Celular

06/03/2015 07h30 - Atualizado em 06/03/2015 13h58

Galaxy S6 ou iPhone 6: confira qual é o melhor top de linha

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Samsung lançou o seu mais novo smartphone top de linha, o Galaxy S6, no último domingo (1), e a comparação com o iPhone 6, da sua grande rival Apple, é inevitável. Por isso, o TechTudo analisa os destaques positivos e negativos de cada um. Quer saber qual deles é o melhor? Confira a análise abaixo.

iPhone 6 ou Moto Maxx? Veja o comparativo dos tops da Apple e Motorola

Comparativo Galaxuy S6 e iPhone 6 (Foto: Arte: TechTudo)Comparativo entre Galaxy S6 e iPhone 6 (Arte/TechTudo)


Desempenho: Galaxy S6

O que faz um smartphone rodar bem é a combinação entre seu processador, memória RAM e espaço para armazenar arquivos. O Galaxy S6 é octa-core, ou seja, com oito núcleos de processamento, 3 GB de RAM, que é o que permite esse processamento acontecer sem falhas, e versões de 32 GB, 64 GB ou 128 GB para que os usuários guardem seus apps, fotos e conteúdo em geral. O iPhone 6 tem processador com apenas dois núcleos, 1 GB de RAM e edições de 16, 64 e 128 GB.

S6 tem ótimas configurações de performance (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy S6 tem ótimas configurações de performance (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Ou seja, neste trio de componentes, o S6 é bem superior. Na bateria idem. O iPhone 6 tem 1.810 mAh, enquanto o Galaxy conta com 2.600 mAh. Ou seja, tem a maior capacidade para manter o telefone ligado – o que também se faz necessário por ele ter um hardware que exige muito mais. Além disso, segundo a Samsung, o carregamento dele é duas vezes mais rápido do que o do iPhone e conta também com carregamento sem fio.

De resto, eles são bem parecidos: conectividades WiFi, Bluetooth, NFC e 4G, sistema de pagamentos, auxiliares por voz, programas voltados para a saúde do usuário, leitores de digitais e aplicativos de suas fabricantes pré-instalados. O que decide mesmo a comparação, então, é o fato de o Galaxy S6 ter um “poder de fogo” muito maior do que o do iPhone 6.

Dimensões: iPhone 6

O iPhone 6 é mais portátil do que o Galaxy, mas por pouco. O gadget da Apple mede 138.1 x 67 x 6.9 mm e pesa 129 gramas. Já o da Samsung tem 143.4 x 70.5 x 6.8 e 138 gramas. Não é uma diferença grande, mas ela existe a favor do iPhone, que é mais baixo, mais leve e menos largo. O S6 só conta com uma espessura menor, mas somente 0.1 mm.

iPhone ganha no tamanho, mas tem visual parecido com o do S6 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)iPhone ganha no tamanho, mas o design deles é bem parecido (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Design: Empate

Se nas dimensões eles são quase iguais, no design isso também acontece. E, desta vez, não é possível nem dizer onde um é melhor do que o outro, porque parece que o GalaxyS6 foi inspirado no iPhone concorrente. De tanto ouvir críticas do acabamento em plástico dos seus telefones, a Samsung resolveu fazer seu novo top com alumínio e metal. O resultado foi ótimo, deixando-o com aspecto mais sofisticado. Porém, bem parecido com o iPhone.

Foto do S6 de perto mostra visual semelhante ao do iPhone (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Foto do S6 de perto mostra visual semelhante ao do iPhone (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Os dois têm bordas bem arredondadas, tamanhos parecidos, e até cores, como prata e dourada, semelhantes. A decisão aqui é de cada usuário. No geral, o iPhone 6 parece ter um visual mais leve, mais clássico, enquanto o S6 tem um acabamento que dá a impressão de ser mais robusto. Enquanto o iPhone causa impressão de fragilidade, o aparelho da Samsung parece mais resistente.

Tela: Galaxy S6

A Apple sempre teve displays de encher os olhos, mas desta vez a Samsung parece ter corrigido os erros. O esquema de cores dos displays dos aparelhos da empresa sul-coreana sempre foi criticado, e desta vez todos elogiam. Além disso, ele apresenta 2560 x 1440 pixels, ou seja, uma resolução QuadHD, contra um tradicional 750 x 1334 pixels da tela Retina do iPhone 6. Uma diferença de 251 pixels por polegada (577 no S6 e 326 no iPhone).

Isso significa que a tela do S6, mesmo sendo ligeiramente maior do que a do iPhone, consegue ter uma qualidade melhor. Quanto mais pixels, mais detalhes pode se ver na imagem. Além disso, a tela do novo smartphone da Samsung conta com Gorilla Glass 4, que é a mais recente versão do revestimento de vidro fornecido pela empresa Corning para dar mais resistência aos displays de aparelhos telefônicos.

Câmeras: Galaxy S6

Novamente, a diferença vai além das especificações técnicas. Nas demonstrações feitas no palco do MWC 2015, quando revelou o S6, a Samsung mostrou que o aparelho tem câmeras superiores. Com 16 megapixels na traseira e 5 megapixels na frontal, tem ótima qualidade de imagem. Possui estabilizador óptico nas duas, além de HDR e sistema de baixa luz. Na traseira, conta até com um modo profissional, em que o usuário pode usá-lo como uma câmera DSLR.

Galaxy tem ótimas câmeras para fotos e vídeos (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Galaxy tem ótimas câmeras para fotos e vídeos (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

O iPhone 6, apesar de numericamente parecer muito inferior, com 8 megapixels e 1,2 megapixel, nas câmeras traseira e frontal, respectivamente, não tem o desempenho ruim. Pelo contrário. Conta com um dos melhores sensores já feitos pela Apple. No entanto, ainda assim, não oferece tanta variedade de recursos como o Samsung. Portanto, mais uma vitória para o S6 neste comparativo.

Sistema operacional: Empate

A Samsung melhorou muito seu sistema operacional, com uma Touchwiz mais limpa visualmente e também com a plataforma mais limpa literalmente, com menos aplicativos pré-instalados. No entanto, o Android ainda tem alguns pontos de defeito, como a segurança e aplicativos que ainda chegam primeiro ao iOS. Apesar disso, o sistema da Apple, que tem ótima usabilidade e é muito amigável, também é mais restrito quanto à personalizações e conexões com outros sistemas. Cada um tem pontos positivos e negativos, e essa disputa é o usuário quem resolve. Ambos têm o que de melhor (e pior) suas plataformas podem oferecer.

iphone-6-plus-destaque2 (Foto: iPhone 6 Plus consome duas vezes mais dados do que iPhone 6 (Foto: Anna Kellen/TechTudo))As melhoras no sistema operacional do Samsung o colocam em igualdade com o gatgets iOS (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Conclusão: Galaxy S6

O iPhone 6 é uma boa opção já palpável. O S6 é uma alternativa que parece ainda melhor, mas só chega ao Brasil em abril A partir daí, é possível tomar uma decisão. Caso o consumidor esteja buscando um gadget agora, vá de iPhone 6. É um aparelho muito bom, com um sistema operacional mais simples, amigável e seguro. Sua performance também é ótima, apesar de ele ter o hardware inferior ao do S6.

Para quem pode esperar, vale a pena aguardar a chegada do S6, e fazer uma comparação de preços. Caso ele não esteja muito mais caro do que o iPhone 6, certamente vale investir mais. É um telefone de um novo ciclo, pois já foi lançado em 2015, e tem características bem superiores, como tela qHD, câmera com maior resolução, processador mais rápido e um novo padrão de memória RAM.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente o Fórum TechTudo

Caso os dois estivessem disponíveis ao mesmo tempo e pelo mesmo preço, a escolha mais indicada seria o S6, que ganha em alguns quesitos por uma diferença grande, e quando perde é por pouco. Somente nas dimensões, mas nada de muito relevante, e talvez no layout ou no sistema operacional, porém são pontos em que o gosto pessoal de cada consumidor pesa bastante. Mas em termos de desempenho, o aparelho da Samsung chega com tudo.


Tabela Comparativa do iPhone 6S e Galaxy 6S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa do iPhone 6S e Galaxy 6S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Freitas
    2015-03-06T16:38:48  

    SO empate?????? Tu ta de sacanagem, né?? Já tive 4 androids e agora estou no primeiro iOS e afirmo: nao tem comparação a leveza com que o IOS roda (obs. sou formado e pós graduado na área)

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2015-03-06T16:38:48  

      Thiago Racca, pós-graduado escrevendo desse jeito e ainda programa? está na hora de virar um gerente de projetos nhe?

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2015-03-06T16:38:48  

      kkk é mesmo vc é formado? KIKO?

  • João Henrique
    2015-03-06T08:39:13  

    "Sistema operacional: Empate" :/

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-03-06T08:39:13  

      Charles Kuramoto, eu diria ainda que nem enxuto, e sim limitado, pois seu multi tarefas não suporta nem o web whatsapp que todos os outros suportam.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-03-06T08:39:13  

      Eduardo Magliano O que seria o altor?

  • Gilberto Filho
    2015-03-06T15:26:13  

    A unica coisa que o Iphone 6 ganha é no preço hardware muito fraco e nego da 4 mil pensando que está ganhando status com isso, ja que tem celulares muito melhores e preços mais baixos.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-03-06T15:26:13  

      Concordo plena mente

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-03-06T15:26:13  

      Samsung é a melhor marca de celulares atualmente

  • Hiago Oliveira
    2016-02-14T15:39:28  

    Galera, comprei um Iphone 6s, e infelizmente não tô curtindo muito. Alguém ai quer trocar em um Galaxy s6? de preferência novo, pois o meu Iphone 6s está com apenas 2 semanas de uso!

    recentes

    populares

    • Hiago Oliveira
      2016-02-14T15:39:28  

      Aline, na verdade eu queria um iphone em troca, mas se for no dinheiro, quero 2mil, ele realmente tá muito novo

    recentes

    populares

    • Hiago Oliveira
      2016-02-14T15:39:28  

      Eu troco chama no whatas (47) 98813-1802

  • Zezim Silva
    2015-10-28T21:24:18  

    sempre o mesmo mimimi.... quem tem samsung e não tem dinheiro para comprar iphone sempre com choradeira. .Quem nasceu pra Samsung, nunca será IPHONE. Pobre é pobre...

    recentes

    populares

    • Zezim Silva
      2015-10-28T21:24:18  

      poxa tbm e ja tive um monte de android mas IOS e bem melhor

    recentes

    populares

    • Zezim Silva
      2015-10-28T21:24:18  

      Que argumento inútil desse ZEZIM.....Veja a configuração de ambos os celulares....O da Samsung é amplamente superior....Isso não significa que o Iphone é ruim...Pelo contrário..É um ótimo aparelho...Porém, extremamente caro...Pela metade do preço praticamente você compra o Galaxy com melhor desempenho...Esse é o ponto..Pagar caro em um aparelho só porque tem a assinatura da Appe sendo que há outros melhores no mercado.

  • Ronnie Oliveira
    2016-10-12T00:16:36

    kksfdksdkfskdfk os fã boy pira askdaksdaks

  • Thiago Marron
    2016-01-27T18:30:35

    Olá boa tarde comprei um galáxy s6 dourado 32 com nota fiscal de 25/01 tinha um iPhone resolvi muda mas não gostei caso alguém tenha um iPhone 6 e queira troca chame no WhatsApp 954240161

  • Erica Silva
    2015-11-14T17:39:57  

    Boa tarde, a todos. Comprei um galaxy s6 edge dourado 32GB nota fiscal e tudo tem 11 dias de uso, hoje 14/11/2015, sempre tive Iphone e fui de samsung mas não curti muito não, é muito rapido até o momento não tive problema de travamento nem nada, mas não curti muito a tela curvada, se alguém tiver afim de trocar ele aceito IPHONE 6 EM BOAS CONDICÕES E NOVO.

    recentes

    populares

    • Erica Silva
      2015-11-14T17:39:57  

      Ola, estou com iPhone 6 ,64 gb e estou querendo o S6....sempre tive Galaxy e resolvi mudar e Nao me adaptei a apple...podemos negociar, se quiser!!!(24) 992210243 whatsapp

    recentes

    populares

    • Erica Silva
      2015-11-14T17:39:57  

      erica, tenho interesse na sua proposta

  • Luis Amaral
    2015-12-01T11:36:15

    Até o iphone 4 sempre tive iphone. Troquei pelo Galaxy S4 e não me arrependi. Hoje tenho um Galaxy S5 e estou em duvida sobre manter S6 ou pegar um Iphone 6. Adorei o design do galaxy, mas sinceramente, aparentemente está igual ao iphone.

  • Alan Veiga
    2015-03-10T19:15:29  

    Galera, nunca gostei de Iphone, sempre amei Samsung por ser grande e ter uma tela maior, porém nesse S6 e S6 EDGE eu não gostei muito do designe dele, a câmera ficou feia demais e o android sempre tem seus travamentos, por outro lado eu gostei bastante do designe que a apple adotou, eu queria saber qual vocês me recomendam, e se você ai tem o Iphone 6 ou Iphone 6 plus, ele trava? como é a câmera? qual seu desempenho pra abrir aplicativos? obrigado pelas respostas

    recentes

    populares

    • Alan Veiga
      2015-03-10T19:15:29  

      Tinha um galaxy s5 e hj tenho um iphone 6 e sinceramente, o problema do galaxy é o sistema operacional, o android é muito pesado, e trava mesmo, principalmente quando eu ia tirar fotos, a camera quase sempre travava e n tenho esse problema no iphone, pelo menos por enquanto, ja a qualidade de imagem e praticamente a mesma coisa, nao muda muito.

    recentes

    populares

    • Alan Veiga
      2015-03-10T19:15:29  

      dizer que um e melhor que o outro so por causa das especificações e tolice, testes mostram que apesar de ser inferior em hardware a apple otimiza melhor seus dispositivos, e em testes de jogos a apple e superior em rodar os gráficos, mas isso não significa que ela e melhor em tudo, por exemplo a tela do galaxy s6 e superior, as telas super amoledes são extraordinárias. todo aparelho tem seus pros e contras.

  • Marcos Kodama
    2015-03-06T17:51:12  

    Tenho um Galaxy S5 e comprei o Iphone 6 e com certeza já acho o S5 muito melhor do que o Iphone 6, já estou pensando em trocar o Iphone pelo S6, não critico marcas, é tudo questão de se acostumar, questão de gosto, mais tenho celulares para satisfazer minhas necessidades e não por questão de status como vejo várias pessoas falando aqui, após essa experiência posso afirmar que Iphone nunca mais.

    recentes

    populares

    • Marcos Kodama
      2015-03-06T17:51:12  

      kkk conselho, anda com uma bateria de carro rs...

    recentes

    populares

    • Marcos Kodama
      2015-03-06T17:51:12  

      O iphone para ganhar do s6 ta bem longe tem que melhorar e muito tipo na ram e processador camera kkkkkkkkkkk coitado do iphone 6

  • José Carvalho
    2015-10-28T13:46:41  

    A pessoa que dizer que iphone e melhor do o s6? care ele entende muito de celular kakakakakaka claro que nao me? iphone para chega pelomenos perto do s6 tem que melhorar e muito tipo na RAM PROCESSADOR CAMERA edc....

    recentes

    populares

    • José Carvalho
      2015-10-28T13:46:41  

      não é melhor não... mas tenho Iphone e posso ter samsung a hora que quiser. Já vc não terá o Iphone.... nem querendo...

  • Jander Paiva
    2015-03-07T13:57:34  

    O único argumento dos fãs da Apple é falar que o S6 é uma cópia, porque de resto o Iphone é inferior em tudo.

    recentes

    populares

    • Jander Paiva
      2015-03-07T13:57:34  

      Em sistema operacional não, meu caro. Tenha um iPhone e verá.

    recentes

    populares

    • Jander Paiva
      2015-03-07T13:57:34  

      falar mau até ter um iphone depois muda, 99% dos que falam mau é pq numca tiveram um, e os que não ficaram é pq é programador e prefere revirar o sistema.

  • Murilo
    2015-07-30T11:59:25  

    eu prefiro o s6 edge do que um iphone apple e um lixo

    recentes

    populares

    • Murilo
      2015-07-30T11:59:25  

      olha o recalque...rs

  • Flavio Costa
    2015-08-04T12:47:30

    desculpem os alienados, eu tinha o iphone 6, agora estou com o s6 EDGE, ambos aparelhos são bons, mais essas qualificações aqui do TECHTUDO são tudo balela. iPhone 6 tem a bateria muito mais superior do que a do s6 EDGE, sem falar que o s6 ja deu aquelas velhas travadas, agora a câmera é superior já a frontal não é melhor do que a do iphone. eu prefiro o iPhone 6, apesar que o s6 EDGE está muito lindo, mais quem não quer pagar esse valor e ver o produto sendo depreciado rápido aconselho iPhone 6.

  • Jerusa
    2015-07-27T13:06:03  

    Só sei q quem tem um iPhone quer trocar por outro iphone, eu troquei por samsung s6 e me ferrei. :(

    recentes

    populares

    • Jerusa
      2015-07-27T13:06:03  

      discordo de vc jerusa eu tinha um samsung eu nunca me arrependi da marca meu colega tinha um iphone ele trocou dor um da samsung pq o iphone e cheio de problemas e friscura

  • Guilherme Henrique
    2015-07-07T09:14:59

    Nao conta o NFC do IPhone 6,pois ele esta ali,mais o usuário nao pode usar, o NFC do IPhone 6 esta liberado só para pagemanto pelo apple pay,ou seja,vc paga caro num smartphone que nao é tão bom,e ainda fica "preso" nas funções, nunca gostei de IPhone,e nao é agora que vou gostar!!!

  • Daniel Lima
    2015-03-07T11:04:16

    NA VERDADE O IPHONE 6 COPIOU O S ATIV DA SAMSUNG LANÇADO EM 2012 PODE COMPARAR O DESIGN IGUALZINHO

  • Edna Rocha
    2015-07-01T16:46:05

    vc me convenceu vou comprar um galaxy S6 pra mim

  • Gesiel
    2015-06-15T09:24:12

    Sensacional esse Galaxy S6, realmente ela deu uma ajustada e ficou bem bacana.

  • Ana Andrade
    2015-06-03T15:49:14  

    Iphone sempre será melhor, sempre. Seu diferencial é indiscutível !

    recentes

    populares

    • Ana Andrade
      2015-06-03T15:49:14  

      O bom é que você desenvolveu uma tese quase que científica pra afirmar isso... É melhor pq vc disse e ponto? Rsrs. Tenho o iPhone 6 plus, mas confesso que fiquei com invejinha do galaxy...

  • David Coelho
    2015-03-06T14:56:00  

    VAMOS VER QUAL VENDE MAIS!

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-06T14:56:00  

      Até que esse Galaxy 6 está bonito, pois está a cópia do iPhone. Mas não consegue manter um bom desempenho a longo prazo.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-06T14:56:00  

      David Coelho KKKK cara vão tomar outro processo, samsung está mais perdida do que cego em tiroteio. meus clientes me agradecem depois que indiquei iphone antes eles falavam em status, hoje falam em desempenho e estabilidade e praticidade!

  • Alex Santos
    2015-03-13T20:33:53  

    Galaxy S6 promete esse ano concerteza está bem Melhor do que o Iphone 6

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-03-13T20:33:53  

      com certeza

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-03-13T20:33:53  

      KKK o galaxy s5 s4 s3 eram melhores tbm porém não passam de lixo, não desmerecendo samsung mais essa copia do iphone vai afundar.

  • Ivan Milazzotti
    2015-04-23T19:05:14

    Um celular custar mais de R$ 2.000,00 é absurdo, para travar, para ter uma bateria que dura "algumas horas" apenas para poder usar internet? Tirar algumas fotos? E eventualmente ligar? Muito dinheiro para tempos de crise!

  • Negojames
    2015-04-06T22:02:14

    meu moto g tem tudo que o samsung s6 tem eu sistema dele e android ou eu estou errado??