06/02/2015 15h54 - Atualizado em 11/02/2015 10h01

Qwant, rival francês do Google, estreia seu site em português na CPBR8

Melissa Cruz Cossetti
por
Da Campus Party

O Qwant.com, buscador francês que promete ser uma alternativa segura ao Google, marcou presença na Campus Party 2015 com sua versão em português. O objetivo é lançar oficialmente o produto europeu com funções que podem agradar o público brasileiro. Além de se comprometer a respeitar a privacidade e os menores, o sistema de pesquisa fornece tanto resultados da web como um panorama 360 de redes sociais, fotos e vídeos.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party 2015

Estande do buscador francês Qwant na Campus Party (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Estande do buscador francês Qwant na Campus Party (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


 Qual é a melhor atração da Campus Party 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Criado em 2013 na França, o Qwant chegou na Alemanha em 2014 e se gaba de ser o primeiro motor de buscas a conectar resultados da web e das redes sociais. A ideia é fixar cinco pilares na distribuição de resultados: não rastrear cookies, resguardar a privacidade, manter a neutralidade, minimizar a captura de dados dos seus usuários e ser transparente nas suas políticas de uso com a comunidade.

Quem usa o Qwant já percebe de cara que ele não se parece muito com os outros buscadores. A página inicial é similar, mas os resultados de busca são divididos em colunas. Os formatos de lista e mosaico também estão disponíveis, mas é preciso ativá-los clicando em botões no topo do site. O ideal é testar e encontrar a melhor opção. Em lista, ele lembra seus concorrentes. Em formas de mosaico, fica bem parecido com o Pinterest. Os resultados são organizados por web, notícia, social, compras e outros temas.

Aos visitantes, foi aberto um stand na Open Campus com área infantil para promover também o Qwant Junior. O site, voltado para crianças de 3 a 12 anos, será testado na França e promete ser implantado em escolas públicas. A ideia é não permitir que pequenos acessem sites fora da "lista branca" de páginas online recomendadas para suas idades. Em parceria com o Ministério de Educação francês, o projeto deve chegar ao Brasil em breve, explica Clémence Lambret, responsável pela divulgação do Qwant no Brasil.

"Há um projeto em desenvolvimento com o ministério francês para introduzir o Qwant Junior nas escolas. A ideia é que ele cresça e seja lançado também em português", afirma.

Campus Party Qwanty 2 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Clémence Lambret e Sophie na Campus Party 2015  (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

O buscador já está disponível em 25 países e 15 línguas, incluindo o português. Mostra, de forma localizada, os assuntos mais buscados. Para divulgar a plataforma, Éric Léandri, cofundador do Qwant, participa de uma palestra sábado (7) no Palco Júpter, às 11h45min, na Campus Party, no São Paulo Expo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares