01/03/2015 18h04 - Atualizado em 02/03/2015 09h54

Samsung Pay: conheça a tecnologia de pagamento que integra o Galaxy S6

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

A Samsung apresentou oficialmente os smartphones Galaxy S6 e S6 Edge, neste domingo (1), em Barcelona, na Espanha, durante o MWC 2015. Com os aparelhos, virá um novo sistema de pagamentos: o Samsung Pay, que pode facilitar a vida do consumidor que, em um determinado dia, esquecer a carteira em casa. Entenda como este sistema funcionará.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

Samsung Pay foi demonstrado no mesmo evento onde o mundo conheceu o Galaxy S6 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Samsung Pay foi demonstrado no mesmo evento onde o mundo conheceu o Galaxy S6. (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A comparação com o Apple Pay é inevitável. Enquanto o sistema de pagamentos da empresa da maçã só funcionará com máquinas que possuam o padrão de conectividade NFC, o Samsung Pay poderá ser usado em qualquer terminal de cartão de crédito. Encontrado facilmente no comércio, é preciso apenas do leitor de tarja magnética para usá-lo.

Isso só é possível graças à tecnologia LoopPay, adquirida pela Samsung no final de fevereiro. Dessa forma, os novos aparelhos da companhia virão com uma pequena bobina de metal, implantada internamente, que criará uma corrente magnética reconhecida pelo famoso leitor de cartão de crédito. Já o padrão NFC necessita de um leitor específico e, segundo a Samsung, somente 10% do comércio dos Estados Unidos possuem esse tipo de máquina.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo.

Os novos Samsung Galaxy S6 e S6 Edge já terão o novo mecanismo integrado no dia do lançamento. Apesar disso, o sistema de pagamento só estará funcionando nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano, sem previsão de chegada para o Brasil. O processo para que as duas máquinas se comuniquem deve enfrentar dificuldades, mas a Mastercard afirmou que sabe como fazer isso funcionar.

Em relação à segurança, a Samsung garantiu que os dados do cartão do crédito do cliente não ficarão armazenado no aparelho. Na verdade, o sistema criará um token que fará a comunicação necessária para a realização de uma compra, garantindo assim que as informações bancárias do usuário não sejam rastreadas.

Como usar o Samsung Pay?

Para o consumidor final, o processo será tão simples quanto o Apple Pay - pelo menos, é o que a Samsung promete. Segundo a companhia coreana, basta o usuário cadastrar um cartão de crédito válido. Na hora do pagamento, o usuário precisa abrir o  app, passar o dedo pelo leitor biométrico do aparelho para autenticar e, por fim, aproximar o smartphone do leitor, seja ele NFC ou magnético.

Via Business Insider e Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares