Câmera

23/03/2015 10h43 - Atualizado em 31/03/2015 10h37

GoPro com defeito? Após reclamações, câmera ganha assistência no Brasil

Tainah Tavares
por
Da redação

Que a GoPro se tornou uma febre no Brasil não há dúvidas, mas você já pensou no que fazer se sua câmera der algum defeito? A famosa marca não oferecia suporte técnico por aqui, o que tornava a resposta para essa pergunta bem difícil. Após uma série de queixas, a GoPro revelou com exclusividade ao TechTudo que o serviço finalmente chegou ao país para quem (infelizmente) precisar.

Confira o review da nova GoPro Hero4 Silver 

GoPro Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Serviço técnico da GoPro finalmente chega ao Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



A novidade deve agradar muito aos usuários que tiveram sua GoPro inutilizada e ficaram sem ter a quem recorrer. “Entrei em contato com a fabricante e eles me falaram que só conseguiria conserto enviando aos EUA, o que acabava caro”, conta Vinícius Ambonatti, que tentou consertar a Hero 3 Black de um amigo que deu problemas há alguns meses.

Até o momento, resolver defeitos das câmeras no Brasil saía sim muito caro. Isso porque quando os problemas não eram solucionados pelo serviço de atendimento ao cliente, era preciso enviar o aparelho para o exterior. O custo dessa brincadeira era alto, tendo em vista a taxação que os produtos recebiam quando voltavam para cá. 

Além disso, as câmeras GoPro não são baratas. Apesar da promessa de baixar os preços com o início da fabricação aqui, os novos modelos chegaram ao país com valores que ultrapassam a casa dos R$ 2 mil. Ou seja, o consumidor pagava caro para ainda correr o risco de reembolsar mais dinheiro para resolver problemas, o que gerou insatisfação. 

“Procurei uma autorizada há pouco meses através do site oficial, mas me responderam que não existia no Brasil. Depois de muita conversa, me ofereceram uma câmera nova com 40% de desconto se eu enviasse a minha quebrada para a central na Califórnia, EUA, só que com o que eu gastaria com o frete para outro país, o custo ia sair muito alto”, relata Alessandra Carneiro, que tem uma Hero4 Silver com dois meses de uso que está inutilizada.

Histórias como a de Vinícius e Alessandra se tornaram comuns entre os usuários da GoPro. Mariana Carvalho comprou uma Hero 3+ que parou de funcionar poucos dias depois da aquisição. Ao procurar representantes da marca, ela se deparou com a mesma situação: a necessidade de enviar o eletrônico para o exterior (e gastar ainda mais com isso). “A câmera simplesmente travava ao ser ligada e eu não conseguia fazer nada nela, nem desligar. Eu ainda não sei o que vou fazer caso não consiga enviá-la para o conserto”, desabafa Mariana.

A chegada da assistência técnica no Brasil parece amenizar a situação. Segundo a GoPro, a assistência segue o padrão de outras fabricantes: quando o produto estiver dentro da garantia de um ano os reparos serão feitos, tenha sido o modelo comprado aqui ou no exterior. 

Mais alguém está tendo problemas na câmera do MOTO X? Comente no Fórum do TechTudo.

Se a câmera comprada no Brasil apresentar qualquer problema nos sete primeiros dias após a aquisição, ela poderá ser substituída por uma nova na loja de origem. No caso de consertos fora da garantia, será necessário contatar o suporte técnico para orientações caso a caso de como proceder. O contato com os representantes da marca deve ser feito via telefone, disponíveis no site da fabricante.

Suporte GoPro (Foto: Reprodução/Internet)Site oficial da GoPro disponibiliza números para contato (Foto: Reprodução/Internet)


Vinicius, aquele do início da matéria, foi o primeiro a saber da novidade. “Por incrível que pareça, preferi comprar uma câmera nova e a antiga está parada. Mas estou aliviado. Se eu precisar vou sim usar a assistência com meu novo modelo” comemora. A GoPro informou que o novo serviço já está funcionando para consumidores de todo o Brasil. Notícia boa, usuários felizes. Será?  Na teoria tudo está nos conformes, resta saber se a assistência vai funcionar bem na prática. Alguém aí que ser o primeiro a testá-la?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Brand
    2018-01-22T13:28:56

    Caiu a qualidade, não dá pra confiar, virou risco, vejo relatos desde a modelo 3... Ai ficamos felizes pq tem assistência(menos mau).. pelo preço não deveria dar defeitos como relatados...

  • Michel Gamerre
    2016-07-22T11:29:55  

    Acabei de receber e-mail da gopro que me falaram que não consertam e que não tem assistência técnica em nem lugar do mundo !!! Minha hero 4 silver parou com 1 ano e dois meses e sem garantia joguei dinheiro fora e nao quebrou por falta de cuidado . Muito insatisfeito com a empresa !!!!

    recentes

    populares

    • Michel Gamerre
      2016-07-22T11:29:55  

      É, aconteceu o mesmo comigo. Parece até que tava programada para dar defeito.

    recentes

    populares

    • Michel Gamerre
      2016-07-22T11:29:55  

      e o mesmo comigo!

  • Marco Maia
    2017-01-06T14:43:52

    Não aconselho à ninguém jogar dinheiro fora. A minha Hero4 Silver deu problema com poucos meses de uso. Vi na internet que mesmo quem solicitou a troca, mostrou em vídeo que recebeu outra quebrada do mesmo jeito (congelando a imagem) e se encontra completamente indignado. Uma falta de respeito com os consumidores do mundo inteiro. Onde esta empresa pretende chegar??

  • Luciano Berenstein
    2015-03-24T07:16:56  

    A informação da noticia não procede. Como muitos aqui, comprei uma Hero 4 Silver nos EUA e a mesma trava direto, além de apresentar problemas no visor. Fiz todas as atualizações recomendadas e nada. Me orientaram a enviar a camera pros EUA. Questionei a atendente sobre a possibilidade de enviar a camera para o endereço da assistencia tecnica no Brasil, a qual a reportagem faz menção. Me disseram desconhecer que tenha sido aberto no Brasil, qualquer serviço de assistencia técnica. Ou seja, nada mudou.

    recentes

    populares

    • Luciano Berenstein
      2015-03-24T07:16:56  

      Lú, envie para Riverside na California seguindo o procedimento informado pela gopro por email. É o melhor a fazer e os 70,00 apesar de injustos são melhor do que ficar sem a câmera...

    recentes

    populares

    • Luciano Berenstein
      2015-03-24T07:16:56  

      A informação procede sim! Tive um problema com minha silver 4 comprada em Miami a 10 meses atrás. Entrei em contato com o suport gopro no telefone 08007618764, fui muito bem atendido e todos os processos foram iniciados, me mandaram um email no mesmo dia com as informações que eu deveria enviar pra eles. E o endereço para o envio da GoPro é em Cajamar-SP.

  • Alex Pires
    2015-10-20T14:23:26

    Comprei uma hero 3+ black apos algum meses de uso nao ligou, mandei para assistência no EUA, me mandaram outra camera nova, logo apos 1 mes a camera nova não liga novamente. Entrei em contato com a assistencia no brasil, me fizeram uma proposta de compra com desconto de 40%. Isso é garantia?????? Fora a despesas de mandar a camera. Me sinto lesado.

  • Abimar Buriti
    2015-09-26T21:47:10

    Eu comprei uma GoPro Hero4 Black Edition há alguns meses e ela também travou. Já adquiri um novo cartão de memória, inclusive bem caro, fiz a atualização manual e ela continua na mesma. Até agora a assistência técnica tem sido atenciosa. Mas continuo com a câmera, que foi cara, sem funcionar. Me sinto decepcionado, até mesmo porque sou usuário de GoPros desde a Hero2.

  • Mauricio
    2015-03-23T13:56:41  

    Eu não tive problema algum com a assistencia. Minha camera teve um problema. De fato tive que enviar aos EUA (custou cerca de R$60,00). Porem, depois de poucas semanas recebi de volta. Ela parou (como previsto) na alfandega mas a GoPro me proveu documentos necessários que liberaram a mercadoria (sem custo algum) em menos de 5 dias.

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2015-03-23T13:56:41  

      Mayara Silvestre Não. Ela começou a travar. Fiz alguns testes solicitados (trocar cartão de memoria, testar sem ele, etc) e não funcionou. Então eles solicitaram o envio para lá, trocaram e até agora usei algumas vezes, está funcionando perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2015-03-23T13:56:41  

      Olá, a minha câmera está apresentando o mesmo problema. É uma Hero 4 Black, já fiz os procedimentos do site de atualização, trocar SD e ligar sem SD e ela apresenta o mesmo problema. Quando eles solicitam o envio tenho que enviar a caixa com todos acessórios ou só a câmera vazia?? E o que eles retornam, a câmera consertada, uma nova sem embalagem ou uma nova na embalagem original? com relação ao produto na descrição da nota para a alfândega era o mesmo produto que tu enviou ou era padrão dizendo que era uma silver?? Abraço, :)

  • Silvio Zimermann
    2015-09-26T00:10:45

    Galera minha gopro está travando clica em é não faz nada. Gostaria que alguém me informace onde posso arrumar ela sendo que ainda está na garantia. Muito obrigado

  • Tiago Sampaio
    2015-09-02T17:06:45

    Comprei minha GoPro na gringa.. Tive problemas assim que cheguei ao Brasil, mas consegui consertar numa assistencia gopro chamada Note Games Rio. Ficou caro não e nunca mais deu problemas.. gostei ;)

  • Braulio Jr
    2015-03-23T19:59:38  

    Comprei uma Hero4 silver semana passada e depois de algumas horas mexendo no brinquedinho novo, ela travou geral! Liga para a assistência técnica e eles dizem que a culpa é do seu cartão microSD que não presta (o meu é o Sandisk 64GB Extreme). Daí a desculpa foi que o firmware não estava atualizado (já tinha instalado a nova versao 2.0 umas 5 vezes). Daí o telefonista me disse que TALVEZ (T-A-L-V-E-Z !!!) minha câmera poderia ter vindo com um defeito de fábrica (pausa para o kkkkk) e que eu deveria enviá-la para os EUA. Comprar um produto AQUI e ter que enviar para os EUAp/ reparo é surreal!

    recentes

    populares

    • Braulio Jr
      2015-03-23T19:59:38  

      Braulio, o micro SD que você tinha era um classe 10?

    recentes

    populares

    • Braulio Jr
      2015-03-23T19:59:38  

      Extreme eh o melhor sem mais

  • Augusto Schlindwein
    2015-05-18T19:40:51  

    quer estragar sua camera? conecte ela em um laptop/notebook e faca a besteira de tentar liga-la. tenho um hero e uma hero3 pifadas.

    recentes

    populares

    • Augusto Schlindwein
      2015-05-18T19:40:51  

      Serio?

  • Joceli Mayer
    2015-05-25T22:22:08

    Olá ! alguém pode informar qual é o número ou contato via email da assistência go pro, estou com o mesmo problema na silver 4, obrigado.

  • Renata Borges
    2015-03-23T13:32:22  

    Tive problemas com a minha Hero3Black, ela não ligava, eu entrei em contato com a assistência da Gopro, eles me passaram todas as informações por email de como proceder para acionar a garantia, tive que enviar pro Eua, gastei apenas 70 reais com o envios, eles trocaram a câmera pra mim e ainda enviaram uma bateria nova, não fui taxada a Fedex entrou em contato e tive que informar a receita Federal que se tratava de um produto em assistência e não a compra de um produto novo, recebi a troca em 40 dias.

    recentes

    populares

    • Renata Borges
      2015-03-23T13:32:22  

      renata S.O.s , EU estou passando raiva com isso, mas de 2 semanas a camera retida pela ALFANDEGA,me solicitaram um documento,entrei em contato com a gopro,ate ae tudo bem, mas quando eles me mandaram o documento, me mandaram com a descrição que era uma GOPRO SILVER,sendo que a que eu enviei era HERO3+BLACK EDITION, ae estou da duvida

  • Mayara Silvestre
    2015-03-25T11:32:44  

    Tive problema com a minha Hero4 Silver com 2 meses de uso, ela travava e não voltava. Fiz todos os procedimentos de restaurar, atualizar, etc. mas nada resolveu. Entrei em contato com o Suporte do Brasil e o atendimento foi ótimo. Como o Mauricio disse, também enviei a minha para os EUA com o frete no valor de R$60,00 e me enviaram umas 2 semanas depois. Sendo que, também foi parada na alfandega, o atendente da GoPro me enviou um documento que encaminhei para a fedex e uma semana depois recebi a câmera nova.

    recentes

    populares

    • Mayara Silvestre
      2015-03-25T11:32:44  

      MAYRA VC REPAROU SE NOS ANEXOS desses documentos tinha a descricao correta da mesma ? pq a minha mandei uma black edition e solicitei esse documento para liberacao pelo fedex, e a camera era uma gopro silver ediition

  • Thiago Dornelas
    2015-05-08T14:01:10

    Acabei de enviar para os EUA minha GoPro Hero4 Black comprada em Dubai. Nem 1 mês usando e ela morreu, sem mais nem menos, não acende led nenhum, não liga. E estava funcionando normalmente. A última vez que a liguei foi pra ver os vídeos dela na TV e guardei a danada. 1 semana depois fui ligar na TV de novo e estava morta. Agora vamos aguardar o retorno para voltar aqui e contar se deu tudo certo. Mas estas mortes súbitas estão ficando recorrentes hein.

  • Diego Almeida
    2015-03-24T19:07:19

    só gente tonta compra um bagulho desse

  • Raphael Teatini
    2015-04-04T08:34:30  

    Enviei minha camera para a garantia nos EUA. Gastei cerca de 100,00, pois resolvi fazer o seguro da camera. Em um mês, a camera estava novamente em minha casa, e nova. Foi parada na alfandega, porém enviei os documentos constando que estava voltando da garantia e foi liberada rapidamente.

    recentes

    populares

    • Raphael Teatini
      2015-04-04T08:34:30  

      oi Raphael ,você poderia me passar o endereço que mandou a sua gopro?

  • Mayara Silvestre
    2015-03-25T11:36:36  

    A questão agora é a seguinte: Por que essas câmeras apresentam defeitos sem nenhum tipo de mau uso. Cheguei a ligar tbm para uma assistência em SP, que me informou que 90% de certeza que a câmera tinha travado por conta de carregar a mesma direto na tomada, sendo que, o correto é usar um carregador externo, pois segundo o técnico dessa assistência a tomada ou voltagem (não sei) do Brasil não era a mesma dos EUA. Me disse que estava com umas 6 la p arrumar com o mesmo problema, e que o valor desse serviço ficaria entre 350 a 500 reais.

    recentes

    populares

    • Mayara Silvestre
      2015-03-25T11:36:36  

      Eu já vi uma que teve problema ao deixar muito tempo carregando (no computador mesmo). A bateria superaqueceu ao deixar a camera conectada o dia todo. Ela chegou a perder a bateria, mas a câmera não sofreu avaria.

  • Mayara Silvestre
    2015-03-25T11:36:40

    Bom, gostaria de saber se essa informação procede, se realmente carregar a câmera direto na tomada é considerado mau uso,

  • Carlos Maciel
    2015-03-23T13:41:58  

    Comprei a minha Silver 4 em novembro, na Alemanha. Poucos dias depois a câmera estava inoperante. Entre idas e vindas e dezenas de emails trocados com a assistência técnica, tive que enviar a câmera para os EUA. Depois houve vários problemas com a Receita Federal, com a FedEx, etc. O resumo é que só recebi minha câmera no final de fevereiro! Ou seja, foram 3 meses entre a compra e a vinda de um novo equipamento em substituição. Se você comprar uma GoPro, reze para que nunca precise recorrer ao suporte deles.

    recentes

    populares

    • Carlos Maciel
      2015-03-23T13:41:58  

      Cara, eu tive o mesmo problema, mas tive um ótimo atendimento por parte do suporte da Go Pro. Enviei dia 5 de janeiro e dia 20 já estava no Brasil a camera nova. Até chegar em mim foi mais uns 5 ou 6 dias mas a nova camera não tem mais o defeito.

  • Antenor Tunga
    2015-03-23T13:33:20  

    Só para informar, esse problema listado na matéria decorre de preguiça ou falta de conhecimento por parte do usuário. Tive problema e entrei em contato com a GO PRO. Tive que enviar a camera para os EUA em Janeiro desse ano, uma Silver 4, mas quando retornou quem arcou com os custos foi a própria GO PRO... A Receita Federal taxou em mais de 900 reais somando ICMS e II, mas não paguei... O único gasto que tive foi com o frete, de cerca de 70,00 para enviar a câmera para a Califormia

    recentes

    populares

    • Antenor Tunga
      2015-03-23T13:33:20  

      Caro Antenor, tive o mesmo problema das pessoas citadas na matéria e fiz o procedimento de envio para os EUA. Há 2 meses aguardo o retorno da minha câmera. Não se trata de preguiça, mas sim de indignação de comprar um produto caro, gastar 60 reais de frete para os EUA e aguardar mais de 2 meses para utilizar um equipamento que eu já paguei.

    recentes

    populares

    • Antenor Tunga
      2015-03-23T13:33:20  

      Complicado então o seu caso Felipe. A minha retornou em menos de 30 dias. Você está em contato com a GoPro? Eles sempre respondem o email com rapidez informando a quantas anda o processo de substituição.

  • jorge passos
    2015-03-23T17:28:23

    No brasil tudo é 10X mais caro. O PT tem que arrecadar impostos para continuar mantendo as mordomias do partido.

  • Silvia Matos
    2015-03-23T17:12:38

    Prejuízo???? Nunca foi. Olha aí a desinformação prestada.

  • David Coelho
    2015-03-23T11:38:09

    Página no Facebook Gopro Hero Vendas tem um excelente atendimento, recomendo à todos e envia para todo o Brasil. Garantia de 3 meses + 1 ano da fabricante. Muito bom, não me arrependi.