Internet

05/03/2015 16h33 - Atualizado em 05/03/2015 16h49

Facebook vai remover contas inativas; curtidas em páginas podem diminuir

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Facebook vai mudar a forma de contar o número de curtidas recebidas por páginas, informou a rede social nesta quinta-feira (5). A partir de agora, o site não vai mais somar as contas desativadas ou memorializadas (de pessoas que já morreram), o que vai fazer com que muitas páginas de marcas e fãs percam algumas curtidas. A intenção é tornar os dados mais consistentes e próximos da realidade.

Facebook: 30 coisas que a rede social sabe sobre você

Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai))Facebook (Foto: Pond5)

A mudança deve ser implementada a partir das próximas semanas e administradores de páginas já estão recebendo avisos sobre as novas regras nas páginas de configuração e administração de curtidas de fãs.

O texto diz: “Recentemente atualizamos a forma como medimos o número de pessoas que curtiram sua Página. As Páginas poderão observar uma redução do número de curtidas após 12 de março quando removeremos as curtidas de contas do Facebook inativas”.

A remoção da curtida para contas inativas é temporária e só é computada enquanto a conta permanecer desta forma. Caso ela seja reativada, a curtida volta a ser computada no total das páginas. Ou seja, se o usuário volta para a rede social, ele também volta a ser um fã da página, engordando estatísticas. O Facebook também informa que a mudança não deve afetar o alcance dos posts.

Segundo a rede social, existem dois benefícios importantes para a mudança. O primeiro é garantir que empresas ou entidades tenham acesso a resultados mais confiáveis. Isto faz com que sua percepção sobre seu público seja mais clara e permite que eles tenham em mãos dados mais importantes.

Curtidas de contas inativas deixarão de ser computadas no Facebook (foto: Reprodução/Facebook)Curtidas de contas inativas deixarão de ser computadas no Facebook (foto: Reprodução/Facebook)

A alteração também é importante para dar consistência às práticas do Facebook. A rede social já havia adotado uma medida semelhante para posts individuais de páginas, que também não contam curtidas de contas inativas ou memorializadas. Desta forma, a rede social mantém um único padrão que passa a ser seguido em todo o site. Recentemente, o Instagram passou por processo semelhante contra fakes.

Via Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Sousa
    2018-05-17T01:59:16

    FRANCISCOWILHA SABOIA

  • Célio Azevedo
    2017-03-04T17:56:44

    Estão removendo até as ativas.

  • Célio Júnior
    2016-10-03T19:08:14

    Para quê isso?

  • Diego Santos
    2015-03-20T17:26:37

    Que Bom-'

  • Patriic Alves
    2015-03-06T12:01:19  

    Olha os hacks, caindo de fama !

    recentes

    populares

    • Patriic Alves
      2015-03-06T12:01:19  

      kkk

  • Fabio Zwarycz
    2015-03-06T10:59:51  

    "Facebook vai remover contas inativas", "A remoção da curtida para contas inativas é temporária e só é computada enquanto a conta permanecer desta forma. Caso ela seja reativada, a curtida volta a ser computada no total das páginas." Alguem me explica isso?

    recentes

    populares

    • Fabio Zwarycz
      2015-03-06T10:59:51  

      No Facebook não há a opção de 'excluir definitivamente a conta', só é possível a desativação, é como se a conta estivesse 'congelada', não fica visível para os seus amigos. Caso você queira reativar a conta é só fazer login e pronto, ela está ativa novamente, do mesmo jeito. Ou seja, você curtiu a página X e resolveu desativar sua conta, a página 'perderá um like', ao reativar a conta a página recuperará o seu 'like', pois você estará ativo.

  • Bruno Shinkou
    2015-03-06T03:49:53

    O Facebook tá uma bela porcaria com Fanpage faz tempo. Páginas com milhares de curtidas e alcance ínfimo. Tem até pagantes insatisfeitos. Como rede social eu não sei, mas como veículo de publicidade, tá um lixo.

  • Vanilton Viza
    2015-03-05T20:49:58

    Que bom ... Já podiam dar a opção (excluir a conta permanentemente) desde qnd se criou.