Sistemas Operacionais

23/03/2015 10h39 - Atualizado em 23/03/2015 10h39

Novo sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google está incrementando o Android com um novo recurso de bloqueio que ajuda a manter a segurança do seu aparelho. A função on-body detection (detecção no corpo, em português) utiliza o sensor de acelerômetro para reconhecer se o celular está perto do dono, como dentro do bolso ou nas mãos. E quando não está, o recurso bloqueia o smartphone de forma automática até que o usuário insira a senha novamente.

Android 5.1 Lollipop é oficial: Google anuncia atualização do sistema

Função usa acelerômetro para perceber se Android está perto do dono ou não (Foto: Reprodução/Android Police)Função usa acelerômetro para perceber se Android está perto do dono ou não (Foto: Reprodução/Android Police)

A funcionalidade foi percebida no sistema Android 5.0.1 (Lollipop), rodando em um Nexus 4, conforme o site Android Police e divulgada na última sexta-feira (20). Um dos destaques desse novo recurso é que caso o usuário esqueça o telefone em cima da mesa, por exemplo, ele é bloqueado para garantir a segurança dos dados. Com essa mesma praticidade, o usuário não precisa se preocupar em digitar sua senha de acesso toda vez que for usar o smart, depois que desbloquear o aparelho, caso ele esteja perto de seu corpo.

O recurso não está oficialmente anunciado pelo Google e pode ser prático para alguns usuários no dia a dia. Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos.

Como dar um toque pessoal no seu Android Lollipop? Confira no Fórum do TechTudo

O on-body detection aparece em funções para bloqueios inteligentes do smartphone, na mesma tela na qual o usuário marca os lugares de confiança, por exemplo.A tela de apresentação do recuso, no celular, explica: “Apenas destrave uma vez seu dispositivo e ele permanecerá desbloqueado pelo tempo que você estiver segurando ou carregando com você.  Todas as vezes que você deixar seu aparelho, ele travará porque não está mais com você”. Para aceitar, é necessário tocar na chave, no topo direito da tela, e modificar para a posição “On” (ligado).

Pelo jeito o Google pode liberar o recurso de detecção para alguns usuários, em um prazo de testes para ver como será aproveitado. Para garantir que seu aparelho receba a funcionalidade, quando for liberada de vez, vale ficar de olho nas atualizações do sistema Android e do Google Play Services, e provavelmente estará disponível a partir da versão 5.0 (Lollipop). Resta aguardar para que a função apareça nas configurações do seu Android.

Via Android Police

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Barbosa
    2015-03-23T17:06:06  

    Essa é mais uma das inúmeras matérias com chamadas sensacionalistas, para chamar nossa atenção e quando lemos é outra coisa completamente diferente! A função apenas identifica se o celular está em movimento ou não, se não estiver, o aparelho é bloqueado mas vamos supor que ao caminhar pela rua eu seja assaltado e me levem o celular, o bandido sairá correndo e o celular não será bloqueado mas não está sob poder do dono! Traz mais praticidade, pois não vou precisar inserir senha toda vez que precisar o celular, mas em compensação não traz segurança alguma, acredito que seja o contrário!

    recentes

    populares

    • Frederico Barbosa
      2015-03-23T17:06:06  

      Frederico Barbosa É que pra meio entendedor, meia palavra basta. Vi que não é o seu caso.

    recentes

    populares

    • Frederico Barbosa
      2015-03-23T17:06:06  

      Leandro Mathes, a desculpa mais esfarrapada que já vi kkkkkkkk. O comedor de sílabas falando do trocador de letras. Que azar, tentar corrigir um erro com o outro, parabéns pela coragem!

  • Renato
    2015-03-23T15:40:46  

    Esse recurso foi pensado mais na comodidade do que na segurança. O problema é que não funciona como promete. Fiz um teste aqui e ele realmente permanece desbloqueado. Porém, ao deixar parado (sobre a mesa), quando peguei novamente ele não pediu o PIN de desbloqueio, como deveria. Outro recurso que não funciona muito bem é o desbloqueio em lugares seguros. Determinei minha casa como local seguro, mas quando estava longe, consegui acesso sem o PIN. O motivo é que existe um tempo de atualização de local via GPS, e quando peguei ele ainda não tinha atualizado o local.

    recentes

    populares

    • Renato
      2015-03-23T15:40:46  

      Alertar tb para o consumo da bateria, ele vai ficar "frenético" no acesso gps...

    recentes

    populares

    • Renato
      2015-03-23T15:40:46  

      Renato Pois e.E q realmente me deu curiosidade de saber se as 2 funcoes nao seriam incompativeis.Nao sabia se tinha usado ao mesmo tempo ou nao,mas pensando bem,acho q nao daria.Ai me pergunto,como podem lancar funcoes q sao imcompativeis?

  • Leonan Leonardo
    2015-03-23T17:20:01  

    Não sou fã boy, mas a Apple já lançou isso faz tempo. :D

    recentes

    populares

    • Leonan Leonardo
      2015-03-23T17:20:01  

      Papo furado. Só o Leonan conhece esse app.... :-(

    recentes

    populares

    • Leonan Leonardo
      2015-03-23T17:20:01  

      José Eduardo Talvez a fala dele em 12:21 já diz muito. Aplicativo pra quem tem MacBook, iMac......

  • Joe Ramone
    2015-03-23T18:50:59  

    Grande coisa! Quando inventarem um sistema que detecta a face da minha namorada ou amante e assim o celular bloqueia na hora me chamem para conversa! Abs, fui!!!

    recentes

    populares

    • Joe Ramone
      2015-03-23T18:50:59  

      de vez em quando eu imagino um sensor que te avisa quando existe mais alguém olhando pra tela do aparelho

    recentes

    populares

    • Joe Ramone
      2015-03-23T18:50:59  

      andre como assim? Bloquear somente pra namorado ou para o amante? Não tem sentido algum, bloqueia pra todo mundo e só libera pro dono. Cada uma...

  • Jorge Cavalcante
    2015-03-24T10:09:52

    "Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos." Qual a vantagem disto?

  • Giovane César
    2015-03-23T19:33:33  

    CADE PRO MEU ZENFONE 5 ? ESSE TAL DE ANDROID 5.1 QUE SÓ VEJO NO YOUTUBE, TA DE SACANAGEM NÉE ASUS

    recentes

    populares

    • Giovane César
      2015-03-23T19:33:33  

      Ih cara, não é só vc não. A Motorola prometeu pro Moto X primeira geração e até agora nada também. Quando sair o Android 8.0 deve chegar o 5.0 pra gente.

  • Yoshida Takahashi
    2015-03-23T15:29:09  

    Não acredito que li isso! tava tão empolgado para saber como o celular reconhece o dono e ai que leio é isso?!

    recentes

    populares

    • Yoshida Takahashi
      2015-03-23T15:29:09  

      IDIOTA!

  • jorge passos
    2015-03-23T17:10:40

    ONDE ESTÁ O ANDROID 5 PARA O MOTO X PRIMEIRA GERAÇÃO??????? VÃO CONTINUAR ENROLANDO!!!!!!

  • Daniel Falcão
    2015-03-23T16:50:52

    No Lg g2, tem o mod de um root que tem como colocar senha na bios. dificulta, mas não bloqueia pq com o proprio software da LG da pra voltar a rom original..

  • Yuri Landeiro
    2015-03-23T16:12:08  

    Vamos ver quando chega pelo menos p/ s4 a expectativa era no fim do ano passado.

    recentes

    populares

    • Yuri Landeiro
      2015-03-23T16:12:08  

      Ja chegou pro s4 o 5.1.

  • Pedro Henrique
    2015-03-23T14:38:39  

    ..."Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos"... Ou há algum erro na notícia, ou este recurso é uma das maiores burrices já inventadas pela Google. Se qualquer um pegar e o celular for desbloqueado, qual a funcionalidade disso?

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2015-03-23T14:38:39  

      Marlon, é como eu disse, isso não é um item de segurança extrema, e sim uma prevenção para que outras pessoas não bisbilhotem seu celular com tanta facilidade... acredito que o Google não inventou essa tecnologia pra evitar os assaltos, até porque na grande maioria dos casos de roubo, o ladrão não está interessado nas mensagens, fotos ou conteúdo que a vítima tem no celular, e sim, no próprio aparelho, pois ladrão quer dinheiro. O aparelho em si é o objeto alvo do ladrão, não o conteúdo do celular.

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2015-03-23T14:38:39  

      Marlon, qual a diferenca se voce tiver essa funcionalidade ou nao e o ladrao pegar da sua mao? Isso eh soh uma nova funcionalidade, voce usa se quiser. Voce poderah continuar bloqueando. Voce ta tentando complicar o que nao precisa ser complicado.

  • Luciano Martins
    2015-03-23T15:12:14  

    Na boa, esse é o recurso menos útil da história ... aí você é roubado e o ladrão fica com seu celular totalmente desbloqueado ...prêmio "inteligência do século" para quem desenvolveu esse recurso

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2015-03-23T15:12:14  

      Luciano, acho que você também não leu toda a matéria: "E quando não está, o recurso bloqueia o smartphone de forma automática até que o usuário INSIRA A SENHA NOVAMENTE."

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2015-03-23T15:12:14  

      Richard, acho q cometeu um engano meu amigo vou reescrever: "Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo" Logo, se for um ladrão tbm não o diferenciará. abraços!

  • Marlon Vergílio
    2015-03-23T14:32:10  

    Não acho útil, se um ladrão meu roubar, o telefone vai ficar desbloqueado para ele enquanto ele tiver com o aparelho nas mãos, suficiente para pegar meus dados

    recentes

    populares

    • Marlon Vergílio
      2015-03-23T14:32:10  

      Sério que vc sabe ler?

    recentes

    populares

    • Marlon Vergílio
      2015-03-23T14:32:10  

      Karlos Gois, eu sei vc que talvez não saiba ou tenha preguiça, a matéria diz: "Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos." captou essa parte? Ou quer que eu desenhe?

  • Deyvid Camilo
    2015-03-23T15:06:10

    a função pode ser ativada se vc já tiver um pin cadastrado, ele vai ficar em segurança, a ultima opção.

  • Torcedor
    2015-03-23T14:53:55

    E eu que entrei aqui pra entender como o celular reconhece o dono. kkkk Perdi meu tempo.