02/02/2015 10h45 - Atualizado em 10/02/2015 12h51

Raspberry Pi 2 é lançado de surpresa e inova com suporte para Windows 10

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Fundação Raspberry Pi revelou a disponibilidade da segunda versão do micro PC. O Raspberry Pi 2 chega ao mercado pelo preço de US$ 35 (aproximadamente R$ 93 em conversão direta), o mesmo cobrado pelo Modelo B+, com processador quad-core, hardware revisado e uma interessante parceria com a Microsoft, que dentro de alguns meses levará o Windows 10 para o novo computador de forma gratuita.

Kit com microcomputador promete impressões em 3D boas e baratas; entenda

Novo computador Raspberry terá suporte ao Windows 10 (Foto: Divulgação)Novo computador Raspberry está mais potente e terá suporte ao Windows 10 (Foto: Divulgação)

A nova edição do computador conta com um processador de quatro núcleos, desenvolvido pela Broadcom, que roda a 900 MHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM. Segundo os criadores, o Raspberry Pi 2 tem pelo menos seis vezes mais capacidade do que o Modelo B+.

A GPU embutida no interior do SoC é a mesma VideoCore IV com que os usuários se acostumaram nas versões anteriores. Assim como no Modelo B+, que continuará sendo fabricado e vendido ao longo do ano, o Raspberry Pi 2 conta com controladores para interfaces sem fio, como Wi-Fi, e pode ser conectado a dispositivos USB e HDMI.

Raspberry Pi 2 manteve o preço e ganhou processador quad-core (Foto: Reprodução/The Register)Raspberry Pi 2 manteve o preço e ganhou processador quad-core (Foto: Reprodução/The Register)

Windows 10 no microcomputador

Em relação à compatibilidade com o Windows 10, inédita nos projetos da fundação, há poucas informações. Por exemplo, ainda não está claro qual versão do Windows 10 será oferecida aos donos do Raspberry Pi 2. Isso porque, como o hardware conta com um chip de arquitetura ARM, possivelmente só aplicativos modernos terão suporte completo – portanto, nada de programas clássicos vistos em um PC convencional.

Onde comprar peças de computador baratas aqui no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

A Microsoft também anunciou a parceria na sua página oficial e prometeu mais detalhes sobre o projeto “nos próximos meses”. Até agora o Raspberry Pi estava restrito ao mundo Linux e à criatividade dos usuários.

Novo Windows será disponibilizado gratuitamente para donos de Raspberry Pi 2  (Foto: Divulgação/Microsoft)Novo Windows será disponibilizado gratuitamente para donos de Raspberry Pi 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)


De qualquer maneira, parece que a Microsoft está realmente levando a sério a universalidade do Windows 10 pregada no seu último evento. Além de celulares, tablets, notebooks e o Xbox One, o sistema poderá em breve estar também em eletrodomésticos e outros equipamentos inteligentes que integram a Internet das Coisas.

Colaborou Paulo Alves.

Via The Register, The Next Web, Raspberry Pi Foundation e Microsoft

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Azevedo
    2015-02-02T23:03:48  

    Muito bom, só os burros que não sabem nada de Informática falam que não presta, trata-se de um computador para desenvolvedores como eu.

    recentes

    populares

    • Geraldo Azevedo
      2015-02-02T23:03:48  

      Poxa.. serio que tem alguem aqui falando mal do raspiberry???.. se tem alguem criticando é proque realmente não conhece ou não faz a menor ideia do potencial deste brinquedinho!!.. enfim... compartilho do amigo developer! é um computador pra la de bacana e com potencial que tende ao infinito-1 =o)

    recentes

    populares

    • Geraldo Azevedo
      2015-02-02T23:03:48  

      Emerson Bastos Mas simplesmente tem um processador quad-core com 900ghz de processador, parece que 1gb de ram, nem citou a memória permanente, mas pense, isso tudo pode ser encontrado em um celular, que já serve como um mini-computador, aliás alguns celulares chegam até 2,5ghz e 2gb de ram, ou seja o que eles estão desenvolvendo é basicamente um "celular" que já funciona como um mini-computador. me corrija se estiver errado, afinal só tenho 14 anos.

  • Bar Refaeli
    2015-02-02T20:39:19  

    E por falar em tecnologia e Programação. .......Na minha opinião as linguagens da plataforma COBOL e ASSEMBLER são infinitamente melhores que Java, JavaScript, Cxxxxx, NET, Ruby etc, etc, etc,etc...... COBOL é uma linguagem estruturadas, com flexibilidade de desenvolvimento e manutenção de códigos, Orientada a objetos, que disponibilizam inúmeros recursos....e além de tudo, possuem a melhor IDE do mercado, .....COBOL, ASSEMBLER E PHP serão as linguagens mais usadas em programação científica e comercial no futuro. ...Vai por mim porque eu sou uma (Developers). (Sou uma profissional de TI).

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2015-02-02T20:39:19  

      COBOL ??? Foi isso mesmo em falar melhores que JAVA? Nossa!! Vou voltar no passado para entender isso melhor...

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2015-02-02T20:39:19  

      Ou essa Bar esta zuando ou ela só sabe cobol e não teve capacidade de aprender outras linguagens para compará-las.

  • Fábio Magalhães
    2015-02-05T13:43:17  

    Eu lembro que eu comentei aqui na última matéria sobre esse tipo de micro-PC e disse deveriam tentar aumentar um pouco mais a capacidade do equipamento (tipo memória, processador, e mais portas USB e até uma entrada SATA) para justamente rodar Windows. Pensando ser um PC de baixíssimo custo para fins didáticos o Windows não poderia ficar de fora por ser o sistema mais utilizado no mundo.

    recentes

    populares

    • Fábio Magalhães
      2015-02-05T13:43:17  

      Luciano Barroqueiro, a resposta pra sua pergunta está no meu comentário logo a cima na penúltima e última linha ;)

    recentes

    populares

    • Fábio Magalhães
      2015-02-05T13:43:17  

      Fábio, concordo com Luciano, se for pra atender os requisitos do windows o dispositivo perde sua função!

  • Adenis Machado
    2015-05-28T19:45:07

    acabei de instalar o windows 10 nele ! é uma bosta ! Continuem no linux ou android! Odeio linux mais ele pelo e um sistema esse windows 10 que criaram só da pra programar achei que ia ter uma interface tipo windows mesmo !

  • Carlos Miranda
    2015-02-03T10:39:54  

    Mas simplesmente tem um processador quad-core com 900ghz de processador, parece que 1gb de ram, nem citou a memória permanente, mas pense, isso tudo pode ser encontrado em um celular, que já serve como um mini-computador, aliás alguns celulares chegam até 2,5ghz e 2gb de ram, ou seja o que eles estão desenvolvendo é basicamente um "celular" que já funciona como um mini-computador. me corrijam se estiver errado, afinal só tenho 14 anos.

    recentes

    populares

    • Carlos Miranda
      2015-02-03T10:39:54  

      A Arquitetura do processador de celulares é totalmente diferente destes processadores.

    recentes

    populares

    • Carlos Miranda
      2015-02-03T10:39:54  

      com uma placa dessa vc pode conectar uma casa inteira informatizada através das conexões .. ela pode controlar cada um dos componentes , já o celular... vc precisaria vários conectores diferentes q não são possíveis de controlar com as poucas interfaces q o celular tem e mesmo se tivesse , ele foi feito especificamente para ser um smartphone. è a velha história do computador e o console de videogame o console foi feito especificamente para jogo enquanto o pc não então o user gasta um absurdo no pc para rodar um jogo chinfrim q no console roda melhor e mais rápido

  • Gabriel Brizolara
    2015-02-02T19:05:06  

    R$: 93,00 sem imposto! Com impostos, R$: 10.000,00

    recentes

    populares

    • Gabriel Brizolara
      2015-02-02T19:05:06  

      E mais 7 para os bolinhos

    recentes

    populares

    • Gabriel Brizolara
      2015-02-02T19:05:06  

      Dilma F. D Pt

  • Alexandre Real
    2015-02-07T10:04:33

    Este projeto é a revolução dos pcs pois vai baratear muito e com isso todos terão computadores e sobrara dinheiro pra comprar internet

  • Maximiliano Brungari
    2015-02-06T17:14:32

    Esse carinha veio para facilitar a vida de quem desenvolve ou necessita de aplicações embarcadas, apesar de ter a arquitetura de um PC, ele cai como uma luva para quase qualquer aplicação embarcada. Não foi feito para substituir uma CPU Padrão ou um celular. Este hardware facilita a vida de todo mundo, uma vez que o custo do hardware e do desenvolvimento acabam ficando abaixo se comparado a um circuito baseado em microcontroladores!!! Com uma plaquinha dessas na mão e rodando linux, quem vai ter saudades do 8051 :) !!!

  • Leonel Reis
    2015-02-03T07:53:18  

    Mais uma tranqueira para paises do quinto dos infermos.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2015-02-03T07:53:18  

      Não sabe de nada! Por que não te calas?

  • Fabricio Caetano
    2015-02-03T08:29:22  

    Lixo !!!!

    recentes

    populares

    • Fabricio Caetano
      2015-02-03T08:29:22  

      Maldita inclusão digital. Não sabe de nada então fica calado.

  • Wlastter Silva
    2015-02-03T10:31:26

    No Brasil no mínimo R$400,00.

  • Geraldo Gomes
    2015-02-02T11:41:23  

    Dos 1 GB de memória irão sobrar 1K para o usuário se for rodar o W10.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-02-02T11:41:23  

      Com certeza... fora as telas azuis!

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-02-02T11:41:23  

      Com o windows 10 leve do jeito que é? Rodando até em Smartphones... Você só pode ser fanboy do linux ou mac.

  • Vascaindo Bala
    2015-02-02T18:58:35  

    só um !mb3cil vai comprar isso !

    recentes

    populares

    • Vascaindo Bala
      2015-02-02T18:58:35  

      Como assim? Você nem sabe pra ser isso e tá falando bobagem. Você não usa isso para substituir seu desktop ou notebook. Usa-se para robótica, para fazer uma central multimídia ou de gravação de câmeras, automatizar a casa, etc. A quantidade de aplicações é absurda...

    recentes

    populares

    • Vascaindo Bala
      2015-02-02T18:58:35  

      Pelo jeito você já encomendou o seu.

  • Antonio Carvalho
    2015-02-02T19:52:44

    Roda crysis?

  • Roberto Bucatti
    2015-02-02T18:24:48

    Chega no brasil por 3500,00

  • Sergio Lenzi
    2015-02-02T18:03:23

    Tô dentro.... onde encomendo o meu??? vai rodar NetBSD com interface MATE e todos os 3000 programas que tem no sistema alem de claro... XBMC...

  • Everson Oliveira
    2015-02-02T12:19:08  

    e pq n chamar só "Pi two"? ou Pi2?

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2015-02-02T12:19:08  

      ou pitwo de japones

  • Romulo Ferreira
    2015-02-02T15:13:28  

    Chega ao Brasil por no mínimo R$ 249,00 Dilmas.

    recentes

    populares

    • Romulo Ferreira
      2015-02-02T15:13:28  

      Mais provável que sejam R$ 2490,00

  • Luciano Rodrigues
    2015-02-02T16:16:03

    Tão tranformando os PC`s em Smartphone! Só faltou a telinha pra ficar igual!