16/03/2015 06h00 - Atualizado em 16/03/2015 06h00

Arduino 'pet' se comunica como animal de verdade é sucesso no Kickstarter

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Ringo é um robô baseado em arduino e repleto de caracterísiticas para ser seu animal de estimação digital. Ele possui acelerômetro, giroscópio e luzes LED RGB, além de música, sons e sensores de comunicação, com tudo o que você precisa para dar uma personalidade real ao seu próprio “pet tecnológico”. O projeto está em fase de arrecadação no Kickstarter, e tem feito sucesso por lá. Saudade do seu Tamagotchi? Parece que essa novidade vai resolver esse problema.

Câmera que gruda ‘em qualquer lugar’ promete desbancar o pau de selfie

Ringo é um robô que se comunica como um animal de estimação (Foto: Reprodução/Plum Geek)Ringo é um robô que se comunica como um animal de estimação (Foto: Reprodução/Plum Geek)

O projeto está sendo desenvolvido pela startup americana Plum Geek, e, segundo eles, começou apenas como uma brincadeira de um dos desenvolvedores, que queria somente criar um robô para seu filhos pequenos brincarem. De acordo com os idealizadores, o Ringo é ideal para despertar a curiosidade de jovens engenheiros, sendo perfeito tanto para aqueles iniciantes em programação e robótica, como para os mais experientes, que podem criar comportamentos mais avançados.

E parece que a ideia agradou muita gente. O arduino cabe na palma da mão e está em campanha de arrecadação no site de financiamento coletivo Kickstarter. Ele já conseguiu quase cinco vezes a mais do que a meta inicial de U$ 12 mil (cerca de R$ 37.398,00).

O modelo foi inspirado em alguns dos robôs BEAM, um estilo de robótica que utiliza circuitos analógicos simples em vez de microprocessadores. Ringo é baseado em placa Arduino Uno, e tem acelerômetros e giroscópios de três eixos, seis LED RGB, elementos de som, sensores de luz, fontes de luz infravermelho, receptor de 38 kHz e sensores de borda. Ele carrega automaticamente sempre que conectado ao adaptador de programação ou cabo USB.

arduino (Foto: reprodução/Kickstarter)Arduino é equipdo com sensores de luz (Foto: Reprodução/Kickstarter)

Ringo tem algumas partes de grande utilidade em sua placa de circuito, que pode ser facilmente programada. A maior parte do trabalho pesado, ou seja, os códigos, já foram feitos pela equipe, facilitando seu trabalho, além de exemplos escritos e em vídeos de pilhas de códigos e sobre como escrever códigos para o robô, que os desenvolvedores irão entregar aos usuários. O modelo é vendido por a partir de U$ 69 (cerca de R$ 215,04) para o kit mais simples e pode ser enviado para o Brasil.

Confira um vídeo do modelo em funcionamento:


Via Kickstarter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Lima
    2015-03-24T18:50:40

    não vi a graça :P

  • Glauco Marques
    2015-03-17T11:21:23

    Excelente.