Internet

27/03/2015 17h30 - Atualizado em 19/06/2015 16h50

Oculus Rift focará em melhorias na forma de comunicar; diz Facebook

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Oculus Rift está entre os planos do Facebook para o futuro da tecnologia. A informação surgiu durante a apresentação durante a conferência para desenvolvedores F8. Nela, Michael Abrash, líder de desenvolvimento do óculos de realidade virtual, explicou como o cérebro humano interpreta a realidade. Ele ainda acrescentou que a meta da equipe é desenvolver sistemas que sejam capazes de imitar esses processos, levando o cérebro a confundir o que é real e o que é imaginação. 

Testamos o Beenoculus: óculos brasileiros são uma boa opção em conta

Para o Facebook, futuro da realidade virtual é atingir a simulação perfeita (Foto: Reprodução)Para o Facebook, futuro da realidade virtual é atingir a simulação perfeita (Foto: Reprodução/Facebook)

Michael começou sua participação na F8 citando um diálogo do filme Matrix que levanta a questão sobre qual é a definição de realidade. Sem revelar grandes novidades sobre o Oculus Rift em si, o cientista usou a ideia de “a realidade pode ser traduzida em impulsos elétricos captados pelo seu cérebro” para mostrar como nossa percepção da realidade pode ser sintetizada via computadores.

Do ponto de vista do Facebook, a realidade virtual será predominante em novas formas de interação e comunicação entre a humanidade. É por isso que, conforme a tecnologia é desenvolvida internamente, a equipe se encontra constantemente buscando compreender o que é a realidade, como nós a percebemos e quais são as formas pelas quais a tecnologia pode emular o real e “enganar” os nossos sentidos.

Seguindo na alusão a trilogia Matrix, Michael lembra da cena em que o personagem de Keanu Reeves pode escolher entre uma vida na ilusão e uma vida na realidade. Segundo Michael, nós não teremos escolha: a ilusão será tão perfeita que não poderemos distingui-la da realidade.

Facebook pesquisa as formas pelas quais percebemos o mundo a nossa volta para criar a tecnologia que fará do virtual algo tão crível quanto a realidade (Foto: Reprodução)Facebook pesquisa as formas pelas quais percebemos o mundo a nossa volta para criar a tecnologia que fará do virtual algo tão crível quanto a realidade (Foto: Reprodução/Facebook)

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Opine no Fórum do TechTudo.

Em outro momento da F8, Mike Shroepfer, vice-presidente de engenharia, realizou uma demonstração do estágio atual do Oculus com o game Eve: Valkyrie e deu a entender que o Oculus será lançado neste ano ao dizer “você será capaz de fazer isso em realidade virutal ainda neste ano em algo produzido pela Oculus”. Pouco depois, o Facebook declarou que Mike, na verdade, quis dizer que as tecnologias necessárias para reproduzir a demonstração, CPU, GPU e software, já estarão disponíveis esse ano.

Via Facebook Newsroom, The Verge, Valuewalk e Venture Beat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares