Acessórios

26/03/2015 09h12 - Atualizado em 26/03/2015 09h12

Conheça o Virtualizer, joystick que 'coloca' o jogador dentro do game

Anna Kellen Bull
por
Da redação

O Virtualizer é um aparelho que transforma um sonho de jogadores de videogame em realidade: ele usa todos os movimentos do corpo para controlar os games. O joystick "coloca" você dentro do jogo, permitindo caminhar, correr e metralhar livremente em todas as direções. A mente brilhante por trás do projeto chama-se Tuncay Cakmak, um austríaco que contou ao TechTudo como surgiu a ideia de produzir o dispositivo e como ele funciona.

Gran Turismo: veja curiosidades da série de corridas exclusiva da Sony

Assista ao vídeo do Virtualizer em ação abaixo:

Tudo começou com o tema da tese de mestrado em Física do Tuncay, em junho de 2012. De acordo com o austríaco, a ideia apareceu quando ele pediu o Wii Remote do irmão, conseguiu ligá-lo ao computador e começou a usá-lo para jogar Quake 3.

"Controlar a mira com o controle parecia mais natural do que usar um mouse e eu podia sentir o nível de adrenalina crescendo de imediato. Assim, após esta experiência, eu pensei em maneiras possíveis para aumentar a imersão ainda mais. E o que parecia mais gratificante para mim era ser realmente capaz de estar dentro de meus jogos favoritos", conta.

Virtualizer é um joystick que 'coloca' o jogador no game (Foto: Reprodução/Cyberith)Virtualizer é um joystick que 'coloca' o jogador no game (Foto: Reprodução/Cyberith)

Desse modo, Tuncay, de 27 anos, fundou a empresa Cyberith com o sócio Holger Hager e iniciou a campanha de financiamento do Virtualizer no Kickstarter. Em agosto do ano passado, eles alcançaram a meta com sucesso e venderam mais de 300 Virtualizers aos apoiadores no site, arrecadando cerca de R$ 929 mil.

O periférico nada mais é do que uma base acompanhada por três pilares. Além disso, ele traz um anel que fica em volta do corpo e detecta todos os seus movimentos. Com o sistema de fricção, o joystick permite que você ande, corra, pule, se abaixe e ainda ande abaixado. Também há um sistema de vibração que faz a base tremer de acordo com o jogo e suas ações. 

O Virtualizer tem uma base acompanhada por três pilares (Foto: Divulgação/Cyberith)Tuncay Cakmak, inventor do Virtualizer, conta como funciona o aparelho (Foto: Divulgação/Cyberith)

Para usar o joystick, basta ligá-lo em uma porta USB e ter um gancho para passar os fios dos óculos de realidade virtual, como Oculus Rift ou Samsung Gear VR, por cima do jogador. Por outro lado, se você não tiver um game com suporte para o acessório, é possível utilizar um programa próprio para traduzir suas ações para comandos de teclado. O produto requer apenas que o jogo seja em primeira pessoa, como Battlefield 4, GTA 5 e The Elder Scrolls V: Skyrim.

Infelizmente, ele não é compatível com títulos famosos de futebol, como PES 2015 e Fifa 2015. Uma vantagem é que o gadget dispensa o uso de sapatos especiais - diferente de outros controles semelhantes, como o Virtuix Omni. A única recomendação é colocar meias para que os pés deslizem bem pela superfície.

Qual é o melhor jogo de realidade virtual online? Comente no Fórum do TechTudo.

O preço e a data de lançamento, porém, ainda não foram divulgados. A única informação confirmada é que eles começarão a vender o produto em breve no mundo todo por meio da loja online oficial.

"O movimento de Realidade Virtual está apenas começando, mas estou convencido de que ele será a maior revolução tecnológica desde a Internet. Fazer parte dessa revolução é, em si, um grande sucesso. Recebemos muitas repostas positivas em relação ao Virtualizer e nós da Cyberith estamos muito confiantes. A nossa empresa está olhando para um futuro brilhante", conclui Tuncay Cakmak.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Feris
    2015-03-30T15:18:18

    Imagina um counter strike ai?!

  • Mario Augusto
    2015-03-27T17:50:30

    O jeito é começar a juntar dinheiro, pra quando lançar poder pagar a primeira das 48 parcelas!!!

  • Rafael Soares
    2015-03-26T11:51:54

    Parece que no futuro os nerds gordinhos não vão existir mais.

  • Joao Santos
    2015-03-26T13:50:31  

    affs n e nada mais que um oculus rift ou oculus vr com uma base

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2015-03-26T13:50:31  

      Você tem que levar em conta a questão da movimentação, estando em um suporte onde vocês consegue se agachar ou ficar em pé sem estar literalmente sustentando todo peso do corpo além de que cada tipo de jogo exige um joystick diferenciado como arma ou arco e flecha levando em conta o desafio de realizar os mesmos movimentos de dentro do jogo.

  • Luiz Júnior
    2015-03-26T12:43:07

    prevejo isso custando 5 milhoes no Brasil!

  • Mario Augusto
    2015-03-26T12:08:36

    Certamente eu gostaria de ter um desses!!! Deve ser Show demais jogar BF4 ou Farcry4 com esses joystick!!!

  • Fabricio Braga
    2015-03-26T09:42:38  

    Se eu coloco um trambolho desse no meio da minha sala minha mulher tem um infarto...

    recentes

    populares

    • Fabricio Braga
      2015-03-26T09:42:38  

      Minhas namoradas iam pirar também.

    recentes

    populares

    • Fabricio Braga
      2015-03-26T09:42:38  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk logo começa a sair notícias... Mulheres infartam em casa aparentemente sem motivo específico, Maridos não conseguem ver o memento por estarem concentrados no jogo.. kkkkkkkkkkkk