Celular

30/03/2015 06h00 - Atualizado em 30/03/2015 06h00

Galaxy A5 ou Moto X? Veja qual leva a melhor no comparativo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Samsung renovou seus smartphones em 2015, começando pela linha intermediária, com os novos Galaxy A5 e Galaxy A7. Isso pode interessar aos consumidores que optaram por concorrentes como a Motorola e os bem-sucedidos Moto G e Moto X. Será que a fabricante coreana consegue oferecer um pacote de hardware e software superior? Veja a resposta no comparativo entre Galaxy A5 e Moto X, dois aparelhos vendidos no Brasil na mesma faixa de preço.

Conheça os smartphones dual-chip com 4G à venda no Brasil

Moto X ou Samsung Galaxy S5? Veja qual smartphone tem mais a ver com você (Foto: Arte/TechTudo)Samsung Galaxy S5 ou Moto X? Veja qual smartphone tem mais a ver com você (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto X

O Galaxy A5 é um smartphone intermediário, então não espere desempenho acima da média na reprodução de jogos pesados ou algo parecido. Seu processador é só um pouco mais avançado que o encontrado no Moto G, “irmão menor” do Moto X, um Qualcomm Snapdragon 401 de quatro núcleos. Ou seja, ele é indicado para quem usa o smartphone para mandar e-mails e checar redes sociais, além de outros apps mais simples.

Moto X tem bom funcionamento para uso diário com processador quad-core (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Moto X tem bom funcionamento para uso diário com processador quad-core (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Moto X tem bom funcionamento para uso diário com processador quad-core (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual é o melhor smartphone para comprar?Comente no Fórum do TechTudo

O Moto X é praticamente de outra categoria, apesar de seu preço ser similar. No coração, está um chip Snapdragon 801, também da Qualcomm, capaz de rodar qualquer app da Play Store com fluidez. O aparelho da Motorola ganha até na memória RAM, pois, mesmo oferecendo 2 GB como o Galaxy A5, seu sistema mais limpo deixa mais espaço disponível para ser usado por apps.

O armazenamento interno em ambos é o mesmo, de 16 GB, mas o Galaxy A5 leva vantagem por permitir expansão do espaço para guardar arquivos para adicionais 64 GB via cartão microSD.

Bateria: Moto X

O Moto X tem hardware mais poderoso e uma tela que precisa de mais energia para trabalhar, mas, mesmo assim, ainda consegue entregar mais autonomia de uso quando comparado ao Galaxy A5. O smartphone da Motorola suporta, em média, um dia e meio de uso moderado de jogos e apps, enquanto o telefone da Samsung não passa de um dia.

Tela: Moto X

Detalhe do alto-falante do novo Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe do alto-falante do novo Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O display do Moto X é muito superior em termos de resolução. Ele oferece uma tela Full HD, com 1080 x 1920 pixels em um painel de 5,2 polegadas, resultando em uma densidade de pixels de 424 PPI. O A5 tem resolução menor, somente HD, com 720 x 1280 pixels distribuídos sobre uma tela de 5 polegadas, deixando a densidade de pixels menor, com 294 PPI.

A qualidade da imagem é muito similar, pois ambos são equipados com displays Amoled, com cores saturadas e tons pretos mais realísticos. Mas o Galaxy leva ligeira vantagem sobre por equipar um painel um pouco superior, o Super Amoled da Samsung, que permite mais brilho e economiza mais energia.

Design: Galaxy A5

A5 conta com tecnologia super Amoled e proteção Gorilla Glass 4 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)A5 conta com corpo metálico e acabamento cuidadoso (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O principal atrativo da Série A da Samsung é seu design. Com acabamento metálico e os traços clássicos da linha Galaxy, ele é muito mais elegante do que qualquer smartphone que a Motorola tenha lançado recentemente, o que inclui, é claro, o Moto X. Se você valoriza o design e um belo material de construção, certamente o A5 lhe será mais agradável de segurar nas mãos.

O Galaxy ainda é menor em todas as dimensões e no peso, mesmo sendo construído com metal. O A5 mede somente 139,3 mm de altura, por 69,7 mm de largura e 6,7 mm de espessura, com 123 g de peso, enquanto o Moto X chega a 140,8 mm de altura, 72,4 mm de largura e 10 mm de espessura, com um corpo pesando 144 g. Como resultado, o telefone da Samsung se torna muito mais fácil de manusear com uma só mão.

Câmeras: Galaxy A5

Traseira do Galaxy A5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Detalhe da câmera traseira do Galaxy A5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A Samsung não colocou sua melhor câmera nos smartphones da Série A, mas o resultado é muito próximo do que se vê em aparelhos top de linha da marca. O sensor traseiro tem 13 megapixels e captura imagens com um bom nível de detalhes em ambientes iluminados. Na frente, a câmera é de 5 megapixels e com um ângulo de captura maior, permitindo tirar selfies melhores. O desempenho das câmeras à noite não é bom, mas se equipara a concorrentes da mesma faixa de preço.

Moto X tem lente traseira com 13 megapixels e oferece 2 megapixels na frontal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Moto X tem lente traseira com 13 megapixels e oferece 2 megapixels na frontal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Moto X tem lente traseira com 13 megapixels e oferece 2 megapixels na frontal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Moto X também traz uma câmera de 13 megapixels na traseira, mas a qualidade não chega a ser a mesma vista no Galaxy – aliás, qualidade de foto não é forte de nenhum aparelho da Motorola. O sensor frontal é muito ruim se comparado ao do A5, com somente 2 megapixels e capacidade de fotografar somente quando há muita luz sobre o objeto. Em resumo, o Galaxy A5 captura fotos com muito menos ruído, além de mais recursos de software, superando a câmera do Moto X de segunda geração em quase todos os aspectos.

Sistema operacional: Moto X

A Samsung vem tentando refinar a interface criada sobre o Android, e a prova disso é a versão muito mais leve e funcional encontrada no A5. Ela está mais bonita, ocupa menos espaço na memória, mas, mesmo assim, ainda não consegue ser tão leve e fluida quanto a encontrada no Moto X. Com o Google Now Launcher como padrão e pouquíssimas modificações frente ao Android original, o sistema do Moto X é mais estável, fácil de usar e consome menos bateria.

moto-x-apps-da-semana (Foto: Moto X tem ótima câmera frontal (Foto: Isadora Diaz/TechTudo))Com Android 5.0 Lollipop puro, o Moto X roda o sistema melhor que o adversário (Foto: Isadora Diaz/TechTudo))

Mas isso não quer dizer que a TouchWiz, da Samsung, não tenha seus adeptos. Grande parte disso vem da quantidade enorme de funções extras implementadas pela dona do Galaxy S5, como a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo na tela.

Preço e disponibilidade: Empate

O Moto X pode ser adquirido na loja oficial da Motorola por R$ 1499, mas é possível encontrá-lo por um pouco menos que isso em outros sites na Internet. O mínimo que ele chega é na casa dos R$ 1300, quase o mesmo pelo qual o Galaxy A5 é vendido no varejo online.

Conclusão: Moto X

moto-x-foto-destaque (Foto: TechTudo)Apesar de uma vitória de 5x3 do Moto X, a escolha do aparelho depende do seu objetivo (Foto: TechTudo)

As especificações no papel podem fazer parecer uma briga perdida para o Galaxy A5 frente ao Moto X, mas não é bem isso que acontece ao considerarmos todos os quesitos do comparativo. Na verdade, os dois se mostram equilibrados o suficiente para atender a públicos distintos: se você preferir desempenho e estabilidade, não há dúvidas de que o Moto X é a melhor escolha, mas o A5 apela muito mais a quem prefere um design mais refinado.

Outros pontos que também podem ser considerados na hora da compra são características mais especificas, como câmera melhor ou o suporte a dois chips, encontrado somente no A5 Dual, ou na rapidez do Moto X para receber atualizações do Android – o modelo brasileiro já roda o 5.0 Lollipop, enquanto o A5 ainda está com o 4.4 “KitKat”.

O preço dos dois é quase o mesmo, mas fica muito clara a distinção do que se está pagando em cada um deles. A Motorola está vendendo um hardware mais avançado, enquanto a Samsung está pedindo R$ 1300 pelo metal que investiu no acabamento. Saiba em que grupo você se encaixa e a escolha se tornará fácil.

Tabela comparativa entre o Moto X e o Galaxy A5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Moto X e o Galaxy A5 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jesus Aragão
    2016-01-19T07:40:50

    Eu até ia começar a ler a reportagem só pra ver o Moto X dá uma "lavada" no A5. Mas quando vi que a comparação já foi dizendo que de memoria interna ambos têm 16gb, nem continuei. Já foi ridículo querer comparar o Moto X 2a Geração com o A5 e ainda por cima não conhecem o produto que estão testando. Para com isso!

  • Eduardo Lima
    2015-04-01T10:59:59  

    Fiquei com muita dúvida entre os 2.. Daí comprei o A5, por ter um design lindo, uma excelente câmera, entrada pra dois chips ou cartão de memória, touchwiz melhorada em relação ao antigos galaxys, entre outras qualidades.. Enfim, sei q o Moto X ganha em muita coisa, até testei o da minha amiga mas sinceramente não gostei, por ser android puro. Cada um tem sua opinião e não vale a pena discutir.. É questão de gosto!

    recentes

    populares

    • Eduardo Lima
      2015-04-01T10:59:59  

      A camera frontal é melhor que a do Moto g ?

    recentes

    populares

    • Eduardo Lima
      2015-04-01T10:59:59  

      sim

  • Alexandre Mendonça
    2015-06-15T21:32:20  

    Comprei um motorola X 2 Geração em fevereiro de 2015. Peguei chuva, molhou por cima mas não me preocupei, já tive outros motorolas e eram resistentes a agua. Só que começou a apresentar defeitos. Levei na garantia, expliquei que tinha pego chuva mas pelo pouco que ficou úmido não seria motivo.... Resultado: A Motorola negou-se a consertar com o argumento de mau uso, dizendo que eu expus o aparelho a agua. Lamentável. Vou ter que pagar o conserto. Alguem quer comprar um Motorola X 2 geração reparado? Vou comprar um que me garanta a resistencia a chuva, pelo menos.

    recentes

    populares

    • Alexandre Mendonça
      2015-06-15T21:32:20  

      opa quanto?

    recentes

    populares

    • Alexandre Mendonça
      2015-06-15T21:32:20  

      blz, compra la um celu que é resistente a chuva ai quando chover vc fica andando na chuva pra ele molhar kkkk qual é cara celular não foi feito pra fica andando com ele na chuva não acorda.

  • Rafael Moreira
    2015-03-30T19:55:46  

    Branco, metal e bambu foi uma das combinações mais elegantes que já vi em um smartphone. Esse aspecto é muito subjetivo para dar vitória ao design genérico da Samsung.

    recentes

    populares

    • Rafael Moreira
      2015-03-30T19:55:46  

      Concordo com você Rafael! Tenho um versão bambu e ele é realmente diferenciado da concorrência.

    recentes

    populares

    • Rafael Moreira
      2015-03-30T19:55:46  

      Comprei o meu hoje, branco, metal e bambu! acho ele lindao!!

  • Edmundo Lima
    2015-03-30T22:52:56  

    comprei um moto x muito bom por sinal mas tem um detalhe muito importante q não foi dito na reportagem a minha bateria ta viciada e não sei como trocar pois é um corpo so

    recentes

    populares

    • Edmundo Lima
      2015-03-30T22:52:56  

      Cara... Provavelmente é um aplicativo que tá drenando a sua bateria... Bateria de Li-Ion não "vicia". Faça um reset de fabrica e reinstale seus aplicativos, observando após qual instalação o problema retorna.

    recentes

    populares

    • Edmundo Lima
      2015-03-30T22:52:56  

      Edmundo, tive o mesmo problema após atualizar o lollipop, por cima do kitkat. Caso você tenha feito o mesmo, faça um hard reset. De preferência faça um backup completo com o programa Wondershare Mobile go, que você baixa diretamente no site do mesmo nome. Tem que habilitar a opção de Depuração USB para o programa aceitar.Depois faz o hard reset, onde muitos sites explicam passo a passo.

  • Marcelo Ramos
    2015-03-30T15:04:24  

    Quem nasceu Motorola nunca será Samsung!

    recentes

    populares

    • Marcelo Ramos
      2015-03-30T15:04:24  

      E quem nasceu samsung jamais será Motorola

    recentes

    populares

    • Marcelo Ramos
      2015-03-30T15:04:24  

      Realmente, será melhor...

  • Jesse Jorge
    2015-03-31T02:01:07

    O Moto X tem 32gb e não 16gb, como diz a matéria.. Amadorismo...

  • Mauricio Nunes
    2015-03-30T10:50:20  

    Excluíram meu comentário, mas comento de novo. É óbvio que o Moto X é melhor. Que comparativo mais desnecessário, Senhor Techtudo. O Moto X é concorrente do S5, não tentem rebaixá-lo.

    recentes

    populares

    • Mauricio Nunes
      2015-03-30T10:50:20  

      A aparelho em si é melhor a empresa motorola em si é que é um lixo

    recentes

    populares

    • Mauricio Nunes
      2015-03-30T10:50:20  

      Pois é Renato, agora vou parecer um retardado com esse monte de comentário... kkkk

  • Rafael Datti
    2015-03-31T13:24:12

    Os preços são mais baixos que os da matéria, conforme a Econovia o Moto X encontra-se normalmente abaixo de R$ 1.300 e o A5 na casa dos R$ 1.100. Vale uma boa pesquisa antes de comprar.

  • Gabriel Lima
    2015-03-31T13:04:57

    Sério que a Samsung tá cobrando 1.300 pelo A5? O pior é que tem quem compra. Eu, particularmente, não teria o mínimo de coragem de pagar esse valor num celular desse.

  • João Henrique
    2015-03-31T11:47:19

    Sou fã da apple, mas se tivesse que escolher entre os dois iria de moto x com toda certeza, o acabamento na parte de traz parece melhor, e eu confio mais na motorola que a samsung no geral

  • Thyago Cezar
    2015-03-31T09:53:14

    Que materiazinha mais "peba" rebaixando o moto X hein... Cara só comprar um Bumper ou case, precisa nem dessas porcarias de películas.

  • Nivea Mosconi
    2015-03-30T17:12:05  

    Queria saber se o MOTO X é tão resistente quanto o MOTO G. Afinal em 5 pessoas que conheço inclusive EU 4 ja quebraram a tela, o Pior ela e acoplada ou toutch e temos que trocar TUDO. Lembrando que no ato da compra me falaram mil coisas e mesmo com pelicula de vidro e com bastante cuidado ele quebrou.

    recentes

    populares

    • Nivea Mosconi
      2015-03-30T17:12:05  

      Qualquer celular com tela maior que 4" é perigoso, ainda mais se cair de quina. Eu já tive os dois, Moto G e agora Moto X, e nunca deixei nenhum deles cair. A alternativa pro usuário distraído é uma capa com um emborrachado grosso, pra absorver o impacto da queda e uma película de vidro, que em determinadas situações também ajuda. Sobre a película de vidro, ela não encaixa no Moto X, porque sua borda é boleada, então caindo de quina, se tiver que trincar vai trincar. No caso da queda com a face pra baixo, mesmo com a película de vidro, qualquer celular pode trincar. Então o jeito é ter cuidado

    recentes

    populares

    • Nivea Mosconi
      2015-03-30T17:12:05  

      Eu tenho um Moto X da primeira geração. Já tomou muitos tombos e nunca quebrou. Vai muito da posição em que o celular cai. Se cair de quina, nenhum resiste.

  • Felipe Lisowski
    2015-03-31T09:13:50

    Paguei R$999,00 no com 32 GB.

  • Felipe Lisowski
    2015-03-31T09:12:17

    Paguei R$999,00 em uma promoção da internet no Moto X...não posso reclamar de nada. Relação custo benefício é excelente. Acho o design melhor também, nessas imagens só aparece imagem da frente do celular, a parte de trás é mais bonita que o da samsung. O meu já teve acidentes e não quebrou a tela, sorte minha pelo que o pessoal anda falando. Para quem quer um telefone com tela grande, velocidade, qualidade e preço baixo, indico moto X.

  • Mateus Souza
    2015-03-31T07:49:35

    A808 é melhor que esses dois ai

  • Mateus Souza
    2015-03-31T07:47:25

    Prefiro o A808 da Lenovo.

  • Wagner Soares
    2015-03-31T07:22:00

    Essa versão do Moto X mencionada na matéria, por esse preço, é de 32GB. Nunca vi a de 16gb no brasil.

  • Jessica Carvalho
    2015-03-30T18:33:53  

    Varias vezes já encontrei o Moto X por menos de R$ 1300. No histórico do bizoo . com. br eles mostram isso!

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-03-30T18:33:53  

      negativo por que?

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-03-30T18:33:53  

      rs

  • Henrique Silva
    2015-03-31T01:12:30

    Sinceramente pode ser a melhor opção porém como alguns usam celular para tudo fixar tamanho de espaço sem permite acréscimo fazem alguns desisitir dele, ou seja compararam um "iPhone" com um Samsung.

  • Marcello Castellani
    2015-03-30T21:32:27  

    Tenho um Moto X, um Iphone 6 Plus e um Lumia 1520. Tenho usado muito o Moto X e o Lumia pois acho que o Iphone está muito limitado em recursos. Considero todos ótimos celulares mas a Motorola arrebentou com o Moto X! Controle de voz sem tocar no aparelho é ótimo. O Lumia recebeu a atualização DENIM agora e também ficou show. Tenho achado a Apple muito parada e acomodada com o seu mercado que, para ela, tornou-se cativo. Já possuí Samsung, Galaxy S3 que também era muito bom mas a Motorola realmente surpreendeu a todos com preço baixo e qualidade apurada.

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2015-03-30T21:32:27  

      Limitação está na cabeça das pessoas e não nos aparelhos ;)

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2015-03-30T21:32:27  

      ta sabendo bem mesmo hein

  • Edmilson Hora
    2015-03-30T22:53:29

    A samsung é uma marca excelente, mas peca pela grande quantidade de modelos e lançamentos. Se a Motorola continuar com aparelhos bons e não encher o mercado com uma quantidade exorbitante de modelos creio que vai desbancar fácil a samsung.

  • Daniel Falcão
    2015-03-30T21:34:06

    parei de ler no processador 2.5 x 1.2

  • Thiago Moraes
    2015-03-30T18:04:39  

    Chega a ser irritante uma comparação dessas, moto x com quad core 2.5 tela full hd e inumeras coisas ser comparado com esse smart da samsung que chega mais perto do moto g so, que redação ruim desse techtudo

    recentes

    populares

    • Thiago Moraes
      2015-03-30T18:04:39  

      O quesito comparativo foi o preço. Isso foi dito no primeiro parágrafo da matéria. Acho que a sua leitura que está ruim, não a redação do site.

    recentes

    populares

    • Thiago Moraes
      2015-03-30T18:04:39  

      Tenho um Moto X, um Iphone 6 Plus e um Lumia 1520. Tenho usado muito o Moto X e o Lumia pois acho que o Iphone está muito limitado em recursos. Considero todos ótimos celulares mas a Motorola arrebentou com o Moto X! Controle de voz sem tocar no aparelho é ótimo. O Lumia recebeu a atualização DENIM agora e também ficou show. Tenho achado a Apple muito parada e acomodada com o seu mercado que, para ela, tornou-se cativo.

  • Edemar Martins
    2015-03-30T21:22:17

    Moto X um dos melhores celulares, preço acessível, android puro nao engasga. Uma ótima compra.