Internet

11/02/2015 17h07 - Atualizado em 12/02/2015 08h07

Reclame Aqui ganha versão para registrar queixas de serviços públicos

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Exercer os direitos de cidadão ficou mais fácil com o novo recurso lançado pelo Reclame Aqui esta semana. A plataforma foi adicionada no serviço online e permite aos usuários fazer reclamações de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Com usabilidade simples. Basta acessar a página e fazer a queixa.

Flipboard, app que agrega notícias, ganha nova versão para web

Reclame Aqui ganha versão para registrar queixas de serviços públicos (Reprodução/Barbara Mannara)Reclame Aqui ganha versão para registrar queixas de serviços públicos (Reprodução/Barbara Mannara)

A plataforma auxilia as pessoas que estão insatisfeitas com algum serviço público na sua região e não sabe por onde começar a reclamar sobre isso. A plataforma online simplifica esse processo, oferecendo uma interface rápida e prática. Assim, não é necessário nem sair de casa para formular a queixa.

Para começar, é necessário fazer um cadastro gratuito no site do Reclame Aqui (cidadao.reclameaqui.com.br) para registrar a sua reclamação sobre determinado serviço público. O internauta precisa fazer uma busca, na tela principal do serviço, para determinar contra qual órgão é a queixa. Para facilitar essa pesquisa, é possível exibir uma lista organizada com todos os estados brasileiro, e depois selecionar o órgão específico.

Depois será necessário selecionar o motivo da reclamação. Estão disponíveis alguns temas pré-selecionados como Acessibilidade, Educação, Segurança/Denúncia, Atendimento/SAC, Cadastro e Cobrança. Dentro de cada item, estão subcategorias para especificar a causa da queixa. Feito isso, o internauta vai precisar adicionar um título e a descrição da reclamação. Também é possível adicionar a localidade do problema em um mapa, assim como integrar fotos e links na reclamação. Dessa forma, a mensagem é encaminhada diretamente para o órgão público responsável pelo problema e cabe à dar uma resposta para o internauta.

Categorias para realizar reclamações de órgãos públicos pelo Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Categorias para realizar reclamações de órgãos públicos pelo Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Comente no Fórum do TechTudo

“Este projeto, idealizado pelo Instituto Reclame Aqui, faz parte de um movimento de cidadania. Nós pretendemos estimular uma corrente de mobilização dos cidadãos e, a partir daí, que os governos se vejam obrigados a dar respostas rápidas aos problemas, como diversas empresas do setor já fazem com agilidade e eficiência”, explica o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

O Reclame Aqui já é popular por permitir o registro simplificado de problemas relacionando o consumidor com empresas privadas. Agora essa nova plataforma, também gratuita, permite que o cidadão aponte os problemas em serviços públicos, com a mesma praticidade. O recurso está disponível na versão web e em aplicativos móveis para Android e iOS.

Via Reclame Aqui

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Miro Lucia
    2015-02-12T11:21:30

    passei um sedex dia 27 e hoje dia 12 ainda não chegou, isso porque era perto, tive que deslocar ate santos numa sexta a noite com chuva para levar as chaves para o cliente só porque o correio falhou e sumiu com a minha encomenda. que prejuiso né correio

  • Ricardo
    2015-02-11T18:11:47

    Muito bom!!