Internet

16/02/2015 09h03 - Atualizado em 16/02/2015 09h03

YouTube faz 10 anos: descubra qual foi o primeiro vídeo do site

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, está completando 10 anos em 2015. O site revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e se tornou um dos principais serviços do Google. Conheça mais um pouco sobre ele e alguns acontecimentos desde o seu lançamento até hoje.

Desativar o DASH acelera o carregamento de vídeos do YouTube; entenda

YouTube está completando 10 anos (Foto: Divulgação/Google)YouTube está completando 10 anos; relembre sua criação e momentos importantes (Foto: Divulgação/Google)

O verdadeiros criadores do YouTube

Embora atualmente o YouTube seja parte do portfólio do Google e o nome dele seja extremamente associado à marca, o produto não foi uma criação da gigante. Na verdade, o site foi criado em fevereiro de 2005 por três ex-funcionários do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.

O criadores do YouTube: Chad Hurley,  Steve Chen e Jawed Karim (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)O criadores do YouTube: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

No inicio da história do serviço, o domínio “YouTube.com” foi ativado em 15 de fevereiro de 2005 e nos meses seguintes, o site foi desenvolvido. Para preparar o público para a novidade, foi oferecido o acesso a uma prévia do site em maio de 2005, seis meses antes do lançamento oficial, em novembro.

O primeiro vídeo

Curiosamente, o primeiro vídeo do Youtube não veio de um usuários do serviço, mas de um funcionário. Ele foi postado por Yakov Lapitsky, em 23 de abril de 2005. Este vídeo mostrava uma gravação do cofundador do site, Jawed Karim, em um zoológico. O vídeo tem apenas 19 segundos e foi nomeado como “Me at the zoo” (ou Eu no zoológico, em português).


YouTube é vendido ao Google

Depois de fazer bastante sucesso, o YouTube foi adquirido pelo Google em 9 de Outubro de 2006, pela quantia de US$ 1,65 bilhão em ações. A empresa já possuía seu próprio serviço de vídeo, o Google Video, mas este nunca alcançou ou chegou perto da audiência que o YouTube tinha. Com a aquisição, foi só uma questão de tempo para que o Google encerrasse as atividades do Google Video.

A compra ocorreu em um momento que o YouTube sofria pressões decorrentes de processos sobre infração de direitos autorais, sendo isso um dos principais fatores que levaram seus proprietários a fechar um acordo com o Google.

Visual do site do YouTube em 2005, quando foi criado  (Foto: Reprodução/InternetArchive)Visual do site do YouTube em 2005, quando foi criado (Foto: Reprodução/InternetArchive)

Depois do anuncio, o YouTube continuou operando independente, mantendo seus cofundadores e 67 empregados trabalhando dentro da empresa. A aquisição do YouTube finalmente foi fechada em 14 de Novembro, tornando-se a segunda maior aquisição do Google na época.

O motivo da compra era bem simples: como o Google é um empresa que ganha dinheiro principalmente com publicidade, possuir um serviço com a audiência do YouTube, era um passo natural para expandir o alcance de seu programa de anúncios AdSense, através dos vídeos, e também em se consolidar a empresa como um dos maiores provedores de serviços na Internet.

O crescimento do YouTube

Além de sua audiência crescer vertiginosamente a cada ano, o YouTube também começou a ganhar reconhecimento e algumas polêmicas. Na sua edição de 13 de novembro de 2006, a revista norte-americana Time, elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

Já no aniversário de cinco anos do YouTube, em 2010, o Google divulgou que até então o site não estava sendo lucrativo para seus proprietários.

De acordo com informações do próprio Google, o  YouTube tem atualmente mais de um bilhão de usuários, todos os dias as pessoas assistem a centenas de milhões de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações. Ano após ano, o número de horas por mês que as pessoas assistem no YouTube cresce até 50% e 300 horas de vídeo são enviadas ao serviço a cada minuto.

Atualmente o serviço está disponível em 54 idiomas e em mais de 40 países e reúne vídeos com aspectos de uma rede social, incluindo perfil, canais, curtidas e comentários. Seu maior atrativo para os criadores de conteúdo? Ele é capaz de transformar qualquer pessoa em uma celebridade instantânea e qualquer vídeo em um viral da Internet. Uma videoteca infinita, online e muito promissora.

Via YouTube

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Santos
    2015-02-16T14:06:19  

    A chamada diz que parece que foi ontem, mas pra mim parece que foi uma eternidade, pois eu não consigo me lembrar de como eram as coisas antes do YouTube.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2015-02-16T14:06:19  

      Vdd ó

  • Matheus Marques
    2015-02-16T14:35:05  

    Além de tudo ainda paga para os donos de canais interessantes e bem visualizados.

    recentes

    populares

    • Matheus Marques
      2015-02-16T14:35:05  

      só para ressaltar!: o site era para ser o promissor malhor concorrente do Youtube,no mundo!,não tem nada haver com VEVO,e era independete mesmo,igual ao Youtube,com a diferença que na época,o Youtube não pagava nada aos seus participantes de posts de videos,mas aquele determinado site sim!.não sei se tem haver com algo do típo 'Megaware",ou "Mega alguma coisa",mais só sei que me parece que tinha um nome típo assim,não necessariamente começando ou terminando com "Mega"!.

    recentes

    populares

    • Matheus Marques
      2015-02-16T14:35:05  

      Seria o Dailymontion?

  • Elida Goncalves
    2015-02-18T13:06:43

    Hoje o youtube é o ganha pão de muitas pessoas

  • Vitoria Close
    2015-02-18T12:25:43

    Gente no meu youtube hoje so apareceu as qualidade de imagem de 360 e 720p e o video fica dando umas fisgadas antes, nada acontecia em qualquer qualidade o que será?

  • Givanildo Mendes
    2015-02-16T14:36:59  

    E nem deram os créditos a Daniella Cicarelli ela foi a maior propulsora do site... foi a primeira vez que ouvi falar de youtube, fui ver a metida dela na praia.

    recentes

    populares

    • Givanildo Mendes
      2015-02-16T14:36:59  

      kkkkkkkkk... Pior q foi verdade! kkkkkk.. até anotei o site no armario... "Yutubi"

  • Gláucio Duarte
    2015-02-16T21:50:19

    Para mim foi uma das maiores invenções do homem. Eu não sou gente sem o Youtube e sem o a-tube catcher.

  • Luiz Campos
    2015-02-16T15:45:22

    ANTES DO YOUTUBE HAVIA O LAUNCH CAST COMPRADO PELO YAHOO COM ACERVO MUITO MELHOR NA EPOCA.