Internet

02/03/2015 07h15 - Atualizado em 02/03/2015 07h15

FaceTime no Android? Veja 5 dicas para substituir aplicativo da Apple

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O FaceTime é um app exclusivo para iOS que permite fazer chamadas de vídeo, no entanto, existem boas opções para substituir o recurso no Android. Então, para não precisar comprar um iPhone e mesmo assim fazer suas chamadas de vídeo com os amigos, confira a lista com os cinco melhores aplicativos. As funções dos apps são bem completas e gratuitas para usuários do sistema móvel do Google.

Veja lista com os melhores concorrentes do WhatsApp no Brasil

1) Hangouts

O mensageiro do Google oferece opções para enviar mensagens pelo celular e ainda permite fazer chamadas de voz e vídeo com seus amigos. A funcionalidade é bem simples, basta abrir a tela de conversa com seu contato e tocar no pequeno ícone de “câmera de vídeo”, no topo da tela. A chamada será inicializada automaticamente, como se estivesse ligando para a pessoa. No entanto, não há cobrança de tarifas, sendo necessário apenas que o smartphone esteja conectado com uma rede de Internet 3G, 4G ou Wi-Fi.

Google Hangouts pode ser um tipo de Facetime para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Google Hangouts pode ser um tipo de Facetime para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dessa forma, ele é uma boa alternativa para o Facetime no Android, tendo também suporte para versão web. Para usar, basta que ambos tenham uma conta Google, e serve o seu e-mail no Gmail. Vale lembrar que a qualidade da conexão depende da velocidade da Internet na qual o celular está ligado. Além dos chats pessoais, é possível convidar mais amigos para a conversa. A interface é bem fácil de usar e completa.

2) Skype

O Skype já é bem popular entre os usuários de desktop, e também pode ser um bom substituto do Facetime para Android. Isso porque ele oferece a opção de fazer chamadas em áudio e vídeo gratuitamente pelo app. Para usar, basta baixar o serviço da Microsoft no celular e adicionar seus amigos que também tenham Skype. O recurso permite chats com múltiplos contatos e só precisa de conexão com a Internet para funcionar, sem gastos extras, nesse caso.

Skype é um popular app para fazer chamadas de vídeo e enviar mensagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Skype é um popular app para fazer chamadas de vídeo e enviar mensagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O vídeo pode ser transmitido em HD, mas isso depende da qualidade da câmera frontal do seu smartphone. Para iniciar a chamada de vídeo, basta tocar no contato e depois selecionar o item de câmera, na base do app. Pronto, tudo será encaminhado automaticamente e o contato receberá sua ligação. Além disso, o interessante é que ele conecta usuários mobile e desktop, podendo realizar a chamada pelo celular e atender no computador, por exemplo. Para completar, o Skype também funciona como mensageiro, permitindo enviar recados apenas em texto, com uso de emoticons e do anexo de imagens.

3) Viber

O Viber também é um mensageiro gratuito que permite fazer chamadas de áudio e vídeo entre seus usuários, de forma gratuita no Android. A sua plataforma é mais voltada para celular, apesar dele também oferecer uma versão para PC. Tudo o que você precisa é um smartphone conectado à Internet e uma conta do Viber. Vale lembrar que para poder conversar por vídeo com seus amigos, eles também precisam ter o app ativo no celular.

Viber permite fazer chamadas de vídeo entre usuários (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Viber permite fazer chamadas de vídeo entre usuários (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para começar a chamada de vídeo, abra a conversa com seu contato e inicie uma chamada tradicional, tocando no item de “telefone”. Depois que iniciar, você poderá ativar o recurso de vídeo, selecionando o ícone de “câmera” na tela.

4. Tango

O Tango também pode ser uma boa alternativa ao Facetime no Android, com opções completas para fazer chamadas de vídeo com seus amigos. Para isso, você precisa instalar o app, criar uma conta de forma simples e adicionar seus contatos no serviço. O Tango oferece uma boa transmissão de áudio e vídeo, sendo possível ainda enviar mensagens de texto. Tudo de forma gratuita. Os seus contatos também precisam ter uma conta no serviço para poder fazer as chamadas.

Tango oferece recursos para video-chamadas pelo app Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Tango oferece recursos para video-chamadas pelo app Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para começar a chamada de vídeo, basta acessar sua lista de amigos e clicar no ícone da “câmera”, na lateral direita da tela. A ligação será iniciada automaticamente, com um toque parecido com o de telefone. Para completar, o Tango tem recursos extras, como alguns games que podem ser jogados com seus amigos em tempo real.

5) Zoom.us

Por fim, o serviço Zoom.us oferece uma plataforma mais empresarial, mas nada impede que você utilize com seus contatos para ter um Facetime no Android. Ele tem recursos mais avançados, que podem ser personalizados, e oferece chamadas em vídeo de alta qualidade. O pacote gratuito oferece chamadas com um ou mais amigos, e requer conexão com Internet, seja Wi-Fi, 3G ou 4G.

Zoom.us é mais voltado para conferências profissionais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Zoom.us é mais voltado para conferências profissionais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Zoom.us é mais voltado para conferências profissionais, sendo bem fácil de usar. Basta fazer uma conta, adicionar os contatos e iniciar a ligação. Além disso, você pode entrar em chats já existentes ou compartilhar links de conferências já criadas. Para começar uma chamada em vídeo, basta tocar no contato e selecionar o ícone de câmera, no menu inferior do app. Depois, a conferência será inicializada automaticamente, sendo possível adicionar outros participantes. É o único da lista que tem interface apenas em inglês.

Qual é o melhor aplicativo para chamadas por vídeo? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares