07/02/2015 08h00 - Atualizado em 07/02/2015 08h00

‘Tizen’ é o novo sistema operacional da Samsung para suas Smart TVs 5K

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Samsung lançou uma nova linha de TVs 5K equipadas com o sistema operacional Tizen. Os aparelhos, que já haviam sido demonstrados este ano durante a CES 2015, só estão disponíveis para venda na Coreia do Sul.

Poder nas mãos: controle magnético poderá ser feito sem implantes; veja

TVs da Samsung podem ser controladas por aplicativo para celular (foto: Reprodução/RT)TVs da Samsung podem ser controladas por aplicativo para celular (foto: Reprodução/RT)

Os equipamentos são chamados de telas de definição ultra-alta (SUHD, na sigla em inglês) e, segundo a empresa, são capazes de exibir mais de 1 bilhão de cores – 64 vezes a mais que televisões tradicionais -, além de usar tecnologia de nanocristais que não agridem o meio ambiente.

As TVs são compatíveis com o Samsung Smart Home, um sistema que permite que os usuários controlem vários dispositivos através de um único aplicativo. A ideia da Samsung é lançar novos eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar louças, que também usem o Tizen e sejam compatíveis com o sistema ainda em 2015.

O Tizen é um sistema operacional aberto baseado no kernel do Linux e na biblioteca GNU C, desenvolvido pela Fundação Linux, para ser usado em dispositivos móveis como smartphones, tablets e sistemas de infotenimento de veículos. O software é uma das apostas da Samsung para combater a hegemonia do Android em seus eletrônicos.

TVs OLED valem mais a pena do que as Ultra HDs (4K)? Comente no Fórum do TechTudo.

As novas TVs estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes, com o menor deles custando US$ 5 mil (cerca de R$ 13.730). Ainda não há previsão de quando elas serão lançadas no resto do mundo.

Via RT

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares