13/02/2015 10h00 - Atualizado em 13/02/2015 10h00

Watson agora tem recursos de fala, tradução e interpretação de imagens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O supercomputador Watson, da IBM, famoso por ter participado de um programa de perguntas e respostas na TV norte-americana, ganhou atualizações que o deixam ainda mais impressionante. A partir de agora, o computador ouve comandos e os traduz em texto, e vice-versa. O Watson também aprendeu a interpretar imagens e ganhou capacidades de fazer analogias para encontrar relações entre conceitos que estejam envolvidos com os comandos recebidos.

IBM vai liberar o uso do supercomputador Watson para desenvolvedores

Supercomputador ganha recursos que podem ser explorados comercialmente pela IBM (Foto: Divulgação)Supercomputador ganha recursos que podem ser explorados comercialmente pela IBM (Foto: Divulgação)

Todas essas novas funcionalidades orbitam o Watson Developer Cloud, uma comunidade de inovação criada pela IBM e que congrega gente do mundo inteiro, que é convidada a desenvolver novas aplicações para deixar o computador ainda mais impressionante.

Em relação aos novos serviços, o reconhecimento de imagens e a capacidade de analisar comandos para encontrar relações entre conceitos são os mais interessantes. O reconhecimento visual analisa o conteúdo de imagens, fotos e vídeos, para entender o que está acontecendo na imagem. Cada elemento que o Watson encontra no arquivo de imagem recebe uma classificação. A ideia da IBM é oferecer a plataforma para soluções de comércio virtual, que precisem conhecer mais dos clientes para potencializar vendas.

De forma semelhante, o Watson também é capaz de estabelecer relações entre conceitos de busca, por exemplo. Mais uma vez, a intenção da IBM é que esse serviço seja interessante para quem desenvolve plataformas de comércio virtual.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo. 

Outra ferramenta que vale mencionar é a da análise de contexto, em que o computador torna-se capaz de, com parâmetros que variam dinamicamente, mudar sua percepção sobre um problema. Nesse caso, a IBM oferece a solução para empresas que precisem avaliar estratégias de criação de novos produtos.

Via Developer IBM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares