Celular

14/03/2015 08h00 - Atualizado em 14/03/2015 08h00

Galaxy S6 ou Xperia M4? Confira qual dos smarts é a melhor opção

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Sony decepcionou ao não revelar o Xperia Z4 no MWC 2015, mas o intermediário com jeitão de top, Sony Xperia M4 Aqua, foi anunciado e causou boa impressão. Porém, será que o gadget pode concorrer com o Samsung Galaxy S6, grande destaque do evento? Confira nosso comparativo abaixo para saber.

Galaxy S6 ou iPhone 6: veja qual smart tem a melhor câmera do mercado

Comparativo Galaxy S6 e Sony Xperia M4 (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo Galaxy S6 e Sony Xperia M4 (Arte: TechTudo)


Desempenho: S6

A performance top do Galaxy S6 é melhor do que a da maioria dos smartphones atuais, e também do que a do Xperia M4. Ele conta com um processador 64-bit octa-core Exynos 7420, 3 GB de RAM DDR4 e memória interna de 32 GB, 64 GB ou 128 GB. Ou seja, tem ótima capacidade de processamento e memória para realizar tarefas, além de um espaço bem grande para salvar arquivos.

Galaxy S6 tem ótimo desempenho (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Galaxy S6 tem ótimo desempenho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

 O M4 Aqua fica bem atrás em todos os quesitos. Tem um processador intermediário, o Snapdragon 615 quad-core, 2 GB de RAM, e o ponto mais fraco: memória interna com somente 8 GB ou 16 GB. No processamento e memória para execução de aplicativos, está de excelente tamanho, especialmente por ser um gadget que não é um top de linha, mas este espaço para armazenamento decepciona.

Na bateria, mais uma vantagem do S6: 2550 mAh, contra 2400 mAh do M4. Os dois têm WiFi, Bluetooth, NFC e 4G. E cada um tem os seus diferenciais interessantes. O M4 é à prova d’água, por isso o nome “Aqua”. O S6 tem o leitor de digitais e também um sistema de pagamento virtual.

Dimensões: S6

O Galaxy S6 é um top de linha com tela grande, mas que não é daqueles aparelhos que pesam e são bem robustos. Pelo contrário, ele é muito leve e prático para carregar nos bolsos e bolsas dos usuários. Mede 143.4 x 70.5 x 6.8 mm e pesa 138 gramas. E uma informação curiosa: ele tem a tela maior, mas é mais baixo do que o M4.

M4 tem sistema operacional semelhante ao do S6 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: M4 tem sistema operacional semelhante ao do S6 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))M4 tem sistema operacional semelhante ao do S6 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O aparelho da Sony mede 145.5 x 72.6 x 7.3 mm e pesa 136 gramas. Ou seja, é dois gramas mais leve do que o S6, mas é mais alto, mais largo e mais espesso do que o modelo da Samsung.

Design: S6

Eles têm uma abordagem até parecida de design, mas o visual mais arredondado do S6 leva vantagem sobre o Aqua, que é um pouco mais quadradão. Ambos estão disponíveis em quatro cores, e seguem a linha de layout dos seus antecessores. A única diferença é no S6, que não é mais em plástico, como modelos anteriores, e sim em metal.

Galaxy S6 conta com visual premium (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Galaxy S6 conta com visual premium (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Tela: S6

O impressionante display do Samsung Galaxy S6 leva a melhor na comparação. Ele tem 5.,1 polegadas com resolução qHD de 1440 x 2560 pixels (577 ppi). É uma qualidade que é superior ao Full HD, fazendo com que as imagens fiquem super nítidas, tanto para usar em aplicativos como para ver vídeos, fotos, etc.

O M4 Aqua tem uma resolução HD tradicional, com 720 x 1280 pixels, em uma tela de 5 polegadas (294 ppi). Não é uma qualidade ruim, porém fica bem abaixo do que oferecido no S6. E o aparelho da Sony nem chega a ter recursos como os do Z3, que aumentam a qualidade da exibição do conteúdo na tela.


Qual é o melhor smartphone para comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Câmeras: S6

A semelhança aqui chega a ser grande, especialmente na câmera frontal. No entanto, o S6 ganha novamente. Sony e Samsung vêm desenvolvendo ótimas câmeras para seus smartphones, e nestes casos não é diferente. Porém, o novo Galaxy leva a melhor pelo fato de ter maior resolução e modo profissional de disparo.

 Os novos S6 e S6 Edge da Samsung gravam 30 fps (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) Os novos S6 e S6 Edge da Samsung gravam 30 fps (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Na câmera principal, o S6 tem 16 megapixels com estabilizador de imagem, fazendo até vídeos com 2160p. O M4 Aqua, por sua vez, conta com 13 megapixels e vídeos só com 1080p. Na frontal, ideal para selfies e videochamadas, ambos têm 5 megapixels, o que é mais do que suficiente.

Sistema operacional: Empate

O Galaxy S6 e o Xperia M4 Aqua têm o mesmo sistema operacional, Android Lollipop. As únicas diferenças ficam por conta da interface personalizada de cada empresa e também dos aplicativos pré-instalados. Mas eles têm, mais ou menos, a mesma capacidade, e as características da plataforma também se mantêm.

Conclusão: S6

O Galaxy S6 é um smartphone top de linha, enquanto o Xperia M4 é um intermediário. E isso já diz muita coisa. Em termos de custo-benefício, ainda não é possível realizar uma análise mais profunda, pois nenhum dos dois chegou ao Brasil, e os preços também não foram revelados ainda.

No entanto, em desempenho geral, somando-se processamento, tela, câmera e todas estas características, o S6 é muito superior. A comparação não é nem justa. Para um smart intermediário, o Xperia M4 é ótimo. Porém, não chega nem perto do que oferece uma alternativa de alto nível como o Samsung Galaxy S6.

Tabela Comparativa do Sony Xperia M4 e Galaxy 6S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa do Sony Xperia M4 e Galaxy 6S (Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igor Teixeira
    2015-03-18T21:46:32  

    Jesus! Aline, Jesus! Ou é inocencia ou pura maldade paga.

    recentes

    populares

    • Igor Teixeira
      2015-03-18T21:46:32  

      Também não entendi a finalidade dessa matéria! Não são nem de longe comparáveis.

    recentes

    populares

    • Igor Teixeira
      2015-03-18T21:46:32  

      Xperia M4 resiste a água, S6 não!

  • Gilberto Filho
    2015-03-14T12:46:59  

    EU prefiro meu Iphone Dualcore e com 1Gb de memoria e camera frontal de 1.3 mp por 4 mil reais

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-03-14T12:46:59  

      Isso não é opção e sim resignação.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-03-14T12:46:59  

      Que ironia, num é mesmo?! huehuehue

  • Cuca Beludo
    2015-03-14T12:37:25  

    SE FOSSE PRA FALAR DO IPHONE, IRIA OPINAR, MAS NÃO QUERO SUJAR AS MÃOS COM ESSES DOIS LIXOS AÍ...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-03-14T12:37:25  

      Italo, compra um lumia e casa com ele logo, k7

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-03-14T12:37:25  

      Por que comentou, seu burro alienado?

  • Bruno
    2015-05-17T19:50:39

    Perdeu a credibilidade , comparar um high end com um intermediário? pra que? é obvio que o mais caro iria ganhar, bem intencional hein techtudo

  • João Nicácio
    2015-04-08T23:13:28

    Acho que quando chegar eu vou comprar o xperia M4, o glaxy S6 vai ser lançado no minimo por uns R$3500, e o preço M4 não deve ser baratinho também não, acho que vai ser lançado no minimo uns R$1250.

  • Gilberto Sabino
    2015-04-02T21:24:53

    Eu me divirto com as pessoas discutindo sobre marcas como se fossem proprietarios das fabricas.Enquanto isso os fabricantes enfeitando os aparelhos e rachando de ganhar dinheiro as custas da vaidade alheia....

  • Gustavo Oliveira
    2015-03-15T10:41:46

    TechTudo, apaga o post que ainda dá tempo! Que comparação mais ridícula, um Top de Linha (S6) com um Intermediário.. Se não lançaram o Z4 na MWC, façam ao menos o comparativo com o Z3!

  • Renato Carlos
    2015-03-15T08:56:12

    que comparativo ridículo, de longe esse sony eh rival direto do S6.

  • Humberto Silva
    2015-03-15T08:42:32

    Cada um com sua vaidade ou necessidade.

  • Sérgio Spézia
    2015-03-15T08:29:51

    A sony até hj não me decepcionou, já o galaxy S4 muito frágil a queda e o sistema muitas vezes vulnerável. Minha opnião, comparei com Blu Sony e Sansung, Prefiro destes todos o Blu life pure.

  • Alcyr Vaz
    2015-03-15T08:23:43

    Oh comparação pífil... essa comparação deveria ser com o Z3, o M4 é intermediário, daí então a vantagem do Sansung e ainda muito pequena.

  • Manoel Melo
    2015-03-14T17:30:14  

    Não compre samsung.

    recentes

    populares

    • Manoel Melo
      2015-03-14T17:30:14  

      eu compro.. aparelhos de tv, notebook, monitores, e celulares QUE NÃO tenha android, por exemplo, Samsung Corby, que foi um dos melhores que ja tive, antes de sair pro android, arrepender com 1 semana de uso e ir pro iOS.

  • Francisco Rodrigues
    2015-03-14T16:04:22  

    Pelo valor em dolar US$ 330 no Brasil deveria custar no maximo 1 mil reais porem aqui é sempre o dobro

    recentes

    populares

    • Francisco Rodrigues
      2015-03-14T16:04:22  

      exato, levando em conta por exemplo o PS4, US$ 400, chegou por 4.200 reais... é a vida.. iphone 6 750 dolares por 3.200/3.599 reais Galaxy S6 que não foi anunciado, mas vai vir nessa faixa tbm por ae vai...

  • Call Duty
    2015-03-14T13:57:10  

    Samsung Galaxy S6 é top, assim como o Sony Z4 e o futuro LG G4. os demais estão bebendo água.

    recentes

    populares

    • Call Duty
      2015-03-14T13:57:10  

      Z4, Z3, Z ultra, G4, Lumia, iphone 6/6 plus, etc agora Galaxy, Não.

  • Marcus Abreu
    2015-03-15T08:08:26

    Tipo: Vou comparar uma Ferrari Enzo com um Audi TT e dizer quem leva a melhor.

  • Ronaldo
    2015-03-15T04:29:18  

    QUE RIDÍCULA ESSA COMPARAÇÃO! ABSURDA! O Top de linha da Sony é o Xperia Z3, fala sério! Querem comparar um intermediário da Sony com um Top da Samsung? Parece matéria paga, só pode! Vamos aos fatos: Meu Xperia Z2 têm 3GB de memória RAM, 16GB de memória interna, câmera traseira de 20.7 MPX, e é muito mais barato que o Galaxy S5 ou o Galaxy S6. Que comparativo mais tosco esse de vocês!

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2015-03-15T04:29:18  

      Sem contar que a versão mais simples do Xperia deve ter uma durabilidade superior á 11 meses de uso.

  • Icaro Martins
    2015-03-15T05:54:27  

    Sistema operacional android eu não quero nem dado .

    recentes

    populares

    • Icaro Martins
      2015-03-15T05:54:27  

      kkkkkk, prefiro voltar pro motorola V3, mas android eu não pego.

  • Marcelo Alves
    2015-03-14T10:50:52  

    é serio esse comparativo mesmo??? tao de brincadeira né.... se iria comparar qe pegue entao o Z3 que ficaria pau a pau, mas esse M4 é smart intermediario, nao ganha nem do irmao mais velho Z3, imagine entao do S6

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2015-03-14T10:50:52  

      pior é na primeira pagina esse titulo, "Galaxy S6 enfrente top da Sony, qual smart se sai melhor e qual decepciona" tem que colocar pessoas mais qualificadas para escrever essas materias heim globo, uma grande parte que escreve aqui nos comentarios faria uma materia de comparativo muito melhor

  • Sebastian Felipe
    2015-03-15T01:53:13

    Fizeram o comparativo do Xperia M4 contra o Galaxy S6, por que a samsung deve ter uns 500 intermediarios, e ficaria inviável escolher um. E se o cara demorar 15 minutos pra escrever a matéria, a Samsung lança mais uns 5.

  • Alberto Júnior
    2015-03-15T01:01:39

    Vocês deviam era ter vergonha de fazer uma comparação dessas, ridículo... Tem molha mão na jogada, certeza.

  • Wagner Andrade
    2015-03-14T18:36:04  

    kkk é ,muito legal ver as meninas do iphone aqui na noticia da samsung,,.inveja mata ne tiago gay costa??k

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-03-14T18:36:04  

      PORQUE, VC CHAMA SEU PRÓPRIO MARIDO THIAGO COSTA DE GAY,,,???...SE VCS SÃO CASADOS, VC TBM É... FELICIDADES PELO MATRIMÔNIO...!!!

  • Dennis Damazio
    2015-03-14T23:10:40

    Ótimo comparativo! -sqn Pra que fazer um comparativo de um top de linha de uma marca e o da outra não? Quer dizer então que quando sair o Z4 vão compará-lo ao galaxy win? Procede? Vai ficando cada vez mais sem credibilidade o Tech...

  • Leandro Cordeiro
    2015-03-14T22:42:28

    Matéria tendenciosa hein! Põe contra o Xperia Z3 para ver...esse é o Topo de linha da sony

  • Leornado Alves
    2015-03-14T20:22:42  

    A humanidade se perdeu aqui. cultuando aparelho x ou y...disseminando o ódio nas palavras...quanta gente rasa

    recentes

    populares

    • Leornado Alves
      2015-03-14T20:22:42  

      vc que se afogue em seu conhecimento .

  • William
    2015-03-14T17:37:02  

    Comparar o M4 com o S6 é sacanagem... o M4 não é top de linha. Justo seria comparar o Z3 com o S6

    recentes

    populares

    • William