Celular

03/03/2015 07h56 - Atualizado em 03/03/2015 13h34

Galaxy S6: veja a evolução da linha até o mais novo top da Samsung

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A linha Galaxy S nasceu em 2010 com um aparelho de 4 polegadas, com resolução de 480 x 800 pixels, 512 MB de memória RAM e processador single-core de 1 GHz. Hoje, cinco anos depois, chegou o Galaxy S6, com display de 5,1 polegadas QuadHD, RAM de 3 GB e chip octa-core. Neste período, a Samsung acabou se consolidando como uma marca top no mercado de gadgets, e o TechTudo relembra os integrantes desta série que foi decisiva para isso.

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge chegam em abril e serão fabricados no Brasil

Novo S6 representa evolução grande na linha Galaxy S (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Novo S6 representa evolução grande na linha Galaxy S (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Galaxy S

Primeiro modelo da série, lançado em 2010, estava bem longe do sucesso atual. Media 122,4 x 64,2 x 9,9 mm e pesava 119 gramas, com uma telinha de somente 4,0 polegadas e resolução de 480 x 800 pixels. Ainda rodando Android 2.1 (Eclair), o gadget contava com processador Cortex-A8 de 1 GHz e 512 MB de RAM.

Primeiro modelo era pequenininho (Foto: Divulgação)Primeiro modelo era pequenininho (Foto: Divulgação)

Sua memória interna era de 8 GB ou 16 GB, e a câmera principal de 5 megapixels. Mesmo antes das selfies bombarem, já tinha câmera frontal, mas que usava resolução VGA apenas. Para a época, porém, era um aparelho de destaque, que custou R$ 2.399 no seu lançamento, em setembro daquele ano.

Galaxy S2

Depois de um “inesperado” sucesso do Galaxy S, o SII já chegou cercado de expectativa em 2011. Manteve o tamanho compacto, com 125,3 x 66,1 x 8,5 mm e somente 116 gramas, além da tela de 4,3 polegadas (480 x 800 pixels), já um pouquinho maior. O processador melhorou bastante, virando um A9 dual-core de 1,2 GHz.

S2 fez sucesso no Brasil (Foto: Divulgação)S2 fez sucesso no Brasil (Foto: Divulgação)

A memória RAM também dobrou, para 1 GB, assim como a capacidade de guardar arquivos (16 GB ou 32 GB). As câmeras evoluíram para 8 e 2 megapixels, na traseira e na frontal, respectivamente. Rodava Android 2.3, mas recebeu atualizações até a versão 4.1 Jelly Bean. Fez muito sucesso no Brasil e em todo o mundo.

Galaxy S3

O “boom” da Samsung entre os smarts foi com o Galaxy SIII, que recebeu diversos prêmios em 2012. Mantendo a linha estética dos anteriores, com acabamento em plástico, porém com um visual mais moderno, tela maior e hardware avançado, foi um salto de qualidade. Passou a ser mais robusto, com medidas de 136,6 x 70,6 x 8,6 mm e peso de 133 gramas. O display agora era de 4,8 polegadas com resolução HD de 720 x 1280 pixels.

S3 foi inovador e marcou época em 2012 (Foto: Divulgação)S3 foi inovador e marcou época em 2012 (Foto: Divulgação)

 

 O processador seguiu Cortex-A9, mas agora quad-core de 1,4 GHz. Novamente, RAM de 1 GB e memória interna de 16 GB ou 32 GB, com adição do modelo de 64 GB. Completando o seu belo hardware para a época, câmeras de 8 e 1,9 megapixels, além de conectividade 4G e Android Ice Cream Sandwich atualizável para Jelly Bean. Teve uma série de inovações, como S-Voice, comandos de gestos e integração ao Dropbox.

Galaxy S4

A franca evolução da linha continuou em 2013. O gadget cresceu e ainda mais poderoso. Sua tela de 5 polegadas Full HD (1080 x 1920 pixels) foi um marco. E mesmo “gigante”, ele pesava só 130 gramas (medindo 136,6 x 69,8 x 7,9 mm). Foi o primeiro da linha com processador octa-core, o Exynos 4, além de 2 GB de RAM.

S4 manteve a pegada do S3, e ainda melhorou (Foto: Divulgação)S4 manteve a pegada do S3, e ainda melhorou (Foto: Divulgação)

Manteve as opções de memória interna, mas melhorou (e muito) a câmera traseira, indo para 13 megapixels.A frontal seguiu com só 2. Deu-se continuidade às inovações do S3, e ainda melhorou, como novos comandos, sensores e aplicativos (como S Health e S Translator). Não foi tão impactactante quanto o seu antecessor, mas também não deixou a desejar.

Galaxy S5

Lançado no ano passado, não teve o sucesso esperado. Talvez por não ter sido tão inovador. Melhorou no layout, é verdade, com um aspecto mais premium e pontos de acabamento em metal. Além disso, passou a ter resistência à água e poeira, e sistema de leitor de digitais.

Galaxy S5 não teve um grande sucesso no mercado (Foto: Divulgação)Galaxy S5 não teve um grande sucesso no mercado (Foto: Divulgação)

Mas o hardware mudou bem pouco: processador quad-core de 2,5 GHz Qualcomm Snapdragon 801, 16 GB ou 32 GB de espaço, 2 GB de RAM, câmera de 16 megapixels e Android KitKat com uma atualização já disponível para o Lollipop. Talvez não possa ser chamado de um fracasso, mas não correspondeu à altura os seus antecessores.

Galaxy S6 e S6 Edge

Este é o novíssimo Galaxy S6 Edge (Foto: Divulgação)Este é o novíssimo Galaxy S6 Edge (Foto: Divulgação)


Todos diziam que a Samsung precisava se afirmar com o Galaxy S6, e ela fez isso não com um, mas com dois aparelhos. Ambos com quase tudo igual, mudando apenas dimensões, bateria e o fato de o Edge ter um display curvado nas laterais. Em hardware, um salto incrível em relação não só ao S5, mas à série inteira. A tela é a maior, de 5,1 polegadas, e a melhor, QHD (2560×1440 pixels), da linha.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente o Fórum TechTudo


O processador, um octa-core Exynos 7420, conta com 14nm e 64-bit. A memória RAM usa formato DDR4 e tem 3 GB. O armazenamento de 16 GB foi excluído, começando em 32 GB e chegando a até 128 GB. Na nova câmera, 16 megapixels (com estabilizador de imagem). Além de 4G e bateria com consumo mais eficiente e econômico, além de carregamento sem fio. Ou seja, tudo para explodir no mercado internacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Aurelio
    2016-01-28T12:59:45

    Essa matéria paga sensacionalista e parcial, esqueceu de dizer que o S6 foi pouco vendido e preferiram ficar com versões anteriores simplesmente pelo fato dele não ter entrada pra cartão SD, a Samsung irá corrigir isso e lançar o S7 com a tal entrada.

  • Sebastian Vieira
    2015-03-03T11:44:29

    Eles ja tão pensando no 10

  • Ivan Oliveira
    2015-03-03T14:51:49  

    Comprei meu S1 no lançamento, em 2010, e até hoje ele funciona. Comprei um Moto Maxx há pouco tempo, mas somente pela pequena quantidade de RAM do aparelho da Samsung (300 e poucos MB), que limita o uso de diversos aplicativos. Sem contar a bateria, que já não é mais a mesma (apesar de ser de fácil reposição). O S1 é indestrutível, diga-se de passagem.

    recentes

    populares

    • Ivan Oliveira
      2015-03-03T14:51:49  

      Tenho um S2 lite. Em questão de durabilidade e resistência ele é nota 1000

  • Brunomg
    2015-03-27T16:18:36

    Comentarios sobre celular são sempre os mesmos. Cada um fala mal da marca que não tem. Como se a sua opinião iria mudar a cabeça do outro.... Se te faz feliz comprar celular de R$ 2000,00 boa sorte.

  • Marcos Neves
    2015-03-03T14:01:07  

    Não faz frente ao Nexus 6 ainda, e nem ao iOS, samsung devia parar de brincar e começar a jogar serio, ou criando software próprio ou usando o android original, android da samsung eh muito lento.

    recentes

    populares

    • Marcos Neves
      2015-03-03T14:01:07  

      faz me rir ne???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe
    2015-03-03T12:14:12  

    Sempre atrás da Apple. Os androideiros piram.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2015-03-03T12:14:12  

      aaiii aplle ainnn nunca chegarão na aplle ainn aplle minha vida...vão te catar cara apple é muito status...galaxy s4 ja era melhor que o iphone 6

    recentes

    populares

    • Felipe
      2015-03-03T12:14:12  

      Felipe não viaja se eu pegar o S4-S5 o iphone 6 é parecido olha como era ridiculo os modelos da Apple, o 6 eu tiro o chapéu ficou monstro...faz assim vai colocar crédito do seu iphone pré pago 4S que já deve estar um mês sem Para de ser paga pau da Apple e olha o mercado!!!

  • João Lima
    2015-03-11T19:56:59

    Samsung tirou onda com azinimiga

  • Marcos
    2015-03-03T14:53:17  

    E essa galera comemorando telefone feio como se fosse um time de futebol ganhando campeonato? Essa câmera saltada pra fora do celular deveria ter como garoto propaganda o Fernando Caruso kkk eita telefone ridículo. Sem contar que com esse alumínio, essa cor e esse desenho ficou mesmo é parecido com aquele da maçãzinha do ano passado... Depois falam que é a concorrência que copia; Os HTC e os LG são muito melhores que Samsung... nem Vou comparar com Apple e Lumia por que são telefones com sistema próprio e não precisam de software grátis pra sobreviver.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-03-03T14:53:17  

      Feio mesmo, muito feio. Esse acabamento super brilhante é ridículo, parece espelhado. Prefiro mil vezes o Moto X 2 que essa droga aí.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-03-03T14:53:17  

      hooo sindrome de pobreza!!! o smaryfone é show...

  • Jacques
    2015-03-03T11:49:31  

    Dessa vez a Samsung enterra a Apple.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-03-03T11:49:31  

      ENTERRA A APPLE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-03-03T11:49:31  

      Cara a Apple compraria a Samsung e ainda assim continuaria a empresa de Tecnologia mais Cara do Planeta. E os iPhones nunca venderam tanto, se comparar só os Tops (Note e S's principais) a Samsung não vende nem 1 terço do que a Apple vende no mundo, se bobear até no Brasil se compra mais iPhones que os Tops da Samsung, o que ela vende horrores são os Low-End...

  • Marcos
    2015-03-04T09:29:17

    Muito bom seu telefone com sistema operacional com nome de comida kkk pra morto de fome é uma excelente escolha

  • Negojames
    2015-03-03T19:54:04

    DESCUPA E MUITO BONITO OS APARELHO DESSA IMPRESA MAIS EU AINDA FICO COM MEU IPHONE 6 KKKKKKKK

  • Felipe Souza
    2015-03-03T16:28:18

    Sou mais o xperia z3 ainda...

  • Christyan Leal
    2015-03-03T16:02:19

    Esqueceram o Galaxy original que rodava o Android 1.5 e 1.6.

  • Paulinho Gogo
    2015-03-03T12:23:34  

    Enquanto o povo for consumista pra trocar de celular de seis em seis meses final do ano já vai estar no S10,ja estou imaginando a promoção compre uma caminhonete S10 e ganhe de lambuja um samsung S10.

    recentes

    populares

    • Paulinho Gogo
      2015-03-03T12:23:34  

      Ou vice-versa.

    recentes

    populares

    • Paulinho Gogo
      2015-03-03T12:23:34  

      Kenseiden Pode ser.

  • Damyhonn Paulino
    2015-03-03T15:17:44

    Ué.. não é mais à prova d'água? Não possui bateria removível? Não possui entrada pra cartão SD? Samsung Pay? Assim você mata seus fãs do coração, Samsung!

  • Jessica Carvalho
    2015-03-03T11:57:40  

    Antes de comprar nos saldões consulte o site bizoo . com . br. Lá você encontra histórico de preço exclusivo com prints (fotos) das alterações de preços dos produtos durante o ano todo! Ideal para saber se a promoção é de verdade

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-03-03T11:57:40  

      :)

  • Wagner Andrade
    2015-03-03T14:37:03

    o top dos tops,,, a concorrencia piraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Adofuos Fih
    2015-03-03T14:26:17

    Os Celulares da HTC são bem melhores dq esses brinquedinhos!!!!!!

  • Wagner Andrade
    2015-03-03T14:06:27

    chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa appleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Andrade
    2015-03-03T14:05:41

    vai ser um sucesso,,vejam O processador, um octa-core Exynos 7420, conta com 14nm e 64-bit. A memória RAM usa formato DDR4 e tem 3 GB. O armazenamento de 16 GB foi excluído, começando em 32 GB e chegando a até 128 GB. Na nova câmera, 16 megapixels (com estabilizador de imagem). Além de 4G e bateria com consumo mais eficiente e econômico, além de carregamento sem fio. Ou seja, tudo para explodir no mercado internacional.

  • Guilherme Rios
    2015-03-03T13:51:52

    Vai descascar as bordas tbm? Ah não, vai descascar a tela curvada...

  • Antonio Martinez
    2015-03-03T12:51:08

    Oq adianta ter uma celular com uma tela de "UM TRILHAO DE PIXELS", e viver no carregador, só beirando tomadas, aff, parem com isso, vão resolver o problema de bateria,trabalhar em tecnologia de alta duração, parece q estamos voltando ao inicio do celular, q carregava ate varias baterias, pra passar o dia,

  • Samuel Oliveira
    2015-03-03T11:59:20

    Ainda prefiro guarda meu dinheiro e comprar o Zenfone 2 da Asus, muito mais em conta na questão financeira e mais custo beneficio, fora que são 4GB de RAM e não 3, Câmera e tela bem superiores que o S6 Samsung, que também é um ótimo celular. ;)