um telefone que vc consegue atender de primeira sem ficar esmerilhando o dedo na tela feito bobo.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-02-25T09:47:51  

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Bernardo Queiroz
    2015-02-24T17:29:30  

    Quando se fala em celular, sempre entra a briguinha com Iphone, Qual melhor Iphone x Resato, a resposta e simples, Iphone te da Status, vc vai numa festa e puxa um Iphone e um Lumina, ouGalaxy quem vc acha que a gatinha vai olhar.....fato que é a apple amigo!!!

    recentes

    populares

    • Bernardo Queiroz
      2015-02-24T17:29:30  

      deve ser terrível ter que depender de um telefone, seja ele qual for, para pegar uma mulher!!!

    recentes

    populares

    • Bernardo Queiroz
      2015-02-24T17:29:30  

      é uma metafora, o Iphone te da status e isso é o que vale hj em dia, grande maioria das pessoas usam telefone pra ligar e internet (diversos app), quem lá esquenta cabeça com memoria ram!

  • Franciany Nascimento
    2015-04-28T22:42:36

    sera que esse presta? Porque o touch screen do S480 é um lixoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • Fernando Magalhães
    2015-04-22T20:05:48

    As pessoas olham muito a etiqueta sem ver o conteúdo, eu comprei um e não me arrependi, no teste do antutu benchmark ele ficou abaixo do LG G3 e acima do HTC ONE, que custa em torno de 1.500,00, e o ZENPHONE que as pessoas tanto falam que é melhor que ele ficou umas 4 posição abaixo dele, eu testei jogos pesados como GTA San Andreas e Real Racing 3 e regulei os gráficos e sombras no último nível ele rodou com muita folga, tá de parabéns a Positivo pelo aparelho de alto desempenho e baixo custo, pelo menos em questão de Smartphone a Positivo acertou dessa vez.

  • Sebastian Vieira
    2015-02-24T16:08:55  

    Bom celular atende as necessidade que uma pessoa precisa preço que cabe no bolso. Mas tem gente que prefere da 3.000 no iphone e passar um ano pagando e ficar passando dificuldade. e a maioria das vezes quem compra são pessoas que não tem condiçoes.

    recentes

    populares

    • Sebastian Vieira
      2015-02-24T16:08:55  

      Marcos em que realidade você vive cara?? O que mais tem é isso hoje em dia, IOS virou modinha e o pessoal começou a comprar, virou sinônimo de "status" e o pessoal começou a comprar mais ainda. Claro que existem pessoas que compram porque curtem o sistema e tal, mas o que isso difere se a pessoa é pobre? Pra você ver, hoje em dia no Brasil existe locação de iphone, as pessoas pagam um valor que não é barato pra passar alguns dias com o aparelho, ai eu te pergunto onde isso tem cabimento?? Claramente quem não tem $$$ pra bancar um aparelho ta favorecendo esse mercado.

    recentes

    populares

    • Sebastian Vieira
      2015-02-24T16:08:55  

      Interessante vc falar em "modinha" usando a modinha do termo "modinha" sacas? você é um hipócrita que apenas quer defender aquilo que você tem, é ou faz. E ademais, por que você critica quem "se arrebenta" pra comprar iphone sendo que tem andrioid do mesmo preço? Você fala de locação de telefine como se fosse uma coisa muito vantajosa né? uahhuaahu és um bobalhão. Deve ser parente do mantega com essas aulas de economia

  • Gilmar Miranda
    2015-03-01T13:07:41

    positivo ? negativo

  • José Neto
    2015-02-25T10:44:32  

    POSITIVO, EMPRESA DO FILHO DO LULA, MAS NINGUÉM SABE, É SÓ IR A QUALQUER ÓRGÃO PÚBLICO QUE VC VERÁ UM PC DA MARCA.

    recentes

    populares

    • José Neto
      2015-02-25T10:44:32  

      Adriana, também trabalho em um órgão público e posso afirmar que tem máquinas da Dell, HP e Lenovo. O máximo de Positivo que vi foram três notebooks que ninguém usa.

    recentes

    populares

    • José Neto
      2015-02-25T10:44:32  

      Mirai Densetsu Aqui tb tem maquinas de outras marcas mas sempre tem um Posilixo em algum lugar.

  • Léo Oliver
    2015-02-27T09:18:14

    GALERA, VAMOS MANTER O FOCO E DEBATER SOBRE O APARELHO EM QUESTÃO POR FAVOR? PAREM DE FALAR DE IPHONE, TODOS SABEMOS QUE SE FOSSE MAIS BARATO TODOS COMPRARIAM O IPHONE :)

  • Cleber Gimenes
    2015-02-25T10:15:43  

    prefiro gastar mais dinheiro e pegar uma marca melhor.

    recentes

    populares

    • Cleber Gimenes
      2015-02-25T10:15:43  

      Pelo mesmo preço você pega um Moto G 4G de segunda geração.

  • Marcos
    2015-02-25T10:27:14  

    Digite no Google "Falha iOS" e "Falha Android" e me diga qual sistema é pior... Vou dar uma dica... Começa com "AN", termina com "DROID" e não tem nada no meio.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-02-25T10:27:14  

      Engraçado... O iOS parece que tem mais falhas que o Android, segundo empresas de segurança.

  • Victor Silva
    2015-02-24T20:13:06  

    Se a Positivo é tão ruim quanto dizem, como explicar que no maior site de reclamações Reclame Aqui, a marca possui menos reclamações e uma avaliação bem superior a marcas "renomadas"? LG: Regular - Nota 5.99; HP: Ruim - Nota 3.58; Dell: Não recomendado - Nota 1.9; Sony: Não recomendado - Nota 2.68; Positivo Bom - Nota 6.01. Acho que o maior problema é o complexo de vira-lata por ser uma empresa brasileira.

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2015-02-24T20:13:06  

      Victor Silva, o que você não aceita é que quem postou avaliação no ReclameAqui está avaliando no fim das contas a EMPRESA, não o PRODUTO. Isso acontece porque a Positivo conseguiu resolver a maioria dos casos com sucesso, ao contrário das outras. Falando como técnico, a Positivo (e a CCE, Philco, Megaware, entre outras) é uma ótima empresa com um produto ruim sim. E antes de me chamarem de fanboy, a Dell, Acer, Toshiba e outras baixaram bastante a qualidade para conseguirem concorrer hoje com a Positivo e as outras marcas de baixo custo, lamentavelmente. O mercado tá nivelado por baixo hoje...

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2015-02-24T20:13:06  

      Guerreiros Deus, não compro só pelo vendedor não, eu compro pelo produto também. Tem muitos vendedores no ML vendendo porcarias, mas você já observou que a maioria da qualificações são do tipo "o vendedor é nota 10, rápido e atencioso", "recomendo" e coisas do tipo? Sobre o produto, muitos escrevem "não testei ainda", "parece ser bom", etc. E isso é bizarro porque, para mim, o crucial é definir a qualidade do produto. Já comprei de vendedores não recomendados e o produto era bom, e já comprei tranqueiras de bons vendedores. Qualidade se mede com o tempo, e isso não aparece nas qualificações.

  • Victor Silva
    2015-02-25T23:55:04

    POSITIVO: CLIENTES TROUXAS? 1 -A Positivo possui uma aprovação maior do q empresas do gênero. 2 -Mesmo sendo líder de mercado, possui menos reclamações. (No site Reclame Aqui) Pela lógica, o q é mais provável? 1 -Os clientes são tão trouxas q estão satisfeitos com produtos ruins ou pior são hiper trouxas e não reclamam? 2 -Os produtos não são tão ruins quanto dizem e têm força pra competir no mercado. Brasileiros q têm complexo d vira-lata e veem eletrônicos como grife e status vão responder o número 1, jamais vão aceitar que um Positivinho Tupi-Guarani vai bater com o iPhone q papai comprou.

  • Willian
    2015-02-25T08:56:22  

    vixi o povo ta brigando ae por a Positivo ser brasileira ou não A empresa é brasileira só que, eles só montão os aparelhos aqui, o que adianta! As peças são todas chinesas

    recentes

    populares

    • Willian
      2015-02-25T08:56:22  

      você está enganado eu trabalho na fábrica da Positivo e garanto que eles fabricam sim menos os monitores

  • Rogério Fernandes
    2015-02-24T22:58:04  

    Positivo não fabrica nada, sua linha de desktop é utilizado placa mãe da Asus, Gigabyte ou ECS, sua linha de Notebooks é FABRICADA por uma empresa chinesa chamada Shuttle na qual desenvolve desde a placa mãe até a carcaça a positivo entra apenas com o nome e a montagem que é feita no Brasil, sua linha de monitores a mesma coisa sua maioria é da Samsung e a positivo mais uma vez entra apenas com o Logotipo.

    recentes

    populares

    • Rogério Fernandes
      2015-02-24T22:58:04  

      Amigo, você está desatualizado. Nenhuma marca de equipamentos fabrica nada. Já a algum tempo existe uma diferença no mercado entre empresas de design e manufatura eletrônica. A Apple não tem nenhuma fábrica, não monta, não fabrica, não faz NADA. O mesmo para Sony, HP, Motorola, todas. A Positivo ainda tem a sua fábrica que faz montagem e testes. Você precisa se atualizar antes de escrever besteiras. A Positivo mesmo faz negociações diretas com fabricantes de chipset, inclusive a Intel para baratear os produtos que são feitos aqui. A Samsung faz 95% de todas as telas do mundo, bobão.

    recentes

    populares

    • Rogério Fernandes
      2015-02-24T22:58:04  

      você está enganado, eu trabalho na fábrica da Positivo Informática em Curitiba e te garanto que a placa mãe, a carcaça, etc é fábrica sim por eles! Quanto aos monitores você está certo é mais barato para eles e não é o foco.

  • Kelzinha
    2015-02-24T16:59:04  

    no meu tempo Positivo era apostila de estudo.

    recentes

    populares

    • Kelzinha
      2015-02-24T16:59:04  

      sistema positivo de ensino haha

    recentes

    populares

    • Kelzinha
      2015-02-24T16:59:04  

      simm! hahaha mochila, apostila...sou desse tempo! nao sabia q o Positivo tinha avançado assim!

  • Daniel Neder
    2015-02-25T15:31:56

    Fabricante ou montadora????

  • Rodrigo Alvarenga
    2015-02-25T11:21:55  

    Da positivo? Já vem até um link na área de trabalho do HAO 123, Wajan, Br App... e de quebra vem com o superpoderoso antivirus Baidu! kkkkk Lixo!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alvarenga
      2015-02-25T11:21:55  

      Isso ai defende o que vem de fora seu alienado.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alvarenga
      2015-02-25T11:21:55  

      Não tem porque defender uma marca que só faz coisa ruim só porque é brasileira. Se a Positivo entregasse um aparelho no nível de uma Samsung, ainda ia. Mas nem isso.

  • Flavia Theófilo
    2015-02-25T13:43:18

    O mercado precisa acompanhar e lançar acessórios pra esses aparelhos pois celular sem proteção, pra mim hj não vale a pena. Tenho aparelho da primeira linha e não encontrei nunca nem capinhas nem películas!

  • Júnior Ferrari
    2015-02-25T13:12:28

    Negativo !

  • Claudio Alexander
    2015-02-25T12:57:22

    Positivo é sinônimo de Lixo!!!! Qualidade Zero!!!! Os computadores que o digam!!!!!