Internet

02/03/2015 19h38 - Atualizado em 02/03/2015 19h59

Facebook libera 17 opções de gênero no Brasil baseadas em grupos LGBT

Laura Rezende
por
Da redação

A partir desta segunda-feira (02), o Facebook tornou disponível 17 opções de gêneros diferentes, além da possibilidade de escolha livre de como o usuário quer ser identificado na rede. Grupos de defesa de direitos dos cidadãos LGBT ajudaram no desenvolvimento da funcionalidade, que ainda possui opção de ser pública, privada ou personalizada, como apenas para um grupo de amigos, por exemplo.

Facebook lança recurso para ajudar a prevenir suicídios

Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai))Facebook desenvolve 17 novos gêneros para usuários da rede (Foto: Reprodução/André Sugai)


Os usuários também podem definir qual pronome preferem ser tratados: feminino, masculino ou neutro. Essa função serve para casos de notificações da rede, como de aniversário ou marcação de fotos.

O pronome no Facebook pode ser escolhidos pelos usários  (Foto: Divulgação/ Facebook)O pronome no Facebook pode ser escolhido pelos usários (Foto: Divulgação/ Facebook)

Segundo o Facebook, o foco da nova ferramenta é aprimorar de forma simples as manifestações de múltiplas identidades. “Com este lançamento, a ideia é que o trabalho permaneça em construção contínua. Nosso principal objetivo é dar às pessoas uma maneira de se expressarem de forma autêntica, assim, nossa intenção é que não seja algo estático, mas que acompanhe as mudanças e as necessidades da nossa comunidade”, explica o líder de políticas públicas do Facebook Brasil, Bruno Magrani.

Novas definições de gênero no Facebook (Foto: Divulgação/ Facebook)Novas definições de gênero no Facebook (Foto: Divulgação/ Facebook)

As 17 sugestões iniciais do Facebook foram Cross gender, Feminino, FtM, Homem (trans), Homem transexual, Masculino, MtF, Mulher (trans), Mulher transexual, Neutro, Pessoa trans, Pessoa transexual, Sem gênero, Trans homem, Trans mulher, Transgênero e Travesti.

Quais os problemas das redes sociais de hoje? Comente no Fórum do TechTudo

A função já existe nos Estados Unidos desde Fevereiro de 2014 e também está disponível em diversos países do mundo como Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca e Argentina. Cada país apresenta opções de gênero diferentes, já que são criadas pelo trabalho de comunidades locais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Zinho
    2016-02-16T12:42:27

    Faltou o "MACHO BOLSONARIANO"

  • Ezio
    2015-03-03T21:37:17

    Boa notícia como transgênero não me sentia bem escolher entre masculino e feminino

  • Renato Bras
    2015-03-03T06:22:00

    desnecessário, o ideal seria feminino, masculino e mais uns dois no máximo mais três de definições de gênero.

  • Camila Felix
    2015-03-02T23:10:54

    Nossa as fichas de inscrições podem ficar gigantes se isso pegar... só isso que vejo de complicado.

  • Paulo Jr
    2015-03-03T08:15:39  

    Na boa, não tenho preconceito nenhum. Tenho amigos gays, mas o sexo é apenas dois. Ou a pessoa nasce mulher (feminino) ou nasce homem (masculino). Agora, valeria colocar um campo "Gênero" e aí sim a pessoa selecionar a definição de gênero.

    recentes

    populares

    • Paulo Jr
      2015-03-03T08:15:39  

      E quanto aos trans?

    recentes

    populares

    • Paulo Jr
      2015-03-03T08:15:39  

      Sexo é diferente de identidade de gênero. Existem pessoas que nascem com o corpo de homem, mas se identificam com o sexo feminino (ou vice versa). Essas pessoas, podem ou não se "transformarem" no outro sexo. Mas devem ser tratadas como elas vivem. Se é uma transsexual feminina, ela deve ser tratada assim. E não como homem, gerando desconforto e tals... Legal essa atitude do facebook!

  • Rodrigo Rocha
    2015-03-03T09:28:34

    Desnecessário!