Internet

06/02/2015 21h04 - Atualizado em 07/02/2015 00h48

Problemas com games online? CPBR8 discute qualidade da Internet para jogos

Laura Martins
por
Da Campus Party 2015

Quem nunca reclamou da qualidade de Internet do computador ou do celular? O cenário fica ainda pior para quem joga online. Muitos não sabem que a velocidade da conexão é fundamental para a qualidade e rapidez dos jogos. O gerente de projetos da NIC.br, Fabrício Tamusiunas, explica os motivos da baixa qualidade da conexão. Para ele, é preciso considerar latência, jittler, perda de pacotes e vazão.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Campus Party (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Campus Party termina neste domingo (8). (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Se três jogadores atirarem com 20m, 40m e 60m, o que tiver menor número atirará primeiro 
Fabrício Tamusiunas, NIC.Br

“Latência é o tempo que os pacotes levam para chegar ao destino. É o tempo que eu vou demorar para o servidor dos jogos e voltar para o usuário. Ou seja, se três jogadores atirarem com 20m, 40m e 60m, o que tiver menor número atirará primeiro”, explicou Tamusiunas aos campuseiros.

O jitter é a variação da latência. Os dados podem ter grande variação de envio e devolução. Isso é prejudicial principalmente para a comunicação nos jogos online, já que a voz pode sair metalizada ou cortada.

Campus Party (Foto: TechTudo)Fabrício Tamusiunas explica os motivos e a qualidade de Internet para games (Foto: Laura Martins/TechTudo)



 Qual é a melhor atração da Campus Party 2015?

A perda de pacotes é, resumidamente, o não funcionamento da Internet. “Não adianta jogar, porque os dados não serão enviados”, afirma. A vazão nada mais é do que a próxima conexão. Porém, ela pode ser dividida em duas categorias: TCP (para email e WEB) e UDP (para chamadas VoIP, videoconferência e jogos online).

Para saber se a Internet está com boa qualidade, o usuário pode usar diferentes ferramentas. Uma delas é o Simet, do próprio NIC.br. O site, que é oferecido gratuitamente, revela os níveis de todas as características a partir do CEP e da Internet contratada.

Apesar disso, o usuário pode fazer o teste, obter bons resultados e, mesmo assim, o jogo não funcionar. O especialista finaliza explicando que o problema tem duas razões. “Os servidores podem estar distantes. Os servidores do PlayStation estão muitas vezes no Japão, o que dá mais de 230m de latência até o servidor. Além disso, o caminho até os servidores pode estar com problemas”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares