Internet

26/02/2015 18h52 - Atualizado em 26/02/2015 18h53

Seria possível bloquear o acesso ao WhatsApp? Especialista explica caso

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

A notícia recente de que o WhatsApp pode ser suspenso temporariamente no Brasil deixou muitos usuários incrédulos. A ação, noticiada pelo G1, corre em segredo de Justiça e já causou temor entre os fãs do mensageiro. Seria mesmo possível que uma operadora conseguisse bloquear o acesso ao famoso aplicativo de mensagens? 

WhatsApp: conheça os principais mitos e verdades sobre o mensageiro

whatsapp-detalhe-close (Foto: Luciana Maline/TechTudo)WhatsApp pode ser suspenso temporariamente no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O TechTudo conversou com especialista em segurança Maurício Kilikrates para saber se o processo é mesmo viável. Para infelicidade dos usuários, a resposta é sim. O especialista explica que o WhatsApp funciona através de um servidor e é por ele que as mensagens são enviadas antes de serem direcionadas ao contato. Isso garante que, mesmo que o celular do destinatário esteja desligado ou desconectado da Internet, ele receba a mensagem quando estiver apto.

São as operadoras que fazem a ponte entre servidores e usuários. São elas que detêm o IP de cada aparelho - o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS Internet -, e portanto, são elas que fazem as interconexões. Logo, é possível concluir que as empresas de telefonia podem bloquear de seus clientes o acesso ao aplicativo de mensagens a qualquer momento. 

Mas ainda não há motivos para lamentar. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, as operadoras ainda estão recorrendo ao processo para tentar invalidar a medida judicial. "O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho. Para nós, a medida é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do WhatsApp, decidiu-se suspender o serviço em todo o país, e para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço", declarou o SindiTelebrasil em entrevista ao TechTudo. 

O WhatsApp ainda não se posicionou oficialmente sobre a decisão da Justiça Estadual do Piauí. E, apesar da determinação do magistrado, o app continua funcionando normalmente. 

Quer restaurar as conversas do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo 

Entenda o caso

Nesta quinta-feira (25), o juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Moura Correia, determinou que todas as companhias de telefonia suspendessem o acesso aplicativo WhatsApp no Brasil. Segundo o G1, a secretaria de segurança do estado declarou que o motivo teria decorrido de uma investigação de crimes de pedofilia. Porém, não houve uma confirmação oficial do motivo da decisão e a ação ainda tramita em segredo de Justiça.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Ferreira
    2015-02-27T12:35:27  

    Seria possível bloquear o Telegram ? Ele é peer to peer né.

    recentes

    populares

    • Eduardo Ferreira
      2015-02-27T12:35:27  

      Não é possivel.

    recentes

    populares

    • Eduardo Ferreira
      2015-02-27T12:35:27  

      é possível sim, via DPI

  • Mrs Dias
    2015-12-17T09:49:57

    Que suspendesse só no Piauí e não no restante do país!!! Absurdo!!!

  • Gilberto Anelise
    2015-02-28T19:08:13

    Para que proibir o uso do whatts, se as operadoras de telefonia apoiam e ainda ganham muita grana com isso, trabalhamos com isso também. Proiba as crianças utilizarem internet sem autorização, utilizar o aplicativo já tem restrição para 18 anos, por que o povo sabe que proibindo o aplicativo não vai resolver o problema da pedofilia, e outros tantos. Então logo será fechado o facebook, instagram, e demais redes e até derrepente em parceria com a dilma será fechada a oi, vivo e tim, o que acha de esse juiz cuidar das pessoas que passam fome, ia dar bem mais polêmica. Vamos trabalhar brasil!!!!!!

  • Eduardo Ferreira
    2015-02-27T12:30:05

    Seria possível bloquear o Telegram ?? Ele utiliza peer to peer.

  • Jaci Silva
    2015-02-27T07:21:43

    Bloquear e pegar de volta o dinheiro roubados dos cofres públicos isso não dá.