Internet

18/03/2015 11h01 - Atualizado em 18/03/2015 11h01

Dia do Consumidor no Brasil: veja dicas de segurança e compare preços

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Apesar do Dia Internacional do Consumidor ser comemorado no dia 15 de março, a data no Brasil vem um pouco depois neste ano. Celebrado por grandes nomes do varejo virtual, o dia é comemorado nesta quarta-feira (18), com descontos nos maiores e-commerces do país e em produtos desejados.

Sete conselhos de segurança para ninguém descobrir a senha do seu Wi-Fi

No dia 18 de março deste ano também se celebra o segundo aniversário da regulamentação do e-commerce no Brasil. Na data, o principal objetivo das empresas é estimular o consumo no primeiro semestre do ano, quando as pessoas costumam gastar menos. Por isso, o dia é marcado por um grande número de ofertas e chega até a ser conhecido como "Black Friday" fora de época. 

Varejo brasileiro comemora Dia do Consumidor nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Ecommerceguide)Varejo brasileiro comemora Dia do Consumidor nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Pond5)


Aproveite o dia para comparar preços, buscar pro produtos que você desejada há muito tempo e aproveitar os descontos. Fique atento a questões de segurança e saiba como não ser enganado.

Tenha certeza que o site é seguro

Durante datas comemorativas, muitos e-commerces falsos ou pouco confiáveis enviam e-mails com ofertas 'imperdíveis' com o intuito de enganar o consumidor e roubar seus dados. Por isso, é importante checar a procedência do site antes de inserir qualquer informação. 

Uma forma de fazer isso é verificar se o site possui 'https'. Os sites confiáveis possuem um cadeado antes de seu endereço - isso significa que certificados de segurança protegem sua transação.

Cuidado com as suas senhas

É importante ter diferentes senhas para diferentes sites. Isso dificulta o trabalho do hacker e impede que ele tenha acesso a sua conta em mais de uma plataforma. 

Não use redes públicas

Do mesmo modo que você está utilizando a rede pública sem passar por nenhuma triagem, um hacker também pode estar. Dessa forma, ele poderá "ver" o que você está fazendo e roubar seus dados. 

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Tenha um bom antivírus

Apesar de simples, essa é uma dica muito importante. O antivírus funcionará como uma muralha, para impedir que malwares sejam instalados no seu computador e roubem suas informações. 

Compare preços

Um dos sites mais conhecidos para comparar preços – e criador da data – é o Buscapé. Ele tem, também, aplicativos para Android e iOS, o que facilita a busca de produtos em dispositivos móveis. Mas ele não é o único. 

O Google também tem o seu site para buscar os melhores preços: o Google Shopping Brasil. A ferramenta é simples e aparece junto com os resultados da página tradicional do buscador.

Para procurar não somente por produtos, mas também marcas, uma das melhores opções é o Bondfaro. Agora, se o mais importante é saber a qualidade do produto, vá ao Zoom – ele só mostra itens de empresas qualificadas e possui diferenciais como “Entenda antes de comprar”.

Além disso, o Cota Cota compara preços de produtos no Brasil e nos Estados Unidos, para saber se realmente vale a pena comprá-lo por aqui - especialmente com a alta do dólar. As opções são muitas, basta escolher a sua preferida e ir aproveitar as ofertas do dia do consumidor antes que ele acabe.    

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares