Sistemas Operacionais

27/03/2015 10h19 - Atualizado em 24/07/2015 18h08

Aplicativos universais da Microsoft agora se chamam apenas Windows Apps

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft decidiu dar um nome ao que vem sendo chamado até o momento de "aplicativos universais", que vão passar a se chamar apenas Windows Apps. O nome anterior foi lançado com o conceito “Metro” na era do Windows 8. O anúncio foi feito durante o evento WinHEC, na última semana.

Testamos o Windows 10 com Cortana; veja o melhor e o pior do novo sistema

O novo nome foi revelado pelo engenheiro Don Box e se refere a um conjunto de apps desenvolvidos para funcionar em qualquer dispositivo, seja ele um desktop, smartphone, tablet ou Xbox One.

Don Box, engenheiro da Microsoft, revela detalhes no WinHEC (Foto: Reprodução/Microsoft)Don Box, engenheiro da Microsoft, revela detalhes no WinHEC (Foto: Reprodução/Microsoft)



Haverão apenas dois tipos de aplicativos no Windows 10 : além do Windows Apps, também existirão os Windows Desktop Apps, que serão programas voltados apenas para computadores e notebooks.

Nós poderemos ter ferramentas, APIs e lojas em comum para todos os dispositivos 
Don Box, Microsoft

O especialista aponta que manter aplicativos universais vão trazer vários benefícios para desenvolvedores e usuários. “Nós poderemos ter ferramentas, APIs e lojas em comum para todos os dispositivos”, justifica.

A plataforma vai permitir que todos os aplicativos tenham um núcleo comum, com a possibilidade de adicionar elementos específicos para os dispositivos para os quais tenham sido programados para funcionar.

Desde o início, a empresa teve um problema com a marca destes aplicativos. Junto com o Windows 8, foram lançados diversos para a interface chamada “Metro”, o que se referia a um estilo de design comum a todos eles. Depois de um tempo, a Microsoft foi obrigada a abandonar o nome devido a problemas de copyright, mas o estilo continuou sendo usado.

Desde então, gigante de software passou a chamar a interface de Modern e estes aplicativos de “Apps do Windows 8″, e o estilo ficou conhecido por ser adotado em programas disponíveis na Windows Store.

Aplicativos universais podem funcionar em qualquer plataforma (Foto: Reprodução/Microsoft)Aplicativos universais podem funcionar em qualquer plataforma (Foto: Reprodução/Microsoft)

Via The Verge e Channel 9


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares