Celular

28/02/2015 10h15 - Atualizado em 28/02/2015 10h15

Vale a pena investir em um smartphone com tela nas bordas?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O lançamento do Galaxy S6 Edge está próximo e, ao que tudo indica, a Samsung pretende adotar telas na borda do aparelho. O recurso já faz sua estreia no Galaxy Note Edge, que chegou a poucos mercados, mas pode se tornar bastante popular com o anúncio do novo top de linha Android. No entanto, será que vale a pena investir em um smart com tela lateral? Confira a análise do TechTudo.

Vazam supostas imagens do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge lado a lado

Tela lateral do Galaxy Note Edge também deve chegar ao Galaxy S6 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela lateral do Galaxy Note Edge também deve chegar ao Galaxy S6 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Afinal, o que é e como funciona essa tela lateral?

Anunciada como a “próxima inovação” do mundo dos smartphones pela Samsung, a tela lateral funciona visualmente como uma espécie de extensão do display frontal do aparelho. Em outras palavras, é como se a fabricante esticasse o painel para as bordas, eliminando as partes metálicas ou de plástico. No entanto, ao invés de trabalharem juntas, ambas operam individualmente.

Apresentada pela primeira vez no Galaxy Note Edge, a tecnologia da Samsung permite que o usuário possa dar dois comandos ao mesmo tempo: um na tela principal e outro na lateral. Assim, o não é preciso trocar de aplicativo o tempo todo para poder acessar informações ou fazer pequenas atividades, como ver anotações e calcular.

Note Edge tem display esticado na lateral do aparelho, mas que opera separadamente (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Note Edge tem display esticado na lateral do aparelho, mas que opera separadamente (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No Galaxy S6 Edge, apontado como provável lançamento no MWC 2015, a Samsung pode ir um pouco mais além. Rumores recentes indicam que a fabricante pode adotar duas telas laterais ao invés de uma. Com isso, o usuário teria uma terceira opção de execução de tarefas, configurações ou qualquer funcionalidade que a fabricante venha a adotar.

Quais as funcionalidades da tela lateral?

Embora muitos consumidores se questionam sobre a utilidade da segunda tela, a Samsung é direta: o display lateral é recomendado para quem deseja levar o conceito de multitarefas a sério. Ou seja, a linha Edge oferece ao consumidor a possibilidade de executar um aplicativo na tela principal e realizar comandos menos importantes na lateral.

Galaxy Note Edge tem player, notificações e Twitter para tela lateral (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Note Edge tem player, notificações e Twitter para tela lateral (Foto: Divulgação/Samsung)

Entre as tarefas atualmente apresentadas, a tela lateral da Samsung pode trazer pequenos atalhos para os principais aplicativos utilizados pelo usuário, que não precisará retornar à tela principal para trocar de app. Por exemplo, enquanto navega no Facebook, será possível abrir as suas mensagens, lista de contato ou navegador da Web apenas com um toque na lateral do aparelho.

Outras funções adotadas incluem a possibilidade de controlar a reprodução de música no display lateral através de pequenos controles, visualizar anotações, tuítes de amigos, placares de jogos, mercado de ações, entre outros. No Galaxy Note Edge, há ainda tarefas simples do dia a dia, como gravador de voz, cronômetro, régua e lanterna.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Note Edge traz gravador de voz, régua, cronômetro e outras funcionalidades na lateral (Foto: Divulgação/Samsung)Note Edge traz gravador de voz, régua, cronômetro e outras funcionalidades na lateral (Foto: Divulgação/Samsung)

Para o Galaxy S6 é possível que a Samsung lance mais funcionalidades de fábricas para atrair o consumidor, atualizando também as já existentes. Desde o lançamento do Note Edge, a fabricante disponibilizou kits de desenvolvimento para que apps e recursos de terceiros pudessem ser lançados para a tela lateral. Porém, é provável que as novidades demorem um pouco a chegar, já que o aparelho foi disponibilizado em poucos países e ainda é pouco utilizado.

Vale a pena comprar?

A tela lateral, assim como outras novidades, levantou diversas dúvidas e expectativas entre os consumidores mais ligados em tendências e fanáticos por tecnologia. Entretanto, é preciso analisar alguns fatores antes de colocar a mão no bolso. O primeiro deles é o seu perfil de usuário.

Atalhos na tela lateral do Galaxy Note Edge abrem aplicativos no display principal (Foto: Divulgação/Samsung)Atalhos na tela lateral do Galaxy Note Edge abrem aplicativos no display principal (Foto: Divulgação/Samsung)

 Se você quer estar por dentro de tudo o que é novidade entre os smartphones e não se importa de pagar mais caro por isso, a linha Edge pode ser uma boa escolha. Os aparelhos são recomendados ainda para quem não gosta de dar muitos toques para executar ações ou prefere trabalhar com notificações mais espaçadas na lateral do aparelho. Caso esses não sejam seus objetivos, o melhor é comprar um top comum.

Outros quesitos fundamentais a serem analisados são o preço e a disponibilidade. Como se tratam de telefones conceituais, a Samsung deve cobrar um alto valor pelo S6 Edge tal qual o fez com o Note Edge. Com isso, o valor do smartphone no Brasil deve beirar facilmente os R$ 4 mil. Isso se ele for lançado aqui, já que o Note Edge ficou restrito a apenas alguns mercados, excluindo o nosso.

Note e S6 Edge podem ser um investimento arriscado, embora sejam bom aparelhos (Foto: Divulgação/Samsung)Note e S6 Edge podem ser um investimento arriscado, embora sejam bom aparelhos (Foto: Divulgação/Samsung)

Por fim, a melhor saída para o consumidor fanático por novidades, mas controlado, é esperar para ver se a ideia vai realmente pegar. Com alguns meses, será possível perceber se desenvolvedores se interessarão pelos aparelhos da Samsung, se estes terão boas vendas e até mesmo se outras fabricantes adotarão a tela lateral. Assim, será mais fácil garantir que você não desperdiçará dinheiro com uma tecnologia avançada, mas mal utilizada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Sobreira
    2016-01-09T13:55:51

    deviriamos se unir para pedir que a samsung coloque os temas vingadores de volta não acho certo pagarmos um valor altissimo em um aparelho e não poder desfrutar suas qualidades!

  • Flavio Sobreira
    2016-01-09T13:54:16

    a samsung tem que colocar com urgencia os temas vingadores!!

  • Leandro
    2015-04-02T17:40:45

    O iphone é sim um bom aparelho; juntamento com seu OS, não nego porque já experimentei, mas o android também é um ótimo OS assim como os aparelhos da Samsung; nessas questões o que importa é gosto, ae vem nego e fala com 4 mil eu faço, com 4 mil eu faço aquilo. Eu digo, vcs que façam o que quiserem com seus dinheiro ninguém ta obrigando ninguém a comprar o aparelho!!! (E aposto que muitos do que falaram isso sequer tem esse dinheiro).

  • Edgard Santos
    2015-03-11T01:58:13

    Uma tela dessas quebrada deve custar 90% do preço do aparelho

  • Wagner Andrade
    2015-02-28T21:48:50  

    se vier a 4 mil reais to fora..so trouxa gasta isso ou mais (em iphone). com essa grana da pra comprar coisa mais util. a não ser que das duas uma...... 1 - vc seja rico,,...não sabe onde mais gastar dinheiro,, ou 2 - faça igual a maioria que vem aqui no g1,,,,compra nas casas bahia em 48x,,fica sem um centavo no bolso...ai pega.....vem aqui no g1 ...estufa o peito e diz....AI SEUS POBRES QUE USAM ANDROID...VC SAO BURROS..o iphone tem sistema proprio,,é de metal,, e vcs?? usam, celular de pobre,,de plastico,,nem sistema proprio tem... tem muito retardado aqui que faz e fala isso....

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-28T21:48:50  

      RETARDADÔÔÔÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÔ, PRA UMA OPINIÃO DESSAS, SE ALIMENTOU BEM COM BASTANTE ALFAFA...!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....IPHONE ROSA...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,.48 X...KKKKKKKKKKKKK,,HUMMMMMMM MENINA RECALCADA,,,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Cuca Beludo
    2015-02-28T16:17:29  

    COM 4 MIL COMPRO UM JEGUE E DOU DE PRESENTE PRA DILMA PRA FAZER BOM PROVEITO DA 5 PERNA DELE

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-02-28T16:17:29  

      alias,,quer vender sua hornet por 2 mil?

  • Lucas Erico
    2015-03-01T02:10:26  

    serio que isso aí é inovação?? colocar 1 microscopica tela no canto do aparelho, fazendo com que uma das quinas seja parte do display, e quebrará só de olhar!! e venham me dizer que essa por.c.aria tem alguma utilidade real.... Samsung já fez bons aparelhos, mas depois que percebeu o quanto o brasileiro é idi.o.ta e paga o que eles quiserem, virou essa avacalhação!! e ainda falam da apple, que pelo menos na época do jobs, era inovação atras de inovação, mas no caso de android, prefiro 100000x meu sony Z2 do que essa coisa ridícula e sem noção....

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2015-03-01T02:10:26  

      Cara, concordei com quase tudo, mas f.od.a é você achar que a samsung faz aparelhos preocupada se brasileiro vai comprar ou não.

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2015-03-01T02:10:26  

      Pablo Santos - brother, qualquer empresa, até as mais marrentas, como apple, sempre produzem preocupadas com vendas! e na proporção, o brasil é o melhor mercado da samsung....

  • Eduardo Silva
    2015-03-01T10:22:54

    vou comprar 3, o preço tá bom

  • Lázer Rodrigues
    2015-03-01T09:54:36

    4 mil é a dúzia?

  • Tony Stark
    2015-03-01T06:54:42

    Se o $teve Job$ estivesse vivo, iria fazer algo similar e dizer que foi idéia dele.

  • Paulinho Gogo
    2015-03-01T09:27:26

    Nao compraria um celular assim não celular de gay.

  • Paulo Silva
    2015-03-01T03:58:21  

    KKKKK 4 mil? Com 4 mil eu vou comprar uma TV 49' LG, um Home Blu-ray 5.1 LG e um PS4 (Mercado Livre, claro)...

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2015-03-01T03:58:21  

      Esse sabe empregar bem seu dinheiro hehehe.

  • Davidson Goes
    2015-03-01T09:14:04

    Arrumei um modo de ganhar grana, vou abrir uma seguradora de telefone celular sansung...

  • Fernando Silva
    2015-03-01T00:36:41

    Realmente vai ser o melhor aparelho do mercado!!!

  • Fernando Silva
    2015-03-01T00:32:37

    Parabéns Samsung pelas inovações.

  • Debochador V
    2015-02-28T21:54:53  

    Os fanboys do celular de mulher da Apple piram com essa notícia.

    recentes

    populares

    • Debochador V
      2015-02-28T21:54:53  

      Inverso.. aproveito e vejo a ignorância dos usuários de android.. Quando é postagem falando de iphone, vem aqui encher o saco com tudo que é argumento.. Agora a Samsung lança um aparelho do mesmo valor do Iphone 6, e até agora só vi vc falando da apple, só vejo argumento de gente falando que vai pro Moto G, provaram agora que falam mal do iphone só por causa do preço, agora aguenta, paga 4.000 num android la.

  • Adriano Rodrigues
    2015-03-01T00:09:01

    estamos vivendo em uma geraçao de consumistas, pode botar o preço que for. sempre vai ter alguem para comprar. consumismo sem fim!

  • David Silva
    2015-02-28T23:49:37

    Querem goumertizar o celular, daqui a pouco lançam modelos na casa dos dez mil dilmãs

  • Ignacio
    2015-02-28T23:32:14

    Fora Dilma!!!

  • Helano Eden
    2015-02-28T23:25:35

    4 MIL É LEITE E FRAUDAS DA MINHA FILHA PRA UNS DIAS VIU. TAKO

  • Dj Comodoro
    2015-02-28T22:15:22

    Começou a copiar muito o Iphone, virou um lixo. Não compro! Tirou o slot para cartões microSD, dificultou a troca da bateria e não é impermeável. Copiou o pior do Iphone. Deviam pelo menos acompanhar um kit com chaves de fenda, espátula e tutorial de como trocar a bateria.

  • Asaff Souza
    2015-02-28T21:57:06

    Se o celular de tela curva e esse preço imagina quando criarem o com tela transparente

  • Cuca Beludo
    2015-02-28T16:10:01  

    INVESTIR EM UMA MARCA COMO A SAMSUNG, É O MAIOR DESPERDÍCIO DE TEMPO E DINHEIRO, NUNCA FAÇA UMA LOUCURA DESSAS...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-02-28T16:10:01  

      não so na samsung seu desprovido de cerebro...imagine gastar 5 mil num iphone so pq é americano quem faz...aff so burro mesmo..

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-02-28T16:10:01  

      Grande diferença da samsung que é sul coreana ... E o valor do samsung s6 vai ser próximo de 4k.

  • Christopher Corrêa
    2015-02-28T21:35:28

    Com 4 mil compro Um Lumia 930 para cada pessoa aqui em casa e ainda faço um churrasco só de sacanagem.

  • Raphael Barbosa
    2015-02-28T21:31:59

    Esse preço é pra quem é muito rico e não se preocupa com dinheiro ou pra quem é pobre, quer aparecer e não tem outras contas pra pagar além do carnê do celular.